Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4784
Tipo do documento: Dissertação
Title: Passos Iniciais à formação do leitor literário: “Oficinas literárias temáticas” para o 3º ano do Ensino Fundamental
Other Titles: Pasos iniciales a la formación del lector literario: "Talleres literarios temáticos" para el 3º año de la Enseñanza Fundamental
Initial steps to the formation of literary readers: "Thematic literary workshops" for students of the 3rd Elementary School year
Autor: Sant'Ana, Michele de Fatima 
Primeiro orientador: Fleck, Gilmei Francisco
Primeiro membro da banca: Silva, Luiza Helena Oliveira da
Segundo membro da banca: Oliveira, Marcio da Silva
Terceiro membro da banca: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Resumo: Os aspectos da pesquisa aqui apresentada centralizam-se em refletir sobre a importância dos primeiros passos dados nos anos iniciais do Ensino Fundamental I à formação do leitor literário. Isso se dá a partir de nossa observação e conhecimento teórico, em boa parte, construída no decorrer do Profletras, e prático/empírico da realidade escolar pela qual estabelecemos a questão central do projeto: como a leitura, em especial a do texto literário, pode contribuir, de forma efetiva e eficaz, à formação inicial do leitor literário na escola? Com o propósito de buscar respostas para tal problemática, investigamos como vem acontecendo as práticas de leitura com alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Tereza do Oeste – PR. Dessa forma, amparados teoricamente por uma revisão bibliográfica dos conceitos mais relevantes à questão proposta, buscamos elaborar e propor práticas de leitura de textos de literatura, sob a forma de um Projeto de “Oficinas Literárias Temáticas”, objetivando constituir e desenvolver uma proposta de formação inicial de leitores literários na denominada escola como, também, refletir sobre as dificuldades e problemas encontrados ao longo da aplicação da proposta. Desse modo, utilizamos uma abordagem qualitativa, sob o viés da pesquisa-ação e centramos, assim, nossas investigações em um estudo exploratório, de observações e práticas, com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. Para sustentar a elaboração de nosso projeto de intervenção, recorremos à concepção de Intertextualidade e de Literatura Comparada, de Mendoza Fillola (1994), às proposições da Estética da Recepção, de Iser (1979) e Jauss (1994) e uma série de teóricos que discutem a leitura no espaço escolar. Nesse contexto de revisão teórica, destacamos, sobre a essência humanizadora e artística da literatura, as contribuições de Lajolo (1993), Candido (1972) e Petit (2008). Por meio da intervenção realizada, foi possível constatar que o ensino da leitura na escola necessita ir muito além da decodificação dos signos linguísticos e dos textos fragmentados. Isso deixa em nós ainda mais latente e reafirmada a importância da literatura e de seu ensino intencional e sistematizado na trajetória da formação leitora do educando desde as séries iniciais de escolarização. Quando isto ocorre, contribui de forma valiosa para a humanização e emancipação dos alunos. As atividades feitas oportunizaram, por meio da ficção, um novo olhar para a própria realidade, a própria história, identidade e cultura que, também, é passível de mudanças, talvez, nunca antes pensadas ou sonhadas. Verificamos o despertar da conscientização dos pequenos leitores frente às múltiplas ações avivadas pela temática das “oficinas”, por meio de seus gestos, atitudes, comentários e ações.
Abstract: Los aspectos de la investigación aquí presentada se centran en reflexionar sobre la importancia de los primeros pasos dados en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental I a la formación del lector literario. Esto se da a partir de nuestra observación y conocimiento práctico/empírico de la realidad escolar por la cual establecemos la cuestión central del proyecto: ¿Cómo la lectura, en especial la del texto literario, puede contribuir de forma efectiva y eficaz a la formación inicial del lector literario en la lectura la escuela? Con el propósito de buscar respuestas a tal problemática, investigamos cómo vienen sucediendo las prácticas de lectura con alumnos de las series iniciales de la Enseñanza Fundamental de una Escuela de la Red Municipal de Enseñanza de Santa Tereza do Oeste - PR. De esta forma, amparados teóricamente por una revisión bibliográfica de los conceptos más relevantes a la cuestión propuesta, buscamos elaborar y proponer prácticas de lectura de textos de literatura, bajo la forma de un Proyecto de "Talleres Literarios Temáticos", con el objetivo de constituir y desarrollar una propuesta de formación inicial de lectores literarios en la nominada escuela, así como, reflejar sobre las dificultades y problemas encontrados a lo largo de la aplicación de la propuesta hecha. De este modo, utilizamos un abordaje cualitativo, bajo los apuntes de la investigación-acción y centramos, así, nuestras investigaciones en un estudio exploratorio, de observación y prácticas, con una serie del 3º año de La Enseñanza Fundamental. Para sostener la elaboración de nuestro proyecto de intervención, recurrimos a la concepción de Intertextualidad y de Literatura Comparada, de Mendoza Fillola (1994), y a las proposiciones de la Estética de la Recepción, de Iser (1979) y de Jauss (1994). Sobre la esencia humanizadora y artística de la literatura, destacamos las contribuciones de Lajolo (1993), Candido (1972), Petit (2008). A través de la intervención realizada se constató que la enseñanza de la lectura en la escuela debe ir mucho más allá de la decodificación de los signos lingüísticos y textos fragmentados. Eso nos deja aún más latente y reafirma la importancia de la literatura y su enseñanza intencional y sistematizada en la trayectoria de la lectura leer la educación del estudiante desde los primeros grados. Cuando esto ocurre, se contribuye de manera valiosa a la humanización y emancipación de los estudiantes. Las actividades desarrolladas brindaron a los estudiantes, por medio de la ficción, una nueva mirada a su propia realidad, su propia historia, identidad y cultura que también está sujeto a cambios, tal vez nunca antes pensados o soñados. Verificamos el despertar de la concienciación de los pequeños lectores delante de las múltiples acciones vivificadas por la temática de los “talleres”, por medio de sus gestos, actitudes, comentarios y acciones.
The aspects of the research presented here are centered on reflecting on the importance of the first steps taken in the initial years of Elementary School I to the literary reader's formation. This is based on our observation and practical / empirical knowledge of the school reality by which we establish the central question of the project: How can reading, especially the literary text, contribute effectively and effectively to the initial formation of the literary reader in school? With the purpose of searching for answers to this problem, we investigate how reading practices have been going on with students from the initial elementary school series of a School of the Municipal Teaching Network of Santa Tereza do Oeste - PR. Thus, theoretically supported by a bibliographical review of the most relevant concepts to the proposed question, we seek to elaborate and propose practices for reading literature texts, in the form of a "Thematic literary workshops", aiming to constitute and develop a proposal of formation literary readers in the so-called school, as well as reflect on the difficulties and problems encountered throughout the application of the proposal. In this way, we use a qualitative approach, under the bias of action research, and thus focus our investigations on an exploratory study of observations and practices with a class of 3rd year of elementary school. In order to support the elaboration of our intervention project, we have recourse to the conception of Intertextuality and Comparative Literature, by Mendoza Fillola (1994), and Iser (1979) and Jauss (1994). On the humanizing and artistic essence of literature, we highlight the contributions of Lajolo (1993), Candido (1972), Petit (2008). Through the intervention carried out it was found that the teaching of reading in school needs to go far beyond the decoding of codes and fragmented texts and leaves us even more latent and reaffirmed the importance of literature and its intentional and systematized teaching in the trajectory of reading education of the student from the early grades because, when this occurs, it contributes in a valuable way to the humanization and emancipation of students, providing them with fiction a new look at their own reality, their own history, identity and culture, which is also subject to change, perhaps never before thought or dreamed.
Keywords: Leitura
Leitor literário
Ensino Fundamental I
Literatura Comparada e Ensino
Estética da Recepção
Lectura
Lector Literario
Enseñanza Fundamental I
Literatura Comparada y Enseñanza
Estética de la Recepción
Reading
Literary Reader
Elementary Education I
Comparative Literature and Teaching
Aesthetics of Reception.
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: SANT’ANA, Michele de Fatima. Passos Iniciais à formação do leitor literário: “Oficinas literárias temáticas” para o 3º ano do Ensino Fundamental. 2019. 161 f. Dissertação( Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4784
Issue Date: 22-Nov-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michele de Fátima Sant'Ana.pdf2.76 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons