Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5091
Tipo do documento: Dissertação
Title: Percepção dos professores sobre o uso da tecnologia no ensino e aprendizagem da Geração Z
Other Titles: Teacher's perception of the use of technology in teaching and learning of Generation Z
Percepción de los docentes sobre el uso de la tecnologia en la enseñanza y el aprendizaje de la Generación Z
Autor: Guerin, Cíntia Soares 
Primeiro orientador: Priotto, Elis Maria Teixeira Palma
Primeiro membro da banca: Zara, Reginaldo Aparecido
Segundo membro da banca: Conterno, Solange de Fátima Reis
Terceiro membro da banca: Coutinho, Cadidja
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal compreender a percepção de professores a respeito da influência das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino e aprendizagem dos alunos Geração Z. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada aplicada aos professores de uma escola pública do município de Foz do Iguaçu/PR. O público-alvo selecionado está representado por uma amostra de 19 professores que responderam a entrevista entre os meses de abril e agosto de 2019. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, sendo esta uma possibilidade de análise preliminar dos relatos dos sujeitos para selecionar as ideias centrais dos participantes. Os resultados demonstrados por meio do relato dos professores evidenciaram uma enorme influência das Tecnologias da Informação e Comunicação no ambiente escolar. Esse cenário, ficou visível a partir das entrevistas que mostram a preocupação dos educadores com o ensino e aprendizagem de seus alunos e pela iniciativa da instituição em a todo momento se manter atualizada em relação a temática mantendo-se sempre preocupada em adquirir materiais tecnológicos para auxiliar na aquisição de conhecimentos. Sobretudo, os cursos de formação voltados para o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem da Geração Z são reduzidos ou não comportam a real necessidade dos professores, sendo assim, os mecanismos para atração dos alunos durante os momentos de ensino e aprendizagem em sala de aula necessitam ser revistos. Assim sendo, conclui-se que mais do que prover tecnologias de informação e comunicação às escolas ou estimular seu uso, deve-se oportunizar circunstâncias para que o ensino e aprendizagem ocorram de modo sólido e efetivo. Se faz necessário, investir na formação docente, para que os educadores consigam usar os equipamentos e recursos tecnológicos em prol da educação e para fins pedagógicos. Nessa lógica, torna-se indispensável, para o alcance de um ensino de qualidade, uma transformação de pensamento político. Ter a educação como prioridade, como difundem todos os governantes, constitui em expandir o investimento de maneira ininterrupta e a longo prazo, não apenas atribuir os aparelhamentos as instituições, mas apresentar condições de uso em melhoria do propósito pedagógico. Além disso, a imprescindibilidade de traçar novos caminhos no processo ensino e aprendizagem, compatíveis com o conhecimento do século XXI.
Abstract: The present study had as main objective to understand the perception of teachers regarding the influence of Information and Communication Technologies in the teaching and learning of Generation Z students. This is a qualitative research with a semi-structured data collection instrument applied to teachers of a public school in the city of Foz do Iguaçu / PR. The selected target audience is represented by a sample of 19 teachers who responded to the interview between the months of April and August 2019. For the analysis and interpretation of the data, the Collective Subject Discourse technique was used, which is a possibility of analysis preliminary report of the subjects to select the central ideas of the participants. The results demonstrated through the teachers' report showed an enormous influence of Information and Communication Technologies in the school environment. This scenario was visible from the interviews that show the concern of educators with the teaching and learning of their students and the institution's initiative to keep up to date on the subject at all times, always concerned with acquiring technological materials to assist in the acquisition of knowledge. Above all, training courses focused on the use of information and communication technologies in the teaching and learning of Generation Z are reduced or do not include the real need of teachers, thus, the mechanisms for attracting students during the moments of teaching and learning in the classroom need to be reviewed. Therefore, it is concluded that more than providing information and communication technologies to schools or stimulating their use, circumstances must be provided for teaching and learning to take place in a solid and effective way. It is necessary to invest in teacher training, so that educators can use technological equipment and resources for the benefit of education and for pedagogical purposes. In this logic, a transformation of political thought is indispensable for achieving quality education. Having education as a priority, as disseminated by all government officials, consists in expanding investment in an uninterrupted and long-term manner, not only attributing equipment to institutions, but also presenting conditions of use to improve the pedagogical purpose. In addition, the need to trace new paths in the teaching and learning process, compatible with the knowledge of the 21st century.
El presente estudio tuvo como objetivo principal comprender la percepción de los docentes sobre la influencia de las Tecnologías de la Información y la Comunicación en la enseñanza y el aprendizaje de los estudiantes de la Generación Z. Esta es una investigación cualitativa con el instrumento de recolección de datos como una entrevista semiestructurada. aplicado a maestros de una escuela pública en la ciudad de Foz do Iguaçu / PR. El público objetivo seleccionado está representado por una muestra de 19 docentes que respondieron la entrevista entre abril y agosto de 2019. Para el análisis e interpretación de los datos, se utilizó la técnica de Discurso del sujeto colectivo, que es una posibilidad de análisis. informe preliminar de los temas para seleccionar las ideas centrales de los participantes. Los resultados demostrados a través del informe de los docentes mostraron una enorme influencia de las tecnologías de la información y la comunicación en el entorno escolar. Este escenario fue visible a partir de las entrevistas que muestran la preocupación de los educadores con la enseñanza y el aprendizaje de sus estudiantes y la iniciativa de la institución para mantenerse al día sobre el tema en todo momento, siempre preocupado por adquirir materiales tecnológicos para ayudar en la adquisición de conocimiento. Sobre todo, los cursos de capacitación centrados en el uso de las tecnologías de la información y la comunicación en la enseñanza y el aprendizaje de la Generación Z se reducen o no incluyen la necesidad real de los docentes, por lo tanto, los mecanismos para atraer a los estudiantes durante los momentos de enseñanza y aprendizaje. en el aula necesitan ser revisados. Por lo tanto, se concluye que más que proporcionar tecnologías de información y comunicación a las escuelas o estimular su uso, se deben proporcionar circunstancias para que la enseñanza y el aprendizaje tengan lugar de una manera sólida y efectiva. Es necesario invertir en la formación del profesorado, para que los educadores puedan utilizar equipos y recursos tecnológicos en beneficio de la educación y con fines pedagógicos. En esta lógica, una transformación del pensamiento político es indispensable para lograr una educación de calidad. Tener la educación como una prioridad, tal como la difunden todos los funcionarios del gobierno, significa expandir la inversión de manera ininterrumpida y a largo plazo, no solo atribuyendo equipos a las instituciones, sino presentando condiciones de uso para mejorar el propósito pedagógico. Además, la necesidad de trazar nuevos caminos en el proceso de enseñanza y aprendizaje, compatible con el conocimiento del siglo XXI.
Keywords: Nativos digitais
Professores
Tecnologias
Ensino e aprendizagem
Digital natives
Teachers
Technologies
Teaching and learning
Nativos digitales
Profesores
Tecnologias
Enseñanza y aprendizaje
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: GUERIN, Cíntia Soares. Percepção dos professores sobre o uso da tecnologia no ensino e aprendizagem da Geração Z. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5091
Issue Date: 3-Mar-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cintia_Soares_Guerin_2020.pdfDocumento principal3.35 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons