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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4785
Tipo do documento: Dissertação
Title: A liberdade lúdica na leitura da literatura nonsense: Imaginação, criatividade e ludicidade na formação do leitor literário no ensino fundamental
Other Titles: La libertad lúdica en la lectura de la literatura nonsense: Imaginación, creatividad y ludicidad en la formación del lector literario en la enseñanza fundamental
The ludic liberty in reading nonsense literature: imagination, creativity and playfulness in the formation of literary readers in the Primary School
Autor: Santos, Vilson Pruzak dos 
Primeiro orientador: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Primeiro membro da banca: Silva, Luiza Helena Oliveira da
Segundo membro da banca: Fleck, Gilmei Francisco
Terceiro membro da banca: Smith Júnior, Francisco Pereira
Resumo: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) promoveu reflexões sobre a formação de um leitor literário a partir da leitura de textos nonsense. Justificamos a relevância de nossa pesquisa pelo fato de notarmos que, muitas vezes, formamos apenas um leitor receptivo, que decodifica o texto, mas que não é responsivo, ou seja, que não dialoga com o texto, não faz inferências, deixando a cargo do texto toda a responsabilidade da informação. Assim, trabalhamos com leituras do nonsense no 7º ano do Ensino Fundamental, permitindo que os alunos dessa série pudessem compreender que os textos, em especial os literários, apresentam-se para descontruir o mundo real e criar um mundo de possibilidades ancoradas na fantasia, na imaginação. Para tanto, utilizamos os textos de Edward Lear (2011-2016), Lewis Carroll (2014), Monteiro Lobato (2019), além de provérbios e ditos populares, organizados em forma de “oficinas de leitura literária”, nas quais os alunos, por meio de brincadeiras lúdicas, ilustrações das histórias e dos poemas, e leituras direcionadas, foram instigados a trabalhar com o estilo nonsense. O Objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver a capacidade de leitura imaginativa e criativa de um grupo de alunos da 7ª série, de uma escola do campo, por meio da exploração lúdica e da análise de textos nonsense, para capacitar tais alunos a distinguir o uso conotativo e denotativo da linguagem e conceber a literatura como uma expressão artística que explora todas as potencialidades da língua e que, desse modo, amplia a visão de mundo dos leitores. Para a realização e aplicação desta pesquisa-ação nos fundamentamos, com relação à ludicidade, em Rau (2013); Freire (1999); e Jacquin (1963); com relação à leitura, tomamos por base os pressupostos de Lajolo (1993), Candido (1995), Martins (2012), Xypas (2018), entre vários outros. E como metodologia de mediação do texto ao leitor e do leitor ao texto, utilizamos como base teórica os fundamentos da estética da recepção apresentados por Jauss (1979); Iser (1979); e Zilberman (1989), assim como vários outros. Como resultado deste processo de pesquisa e intervenção no âmbito escolar, entendemos que o trabalho com textos nonsense são de suma importância para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação do aluno, em especial do Ensino Fundamental. Além disso, constatamos que os textos nonsense não só contribuem para o desenvolvimento humano integral como, também, permitem novas leituras ao aluno/leitor, promovendo a compreensão da existência do mundo real e do mundo das possibilidades, o da ficção. Verificamos, assim, que, ao proporcionar leituras e produções aos alunos voltadas ao nonsense eles, como leitores em formação, vivenciaram a experiência de que a linguagem é manipulável e que a literatura explora, ao máximo, essa potencialidade da linguagem para a construção de discursos. Além disso, constatamos que a ludicidade é uma ferramenta eficaz no processo de ensino e aprendizagem, visto que ela possibilita a inserção do conhecimento por meios que estimulam o prazer e a diversão.
Abstract: Esta investigación de la Maestría Profesional en Letras (Profletras) reflexiona sobre la formación de un lector literario a partir de la lectura de textos nonsense. Justificamos la relevancia de nuestra investigación por el hecho de notar que, muchas veces, formamos apenas un lector receptivo, que decodifica el texto, pero que no es responsivo, o sea, que no dialoga con éste, no realiza inferencias, dejando a cargo del texto toda a responsabilidad de la información. Así, trabajamos con lecturas del nonsense en el 7º año de la Enseñanza Fundamental, permitiendo a que los alumnos de esa serie pudiesen comprender que los textos, en especial los literarios, se presentan para deconstruir el mundo real y crear un mundo de posibilidades ancladas en la fantasía, en la imaginación. Para ello, utilizamos los textos de Edward Lear (2011-2016), Lewis Carroll (2014), Monteiro Lobato (2019), además de proverbios y dichos populares, organizados en forma de “talleres de lectura literaria”, en los que los alumnos, por medio de juegos, ilustraciones de las historias y de los poemas, y lecturas dirigidas, fueran instigados a trabajar con el estilo nonsense. El objetivo general de esta investigación fue desarrollar la capacidad de lectura imaginativa y creativa de un grupo de alumnos de la 7ª serie, de una escuela de campo, por medio de la exploración lúdica y del análisis de textos nonsense, para capacitar a tales alumnos a distinguir el uso connotativo y denotativo del lenguaje y concebir la literatura como una expresión artística que explora todas las potencialidades de la lengua y que, de ese modo, amplía la visión de mundo de los lectores. Para la realización y aplicación de esta investigación-acción nos fundamentamos, con relación a lo lúdico, en Rau (2013), Freire (1999) y Jacquin (1963); con relación a la lectura, tomamos como base los presupuestos de Lajolo (1993), Candido (1995), Martins (2012), Xypas (2018), entre otros. Y como metodología de mediación del texto al lector y del lector al texto, utilizamos como base teórica los fundamentos de la estética de la recepción presentados por Jauss (1979), Iser (1979) e Zilberman (1989), entre otros. Como resultado de este proceso de investigación e intervención en el ámbito escolar, entendemos que el trabajo con textos nonsense son de suma importancia para el desarrollo de la creatividad y de la imaginación del alumno, en especial de la Enseñanza Fundamental. Además, constatamos que los textos nonsense no solo contribuyen para el desarrollo humano integral sino, también, permiten nuevas lecturas al alumno/lector, promoviendo la comprensión de la existencia del mundo real y del mundo de las posibilidades, o de la ficción. Verificamos, así, que, al proporcionar lecturas y producciones a los alumnos dirigidas a lo nonsense ellos, como lectores en formación, vivieron la experiencia de que el lenguaje es manipulable y que la literatura explora, al máximo, esa potencialidad de la lengua para la construcción de discursos. Asimismo, constatamos que lo lúdico es una herramienta eficaz en el proceso de enseñanza y aprendizaje, pues ella posibilita la inserción del conocimiento por medios que estimulan el placer y la diversión.
The present research of the Professional Masters in letters (Profletras) aims to understand if it is possible to form a reader-literary from the reading of nonsense texts, based on the theory of subjective reading in literature teaching. We justify the relevance of our research because we realize that we often form only a receptive reader, who decodes the text, but who is not responsive, in other words, does not dialogue with the text, does not make inferences, leaving to the text all responsibility of information. Thus, we think that working with nonsense in the 7th year of elementary school will allow students in this series to understand that texts, especially literary ones, are presented to disrupt the real world, and create a world of possibilities, creation, fantasy, imagination. Therefore, we plan to use the Edward Lear texts (2011-2016), Lewis Carroll (2014), Monteiro Lobato (2019), and popular proverbs in the form of workshops in which students, by means of playful games, illustrations of stories and poems, and directed readings, will work with the nonsense style, and thus be able to observe that the nonsense is in various discursive genres, such as, for example, recipes, poems, fantastic stories, among others. The general objective of this research is to develop the imaginative and creative reading ability of a group of 7th grade students, from a rural school, from regular teaching through play exploration and analysis of Nonsense texts, to train these students to distinguish the connotative and denotative use of words and to conceive literature as an artistic expression that explores all the potentialities of the language and thereby broadens readers' worldviews. For the realization and application of this research, we will base ourselves, with respect to playfulness, in Rau (2013); Freire (1999); and Jacquin (1963); with regard to reading, we will take as a basis the assumptions of Martins (2012); and Xypas (2018). Finally, as a methodology of mediation of the text to the reader and the reader to the text, we will have as theoretical basis the aesthetics of reception presented by Jauss (1979); Iser (1979); and Zilberman (1989). Other authors of equal importance underpinned this academic research. As a result of this process of research and intervention in the school environment, we understand that working with nonsense texts is of paramount importance for the development of student creativity and imagination, especially in elementary school. In addition, we find that nonsense texts not only contribute to integral human development, but also allow new readings to the student / reader, promoting the understanding of the existence of the real world and the world of possibilities, that of fiction. Thus, by providing readings and productions to students focused on nonsense, they, as readers in formation, experienced the experience that language is manipulable and that literature exploits, to the maximum, this potentiality of language for the construction of discourses. In addition, we found that playfulness is an effective tool in the teaching and learning process, as it enables the insertion of knowledge by means that stimulate pleasure and fun.
Keywords: Criatividade
Imaginação
Leitor-literário
Ludicidade
Nonsense
Creatividad
Imaginación.
Lector Literario
Lúdico
Creativity
Imagination
Literary-Reader
Playfulness
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: SANTOS, Vilson Pruzak dos. A liberdade lúdica na leitura da literatura nonsense: Imaginação, criatividade e ludicidade na formação do leitor literário no ensino fundamenta. 2019. 146 f. Dissertação ( Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4785
Issue Date: 27-Nov-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

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