Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBucholz, Luize Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7550251752922099por
dc.contributor.advisor1Derisso, José Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138645518550648por
dc.contributor.referee1Galter, Maria Inalva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729468520363574por
dc.contributor.referee2Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee3Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.date.accessioned2020-07-14T17:09:56Z-
dc.date.issued2020-05-07-
dc.identifier.citationBUCHOLZ, Luize Gomes. O perfil ideológico do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 a partir de quatro de seus signatários: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Paschoal Lemme. 2020. 109 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR .por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4834-
dc.description.resumoNessa dissertação propomo-nos examinar o perfil ideológico do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, com base em quatro dos 26 de seus signatários, sendo eles: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Paschoal Lemme. Nosso objetivo foi analisar o documento a fim de investigar se em seu conteúdo havia elementos da ideologia comunista ou se o mesmo apresentava apenas elementos da pedagogia liberal. O texto se dividiu em três partes, na primeira parte tratamos do contexto da educação brasileira, destacando as interferências da Igreja Católica e como essas interferências refletiram no contexto de nosso recorte principal, a década de 1920 e início de 1930. Na segunda parte analisamos o Manifesto de 1932 e sua proposta de renovação, além de destacar os embates entre os intelectuais católicos e liberais. Na última parte do texto apoiamo-nos em quatro dos signatários do Manifesto de 1932 a fim de analisar o seu perfil ideológico. A metodologia utilizada para a realização de nosso trabalho foi pesquisa bibliográfica e para tanto apoiamo-nos como fonte principal no próprio Manifesto de 1932, bem como em obras dos autores escolhidos para análise, além de obras de pesquisadores da área de história da educação que contribuem com a análise do contexto e com o debate acerca do tema. Dos resultados de nossa pesquisa destacamos que o documento propunha um modelo de escola que tinha estreita semelhança com a pedagogia elaborada por John Dewey, um intelectual liberal que atuou na democratização da educação nos Estados Unidos. O documento apresentava a tentativa de democratizar a educação brasileira, portanto era o que de mais progressista se expressava na educação da época.por
dc.description.abstractIn this dissertation, we propose to examine the ideological profile of the 1932 Manifest of Pioneers of New Education, based on four of the 26 of its signatories, namely: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Lourenço Filho and Paschoal Lemme. Our objective was to analyze the document in order to investigate whether there were elements of communist ideology in its content or whether it contained only elements of liberal pedagogy. The text was divided into three parts, in the first part we deal with the context of Brazilian education, highlighting the interferences of the Catholic Church and how these interferences reflected in the context of our main focus, in the 1920s and early 1930s. In the second part we analyze the Manifest of 1932 and its proposal for renewal, in addition to highlighting the clashes between Catholic and liberal intellectuals. In the last part of the text, we rely on four of the signatories to the 1932 Manifesto in order to analyze their ideological profile. The methodology used to carry out our work was bibliographic research and for that we rely on the main source in the 1932 Manifest itself, as well as in the works of the authors chosen for analysis, in addition to works by researchers in the area of history of education that contribute with the analysis of the context and with the debate on the theme. From the results of our research, we highlight that the document proposed a school model that had a close resemblance to the pedagogy developed by John Dewey, a liberal intellectual who worked on the democratization of education in the United States. The document presented the attempt to democratize Brazilian education, so it was the most progressive expression in education at the time.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-07-14T17:09:56Z No. of bitstreams: 2 Luize Gomes Bucholz.pdf: 789590 bytes, checksum: 3b160773c09e9d5cfb06f7119dec187d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-14T17:09:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Luize Gomes Bucholz.pdf: 789590 bytes, checksum: 3b160773c09e9d5cfb06f7119dec187d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-05-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscola Novapor
dc.subjectEducação Brasileirapor
dc.subjectManifesto de 1932por
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectNew Schooleng
dc.subjectBrazilian Educationeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subject1932 Manifestoeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO perfil ideológico do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 a partir de quatro de seus signatários: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Paschoal Lemmepor
dc.title.alternativeThe ideological profile of the 1932 Manifest of Pioneers of New Education from four of its signatories: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Lourenço Filho and Paschoal Lemmeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luize Gomes Bucholz.pdf771.08 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons