Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5269
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Luciano Edison da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4941396946231360por
dc.contributor.advisor1Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.contributor.referee1Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.contributor.referee2Zanardini, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5660324798334927por
dc.contributor.referee3Lima Filho, Domingos Leite-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1113538527015820por
dc.date.accessioned2021-03-29T12:22:03Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationSILVA, Luciano Edison da. Educação e força de trabalho em uma economia primário-exportadora: o panorama das ocupações para os egressos do ensino médio da microrregião de Capanema-Pr. 2020. 230 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5269-
dc.description.resumoPeríodo importante para a juventude, em que o mercado de trabalho entra em sua alça de mira, a última etapa da educação básica tem se transformado no grande gargalo, comprometendo a inserção decente no mercado de trabalho. Essa passagem tem sido frustrada pelos altos índices de desemprego e precarização, que nem mesmo a escolaridade mais elevada tem conseguido reverter. Ancorando-se em dados coletados nos sítios como OIT, IBGE, IPEA, IPARDES, MEC, MTE, DIEESE e analisados a partir de amplo arcabouço teórico sobre o tema, os resultados mostram que o processo econômico de desindustrialização e reprimarização da economia, bem como sua histórica orientação à produção de baixa atividade tecnológica, tem exercido pouca pressão sobre a educação. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa é apresentar o panorama dos postos de trabalho para os egressos do Ensino Médio, a partir da análise das ocupações e educação disponível no período de 2007 e 2017, na Microrregião de Capanema-PR. O cenário não é nada animador, pois não só tem ocorrido redução da admissão de jovens e de premiação salarial, mas também de ocupações de alta complexidade. Localizada no sudoeste paranaense, essa região tem reproduzido movimento similar, que não foge à conjuntura nacional. A educação, mesmo ampliando a oferta em diversas modalidades de ensino (principalmente profissionalizante), regrediu em indicadores de forma alarmante, em sintonia com a estrutura econômica que, ao mesmo tempo, registra o aumento da oferta de empregos, mas para ocupações de baixa complexidade.por
dc.description.abstractAn important period for youth, when the labor market is on their radar screen, the last stage of basic education has become the big bottleneck, compromising a decent insertion in the labor market. This passage has been frustrated by high rates of unemployment and precariousness, which not even the highest schooling has been able to reverse. Anchored in data collected from websites such as ILO, IBGE, IPEA, IPARDES, MEC, MTE, DIEESE and analyzed from a broad theoretical framework on the subject, the results show that the economic process of deindustrialization and reprimarization of the economy, as well as its historical orientation toward low technological activity, has put little pressure on education. In this sense, the main objective of this research is to present an overview of jobs for high school graduates, based on the analysis of occupations and education available from 2007 to 2017 in the Microregion of Capanema, State of Paraná. The scenario is not at all encouraging, since not only has there been a reduction in admissions of young people and in wage premium, but also in highly complex occupations. Located in the southwest of Paraná, this region has reproduced a similar movement, which does not escape the national conjuncture. Education, even expanding the offer in several types of education (mainly professionalizing), has regressed in indicators in an alarming way, in tune with the economic structure that, at the same time, registers the increase of job offer, but for occupations of low complexity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-03-29T12:22:03Z No. of bitstreams: 2 Luciano-Silva2020.pdf: 2670480 bytes, checksum: 0e249c069599f116041fff86e9aed7ec (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-29T12:22:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Luciano-Silva2020.pdf: 2670480 bytes, checksum: 0e249c069599f116041fff86e9aed7ec (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-12-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectYoutheng
dc.subjectLabor Marketeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.titleEducação e força de trabalho em uma economia primário-exportadora: o panorama das ocupações para os egressos do ensino médio da microrregião de Capanema-Prpor
dc.title.alternativeEducation and workforce in a primary export economy: the overview of occupations for secondary school from the microregion of Capanema-Preng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciano-Silva2020.pdf2.61 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons