Recent Submissions
O texto veste: subjetividade e vestimenta na construção das personagens em Tudo pode ser roubado, de Giovana Madalosso
A pesquisa investiga a relação entre moda e literatura em Tudo pode ser roubado (2018), de Giovana Madalosso. Nosso objetivo é analisar a criação das subjetividades das personagens na obra por meio de aspectos literários e signos imagéticos que envolvem seu vestuário. A problemática orientadora de nosso estudo volta-se a “De que modo a descrição da indumentária na obra Tudo pode ser roubado (Madalosso, 2018) atua na construção das personagens, considerando seus aspectos identitários...
Intermidialidade, cinema e pintura na trilogia o Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola
Sob a perspectiva dos estudos da intermidialidade, nesta pesquisa, objetivamos analisar a influência dos pintores barrocos precursores do tenebrismo na composição da fotografia fílmica de O poderoso chefão, do cineasta Francis Ford Coppola, partes I, II e III, filmadas, respectivamente, em 1972, 1974 e 1990. A ênfase desta análise pauta-se no trabalho realizado pelo diretor de fotografia destes filmes, Gordon Willis, conhecido como prince of darkness, por sua opção estética da ilumi...
O Plano Nacional de Educação e o Cumprimento da Meta 1 da Educação Infantil - Estudo dos Planos Municipais Paranaenses: Ubiratã, Cafelândia e Goioerê
Essa dissertação, foi produzida dentro da linha de pesquisa: educação, políticas sociais e estado e teve como objetivo desenvolver uma análise crítico contextualizada sobre os planos municipais paranaenses, de Ubiratã, Cafelândia e Goioerê. Partindo da política educacional chamada Plano Nacional de Educação (2014-2024), especificamente da meta 1, da educação infantil, em seus indicadores A e B, que versam sobre o acesso de creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos) e sendo a ed...
O Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Formação de Professores de Matemática: Diálogos entre Teoria e Prática.
A crescente evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na sociedade criou um cenário no qual é imprescindível levá-las em conta nas escolas e nos processos educativos. Deste modo, os futuros professores deveriam ser preparados para lidar com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação de modo a potencializar os processos de ensino-aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa parte do pressuposto que a integração e a inserção de Tecnologias Digitais na Educa...
Aplicabilidade das tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino de línguas(gens) na prática docente
É, pois, no cenário da pandemia da covid-19 que se conduz o questionamento levantado para o desenvolvimento desta tese, cujo objetivo geral é investigar como a implementação de metodologias ativas, colaborativas e híbridas, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na condução das atividades pedagógicas podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem de Línguas(gens) durante o período de distanciamento social no Instituto Federal do Par...
Interfaces literárias da tradução: um estudo baseado em corpus de alguns aspectos da escrita de Cristóvão Tezza e de suas obras traduzidas para a língua inglesa
A presente pesquisa propõe cotejar as obras traduzidas de Cristovão Tezza (1952-), com o objetivo de verificar e analisar como sua escrita literária é mediada para a língua inglesa, na identificação de caminhos e de escolhas adotadas pelos tradutores, principalmente ao que tange à recuperação (ou não) das linhas de expressão criativa do autor. Para tanto, identificamos os vocábulos de alta chavicidade nas obras de Tezza, a partir de um corpus reunido para fins da atual pesquisa, por um...
Educação Popular na América Latina: projetos, metodologias e formações entre grupos de mulheres e feministas pela Rede Mulher-REPEMCEAAL (1980-1990).
Esta tese aborda as mudanças na Educação Popular a partir do estudo das experiências da Rede Mulher no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990. Para tanto, explora-se o envolvimento da Rede Mulher com o Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL) e com a Rede de Educação Popular entre Mulheres na América Latina e Caribe (REPEM). As categorias de tratamento utilizadas foram: movimentos sociais; Educação Popular; experiências; metodologia e gênero. O escopo foi problematizar o pr...
"ENTENDES O QUE LÊS?": A NEUROCIÊNCIA E A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA EM PROCESSOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM CONCURSOS PÚBLICOS
Como nos formamos leitores? Essa é uma pergunta que faz parte de minhas pesquisas há 10 anos. Como professora de Língua Portuguesa e Redação para concursos públicos, esse é um assunto que sempre despertou meu interesse e atenção. Partindo da individualidade de cada um, sabemos que essa formação pode sofrer influências das mais diversas, a começar pela família, pela escola, pelos grupos de afinidades. Não existe um padrão, existem histórias por trás de cada homem. Por essa razão, a...
TDAH, CIBERESPAÇO E APRENDÊNCIA: UMA RELAÇÃO DE ENCONTROS, AFETIVIDADES, CONHECIMENTO E APRENDÊNCIA
As pesquisas e descobertas na área da neurociência na educação, aliadas ao conceito de ciberespaço, representam uma evolução para o âmbito do processo de aprendência. O estudo da neurociência aplicada à educação, por conseguinte, constitui um processo instigante e desafiador, que possibilita aos profissionais da área uma melhor compreensão acerca dos transtornos de aprendizagem, em especial do TDAH (TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE), capacitando tais agentes a iden...
Imagens Poéticas da Cultura Popular do Nordeste na Dramaturgia de Joaquim Cardozo
Esta pesquisa volta-se para o estudo da dramaturgia de Joaquim Cardozo, mais especificamente, as peças O coronel de Macambira: Bumba-meu-Boi (1963) e De uma noite de festa (1971), com a proposta de estudar as representações das imagens poéticas e arquetípicas das festas populares do Nordeste brasileiro, presentes na dramaturgia do autor, seja como tema, seja como constituição do espaço/tempo, abarcando a configuração dos personagens. Os signos teatrais são dotados de linguagem esp...
Insensibilidade, espetacularização e banalização do sofrimento em contos: práticas de leitura e interpretação no nono ano do Ensino Fundamental
A presente pesquisa nasce da convicção de que a literatura pode contribuir para a humanização das pessoas. Inseridos em uma cultura escolar em que o texto literário é comumente utilizado como pretexto para atividades metalinguísticas irreflexivas ou de mera decodificação, concorrendo com as modernas tecnologias, em uma sociedade que valoriza a leitura fast-food, praticada nas redes sociais, cabe à escola encontrar meios para desenvolver leituras críticas de mundo e, para tanto, a pot...
Educação inclusiva: um enfoque histórico no município de Cascavel - PR dos anos de 1952 a 2023
Esta pesquisa buscou investigar a trajetória da educação inclusiva em Cascavel - PR, conectando-a a contextos históricos nacionais e locais. Para isso, com base no método materialista histórico-dialético e por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisou-se como fatores políticos, econômicos e sociais moldaram o desenvolvimento educacional na região, com destaque para a inclusão de pessoas com deficiência. Ressalta-se que a pesquisa se caracteriza como aplicada e qualitativa, com c...
COLETÂNEA CADERNOS DE SOCIOEDUCAÇÃO (2018): um estudo descritivo sobre a socioeducação no Estado do Paraná.
A presente pesquisa objetiva realizar uma revisão bibliográfica e documental sobre a socioeducação no estado do Paraná, focalizando nossos estudos na coletânea intitulada “Cadernos de Socioeducação”. Inicialmente, trazemos as questões legais sobre o tema e como ocorre o envolvimento do adolescente com a criminalidade. No segundo capítulo, contextualizamos a evolução histórica do sistema socioeducativo do Paraná, enfatizando o perfil do adolescente autor de ato infracional do referid...
O desenvolvimento emocional na Educação Especial: um estudo sobre a avaliação pedagógica para a Sala de Recursos Multifuncionais
Esta pesquisa fundamenta-se nos princípios da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e buscou investigar no discurso docente, revelado nas avaliações pedagógicas no contexto escolar, encaminhadas ao setor de Educação Especial do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, pertencente à estrutura da Secretaria Estadual de Educação (SEED) do Estado do Paraná, se o desenvolvimento emocional é registrado por eles, de que forma esse registro ocorre e qual compreensão desse aspecto do desen...
A MORAL, OS ESTEREÓTIPOS E OS PROCESSOS FORMATIVOS DO CORPO: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR POR UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E CONTRA-HEGEMÔNICA.
Esta pesquisa tem como propósito analisar como a moral e os estereótipos interferem na formação do corpo e quais as possibilidades de intervenção da Educação Física escolar por uma abordagem pedagógica crítica e contra hegemônica nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se, portanto, de uma pesquisa fundada no método do materialismo histórico-dialético que utilizou da revisão bibliográfica e análise historiográfica. Se propôs analisar como a construção da moral e estereótipos ...
Características de contexto e sua inferência nos resultados do IDEB na rede municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise comparativa entre as escolas com maior rendimento e escolas com menor rendimento
O presente estudo, com o tema “Características de contexto e sua inferência nos resultados do IDEB na rede municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise comparativa entre as escolas com maior rendimento e escolas com menor rendimento”, foi realizado no município de Foz do Iguaçu, cidade do estado do Paraná que, em 2019, foi destaque no cenário nacional e estadual como sendo um dos municípios que atingiu boa nota na prova do IDEB (7,1). O caminho da pesquisa efetiva-se no âmbito bi...
Proposta de leitura intertextual do conto “Os três porquinhos” no Ensino Fundamental I
Esta dissertação relata uma pesquisa que teve por objetivo desenvolver uma proposta didática de leitura intertextual, com base no conto “Os três porquinhos”, para alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I. Tomamos como pressuposto o entendimento de que o desenvolvimento da leitura é uma atividade essencial no letramento dos alunos e uma prática que o acompanhará em toda a sua vida, por se tratar de uma prática social altamente presente nas sociedades letradas. Também considera...
Cascavel e suas memórias: uma análise discursiva da cidade e seus monumentos.
Este estudo focaliza a cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, explorando a rica materialidade arquitetônica presente em suas praças, monumentos e, em especial, ao longo da Avenida Brasil. Através da lente da Análise de Discurso, conforme proposto por Michel Pêcheux, a pesquisa visa entender a significância das representações e dos significados discursivos destas estruturas na formação da memória coletiva local. O objetivo central é desvendar como as memórias intrínsecas, manifestadas em...
A Mediação na Aprendizagem e Desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma leitura na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Texto do resumo: Na primeira metade do século XX médicos psiquiatras começaram a utilizar a expressão “autismo” a partir da observação e descrição de comportamentos apresentados por crianças pequenas como dificuldade na interação social, interesses restritos, fala ecolálica, movimentação motora repetitiva, entre outros. Com o aumento e avanço dos estudos sobre o tema, a nomenclatura para referir-se ao conjunto desses comportamentos passou por mudanças, tornando-se reconhecida, atu...
Registros gráficos do alçamento vocálico em produções escritas de alunos em processo de alfabetização
Esta dissertação pesquisa sobre o tema do levantamento do registro gráfico do alçamento vocálico em produções escritas de alunos em processo de alfabetização. O objetivo geral é desenvolver uma unidade didática com atividades voltadas ao alçamento vocálico, conforme registros gráficos do processo fonológico e produções escritas de alunos em processo de alfabetização. A pesquisa justifica-se por se tratar de um fenômeno da fala presente no português brasileiro e que é transcrito para ...
- 50 Education
- 49 Educação
- 23 Discourse Analysis
- 23 Leitura
- 21 Formação de Professores
- 20 Discurso
- 19 Ensino
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- 1003 UNIOESTE
- 708 Cascavel
- 1 Foz do Iguaçu
- 879 Dissertação
- 124 Tese
- 326 2020 - 2024
- 623 2010 - 2019
- 54 2005 - 2009
- 264 2010 - 2017
- 31 2006 - 2009
- 1002 Acesso Aberto
- 1 Acesso Restrito