Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4814
Tipo do documento: Dissertação
Title: Meio ambiente, desenvolvimento e o rural sustentável: concepções no Ensino Fundamental I
Autor: Dill, Marcelo André 
Primeiro orientador: Oliveira, Irene Carniatto de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Irene Carniatto de
Segundo membro da banca: Polinarski, Celso Aparecido
Terceiro membro da banca: Zucareli, Valdir
Quarto membro da banca: Lima, Barbara Grace Tobaldini de
Resumo: A Educação Ambiental desenvolve-se a partir de diferentes perspectivas teóricas, orientações e interesses e estes precisam ser explicitados, a fim de manter o foco nas soluções demandadas pela problemática ambiental e, ainda, na busca por uma sociedade sustentável. Para tanto, é necessário compreendermos como os professores e alunos apresentam e interferem nas práticas pedagógicas de Educação Ambiental desenvolvidas no ambiente escolar a partir das suas concepções de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural. Neste sentido, objetivou-se com este trabalho, identificar e analisar as concepções de Educação Ambiental, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável presentes no Projeto Político Pedagógico, assim como, analisar as concepções apresentadas por professores e alunos frente a estas temáticas e, também, ao Desenvolvimento Rural, além disso, como estas são abordadas no cotidiano escolar. A metodologia adotada nesta pesquisa compreende a análise documental, com Projeto Político-Pedagógico vigente, e levantamento de dados realizado através da aplicação de questionários aos alunos e professores, com posterior tratamento estatístico e descritivo. Os resultados apontaram que o projeto Político-Pedagógico, vigente na data da pesquisa, apresentava em seus conceitos de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, concepções reducionistas, antropocêntricas e naturalistas, além do fato das concepções de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável evidenciarem os pilares econômico e ambiental. Nas respostas apresentadas pelos professores e alunos, também foi possível identificar essas características nas concepções. Sobre a temática rural, os resultados demonstraram que os alunos apresentam pouco conhecimento frente às questões ambientais e sustentáveis ligadas ao rural, enquanto os professores relacionaram a sustentabilidade deste à preservação e conservação do meio ambiente, demonstrando uma concepção pautada na natureza como fornecedora de recursos para uso humano. Sobre as definições de Educação Ambiental apresentadas pelos professores, identificou-se nas respostas concepções fortemente ligadas às correntes tradicionais, focadas em aspectos naturalistas e preservacionistas. Fato este que se difere da definição de educação Ambiental apresentada no Projeto Político-Pedagógico, que apresenta uma concepção bastante abrangente, destacando-se nesta, correntes mais contemporâneas. Percebe-se, através dos resultados, algumas semelhanças e, também, divergências quanto às concepções de Meio Ambiente, Sustentabilidade, Educação Ambiental apresentadas pelos professores e alunos e, ainda, pelo Projeto Político-Pedagógico. Estas divergências indicam, então, que apesar do grande debate sobre estas temáticas, muito ainda se precisa fazer para avançarmos, principalmente no que se refere à educação escolar, em que o Projeto Político-Pedagógico e professores devem estar alinhados na busca de uma formação de qualidade, imbricada à ética social e ambiental, para que assim possamos, enfim, construir um futuro de indivíduos e sociedade verdadeiramente sustentáveis.
Abstract: Environmental Education develops from different theoretical perspectives, orientations and interests, and these need to be explained in order to keep the focus on the solutions demanded by the environmental issue and in the search for a sustainable society. Therefore, it is necessary to understand how the conceptions of Environment, Sustainability and Rural Development of teachers and students present themselves and interfere in the pedagogical practices of Environmental Education developed in the school environment. In this sense, the objective of this work was to identify and analyze the conceptions of Environmental Education, Environment and Sustainable Development present in the Political Pedagogical Project, as well as to analyze the conceptions presented by teachers and students, regarding these themes, and how they are addressed in the school routine. The methodology adopted in this research comprises the documentary analysis, with the Political-Pedagogical Project in force, and data survey carried out through the application of questionnaires to students and teachers, with subsequent statistical and descriptive treatment. The results showed that the Political-Pedagogical project, in force at the time of the research, presented in its concepts of Environment, Sustainability and Sustainable Development, reductionist, anthropocentric and naturalistic concepts, in addition to the fact that the concepts of Sustainability and Sustainable Development highlight the economic pillars and environmental. In the responses presented by teachers and students, it was also possible to identify these characteristics in the conceptions. Regarding the rural theme, the results showed that students have little knowledge regarding the environmental and sustainable issues related to the rural, while the teachers related the sustainability of this to the preservation and conservation of the environment, demonstrating a conception based on nature as a supplier of resources for human use. Regarding the definitions of Environmental Education presented by the teachers, it was identified in the responses of these conceptions strongly linked to traditional currents, focused on naturalistic and preservationist aspects. This fact differs from the definition of Environmental education presented in the Political-Pedagogical Project, which presents a very comprehensive conception, standing out in this, more contemporary trends. It is possible to notice, through the results, some similarities and also divergences regarding the conceptions of Environment, Sustainability, Environmental Education presented by the teachers and students and also by the Political- Pedagogical Project, indicating that despite the great debate on these themes, much still needs to be done. - to be done to move forward, especially with regard to school education, where the Political-Pedagogical Project and teachers must be aligned in the search for quality training, aligned with social and environmental ethics, so that we can, finally, build a future with truly sustainable individuals and society.
Keywords: Projeto Político-Pedagógico
Educação
Educação Ambiental
Professores
Ensino Fundamental I
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: DILL, Marcelo André. Meio ambiente, desenvolvimento e o rural sustentável: concepções no Ensino Fundamental I. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4814
Issue Date: 18-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo_Dill_2019.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons