Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5230
Tipo do documento: Tese
Title: O ensino de ortografia nos anos finais de ensino fundamental e ensino médio
Other Titles: Teaching spelling in the final years of elementary and high school
Autor: Teis-Adamante, Denize Terezinha 
Primeiro orientador: Busse, Sanimar
Primeiro membro da banca: Busse, Sanimar
Segundo membro da banca: Silva, Tabita Fernandes da
Terceiro membro da banca: Horst, Cristiane
Quarto membro da banca: Corbari, Clarice Cristina
Quinto membro da banca: Corbari, Alcione Tereza
Resumo: Esta tese trata do ensino da ortografia como parte do processo mais amplo de domínio da linguagem escrita e possui a função de estabilizar a forma gráfica das palavras, para permitir a leitura e uniformizar a variação linguística nas formas de escrita. Objetiva-se refletir sobre o ensino das regularidades do sistema ortográfico nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM). Nesta pesquisa, buscase responder às perguntas: i) Quais são as dificuldades ortográficas mais recorrentes em produções escritas de alunos de anos finais de EF e de EM, no contexto desta pesquisa? ii) O que os erros ortográficos indicam sobre as hipóteses que os alunos testam a respeito de como se grafam as palavras? iii) Como trabalhar com a ortografia a partir de atividades que orientem os alunos a refletir sobre a relação fonema e grafema, considerando a arbitrariedade do sistema de escrita do português? A partir da geração de dados, os erros ortográficos identificados em textos de alunos de 6º e 9º anos de Ensino Fundamental e de 3ª série de Ensino Médio foram classificados quanto à sua natureza e frequência nos grupos: 1. erros decorrentes das assimetrias encontradas entre fonemas e grafemas e 2. erros com motivação marcadamente fonológica e/ou fonética (MIRANDA, 2017). Com base nessa classificação, as possíveis hipóteses dos alunos ao realizarem estes erros foram analisadas e relacionadas aos conteúdos ortográficos que devem ser ensinados para a superação de suas dificuldades ortográficas. Por fim, é proposto um conjunto de atividades para o ensino de regras ortográficas regulares da representação de /s/ e /z/, considerando que seu uso inadequado foi o tipo mais frequente dentre os encontrados na amostra analisada. As reflexões realizadas têm como base teórica os estudos sobre: (i) as funções da ortografia (MASSINI-CAGLIARI; CAGLIARI, 2001; CAGLIARI, 2015); (ii) as relações entre os sistemas de escrita e a fonologia do Português (BISOL, 2001; FARACO, 2012; SEARA; NUNES; LAZZAROTTO-VOLCÃO, 2015; ROBERTO, 2016; MIRANDA, 2020); (iii) as representações gráficas dos processos fonológicos (BORTONI-RICARDO, 2004; BORTONI-RICARDO; OLIVEIRA, 2013; FARACO, 2012; BUSSE, 2015; ROBERTO, 2016); (iv) a relação entre ortografia e prosódia (BISOL, 2001, 2004; TENANI, 2011a, 2011b, 2016, 2017); e (v) o ensino de regras ortográficas (MORAIS, 1998, 2007; NÓBREGA, 2013; FARACO, 2012). Esta pesquisa inscreve-se na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996; OLIVEIRA, 2009; RODRIGUES; CERUTTI-RIZATTI, 2011) e se define como qualitativa-interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008; FLICK, 2009). O diagnóstico de erros ortográficos possibilita que o professor observe os conhecimentos que estão em fase de construção e acompanhe os avanços e as dificuldades dos estudantes no domínio da norma ortográfica. Os erros mais frequentes, dentre todas as categorias, foram os de representação da fricativa alveolar surda /s/. As atividades propostas para o ensino de ortografia visam promover o desenvolvimento da consciência fonológica e morfológica dos aprendizes a partir de atividades sequenciais que permitem, de maneira indutiva, refletir e construir conhecimentos sobre a norma ortográfica.
Abstract: This thesis deals with the teaching of spelling as part of a broader process of mastering the written language and it has the function of stabilizing the graphic form of words, to allow reading and standardize linguistic variation in the forms of writing. The objective is to reflect on the teaching of the regularities of the orthographic system in the final years of Elementary School (ES) and High School (HS). In this research, we seek to answer the following questions: i) What are the most recurrent spelling difficulties in written productions of students from final years of PE and MS, in the context of this research? ii) What do spelling errors indicate about the hypotheses that students test about how to spell words? iii) How to work with spelling from activities that guide students to reflect on the phoneme and grapheme relationship, considering the arbitrariness of the Portuguese writing system? From the generation of data, the spelling errors identified in texts of students from the 6th and 9th years of Elementary School and of the 3rd series of High School were classified according to their nature and frequency in the groups: 1. errors resulting from the asymmetries found between phonemes and graphemes and 2. errors with markedly phonological and / or phonetic motivation (MIRANDA, 2017). Based on this classification, the students' possible hypotheses when making these errors were analyzed and related to the orthographic contents that must be taught to overcome their orthographic difficulties. Finally, a set of activities is proposed for the teaching of regular orthographic rules for the representation of / s / and / z /, considering that its inappropriate use was the most frequent type among those found in the analyzed sample.The reflections carried out are based on studies on: (i) the functions of spelling (MASSINI-CAGLIARI; CAGLIARI, 2001; CAGLIARI, 2015); (ii) the relationships between the writing systems and the phonology of Portuguese (BISOL, 2001; FARACO, 2012; SEARA; NUNES; LAZZAROTTO-VOLCÃO, 2015; ROBERTO, 2016; MIRANDA, 2020); (iii) the graphic representations of phonological processes (BORTONI-RICARDO, 2004; BORTONIRICARDO; OLIVEIRA, 2013; FARACO, 2012; BUSSE, 2015; ROBERTO, 2016); (iv) the relationship between spelling and prosody (BISOL, 2001, 2004; TENANI, 2011a, 2011b, 2016, 2017); and (v) the teaching of orthographic rules (MORAIS, 1998, 2007; NÓBREGA, 2013; FARACO, 2012). This research is part of the area of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 1996; OLIVEIRA, 2009; RODRIGUES; CERUTTIRIZATTI, 2011) and is defined as qualitative-interpretive (BORTONI-RICARDO, 2008; FLICK, 2009). The diagnosis of spelling errors allows the teacher to observe the knowledge that is in the construction phase and monitor the progress and difficulties of the students in the domain of the orthographic standard. The most frequent errors, among all categories, were the representation of the deaf alveolar fricative / s /. The activities proposed for teaching spelling aim to promote the development of phonological and morphological awareness of learners based on sequential activities that allow, in an inductive way, to reflect and build knowledge about the orthographic norm.
Keywords: Ortografia
Ensino
Educação Básica
Spelling
Teaching
Basic education
CNPq areas: Linguagem e sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: TEIS-ADAMANTE, Denize Terezinha. O ensino de ortografia nos anos finais de ensino fundamental e ensino médio. 2020. 205 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5230
Issue Date: 15-Dec-2020
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denize Terezinha Teis-Adamante.pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons