Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5212
Tipo do documento: Tese
Title: Matéi Vișniec: cosmologias, ritos, espetáculos e performances
Other Titles: Matéi Vișniec: cosmologies, rites, spectacles and performances
Autor: Galante, Camylla 
Primeiro orientador: Silva, Acir Dias da
Primeiro coorientador: Diniz, Alai Garcia
Primeiro membro da banca: Silva, Acir Dias da
Segundo membro da banca: Sirino, Salete Paulina Machado
Terceiro membro da banca: Alves, Lourdes Kaminski
Quarto membro da banca: Diniz, Alai Garcia
Quinto membro da banca: Pascolati, Sonia Aparecida Vido
Resumo: A produção dramatúrgica do contemporâneo Matéi Vișniec (1956 - ) é composta por peças que transitam por diferentes temas: guerras, conflitos étnicos, o papel do teatro no mundo, as migrações, a vida do ser humano em sociedade. Em cada uma das peças, Vișniec propõe reflexões sobre aspectos diversos da humanidade, utilizando-se da estética do absurdo e das características intrínsecas das produções teatrais hodiernas para a sua composição, que, por sua vez, são multíplices e fragmentadas assim como o homem contemporâneo. Considerando os aspectos da obra deste dramaturgo, o presente trabalho tem como objetivo analisar seus textos dramatúrgicos sob diferentes perspectivas: enquanto produção dramatúrgica contemporânea, enquanto objeto de análise antropológica, enquanto alegoria do mundo real e enquanto espetáculo teatral, a fim de construir uma cosmologia do autor. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, parte da análise comparativa intratextual – entre as peças do próprio autor – e intertextual, por compreender também o estudo de espetáculos que têm como base a dramaturgia visniequiana. Para tal análise, partirse-á das obras A mulher como campo de batalha (1997/2012), Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres (2009/2012), A palavra progresso na boca de minha mãe soava terrivelmente falsa (2005/2012), Migraaaantes ou Tem gente demais nessa merda de barco ou O salão das Cercas e Muros (2017), Teatro decomposto ou o homem-lixo (1994/2012), Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias (2003/2013), Um trabalhinho para velhos palhaços (1993/2012) e Cartas de amor a uma princesa chinesa e outras peças curtas (2012/2016). Dentre os espetáculos, lista-se O corpo da mulher como campo de batalha, dirigido por Fernando Philbert e com Ester Jablonski e Fernanda Nobre no elenco; Adeus, palhaços mortos, uma leitura do texto Um trabalhinho para velhos palhaços, montada pela companhia Academia de Palhaços, sob a direção de José Roberto Jardim; A palavra progresso na boca de minha mãe soava terrivelmente falsa, montada pela Temporall Cia. Cênica e dirigida por Reginaldo Nascimento; Espelhos para cegos, em duas versões, dirigidas por Márcio Meirelles do Teatro Vila Velha. Os autores que darão embasamento teórico à presente pesquisa se dividem em três aspectos: a respeito do teatro contemporâneo, parte-se das proposições de JeanPierre Ryngaert (2013) e Jean-Pierre Sarrazac (2012); nas análises antropológicas do teatro, Stanley Tambiah (2018, 1997), Victor Turner (2015, 2008, 2005, 2013) e Richard Schechner (2011, 2006, 2012, 2013); quanto à construção das imagens, conta-se com as proposições de Octávio Paz (1982).
Abstract: Contemporary Matéi Vișniec‘s (1956 – ) dramaturgical production is composed by plays that transit through different themes: wars, ethnic conflicts, the role of the theater in the world, migrations, life of man in society. In each of his plays, Vișniec proposes reflections on several aspects of humanity, using the aesthetic of the absurd and of intrinsic characteristics of the hodiern theatrical productions for his composition, which, in their turn, are multiple and fragmented just like the contemporary man. Considering the aspects of this playwright‘s works, this thesis focus on analyzing his dramaturgical texts under different perspectives: as contemporary dramaturgical production, as object of anthropological analysis, as an allegory of the real world, and as a theatrical spectacle, in order to build a cosmology of the author. The research, of qualitative and biographical character, starts from the intra-textual comparative analysis – among some of the author‘s plays – and inter-textual, for also comprehending the study of spectacles based on Vișniec‘s dramaturgy. For such analysis, The body of a woman as a battlefield in the Bosnian War (1997/2012), On the sensation of elasticity when walking upon corpses (2009/2012), The word progress on my mother‘s lips doesn‘t ring true (2005/2012), Migraaants or There‘s too many people on this damn boat (2017), Decomposed theater or The human trashcan (1994/2012), Beware of old ladies cankered with loneliness (2003/2013), Old clown wanted (1993/2012), and Love letters to a Chinese princess (2012/2016) were the starting point plays. Among the spectacles, The body of a woman as a battlefield in the Bosnian War, directed by Fermando Philbert and with Ester Jablonski and Fernanda Nobre in the cast, is also listed in this thesis, as well as Goodbye, dead clowns, an interpretation of Old clown wanted, set by the Academia dos Palhaços (Academy of the clowns) company, directed by José Roberto Jardim; The word progress on my mother‘s lips doesn‘t ring true, set by the Temporall Companhia Cênica (Temporall Scenic Company) and directed by Reginaldo Nascimento; and Espelho para cegos (Mirror for blinds), in two versions, directed by Márcio Meirelles of Vila Velha Theater. The authors that support the theories on this thesis are divided in three aspects: regarding the contemporary theater, the basis is the propositions by Jean-Pierre Ryngaert (2013) and Jean-Pierre Sarrazac (2012); in the anthropological analysis of the theater, Stanley Tambiah (2018, 1997), Victor Turner (2015, 2008, 2005, 2013) and Richard Schechner (2011, 2006, 2012, 2013); as to the construction of the images, the propositions the thesis is based on are the ones by Octávio Paz (1982).
Keywords: Matéi Vișniec
Teatro contemporâneo
Antropologia
Ritual
Cosmologia
Matéi Vișniec
Contemporary Theater
Anthropology
Ritual
Cosmology
CNPq areas: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: GALANTE, Camylla. Matéi Vișniec: cosmologias, ritos, espetáculos e performances. 2020. 209 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5212
Issue Date: 6-Aug-2020
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camylla_Galante2020.pdf4.09 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons