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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4716
Tipo do documento: Dissertação
Title: Mobilização das inteligências múltiplas para a alfabetização científica em um contexto de atendimento para alunos com altas habilidades/superdotação
Other Titles: Mobilization of multiple intelligences for scientific literacy in a service context for students with high skills / giftedness
Autor: Fredo, Solange Cleia Bencke 
Primeiro orientador: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Primeiro membro da banca: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Segundo membro da banca: Polinarski, Celso Aparecido
Terceiro membro da banca: Vieira, Nara Joyce Wellausen
Resumo: Esse trabalho está fundamentado no conceito de inteligência, tendo como base a Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) de Howard Gardner, autor que descreve a existência de oito inteligências humanas. Articulamos a Teoria das Inteligências Múltiplas como meio de promover a Alfabetização Científica dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos participantes da Sala de Recursos Multifuncional Altas Habilidade/Superdotação. Assim, também apresentamos a Teoria dos Três Anéis de Joseph Renzulli, que busca definir o indivíduo com Altas Habilidades/Superdotação e o Modelo de enriquecimento para toda a escola (SEM), o qual é uma proposta de atendimento para alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Discutimos o conceito de Alfabetização Científica (AC), dando maior ênfase aos eixos estruturantes e indicadores descritos por Sasseron, utilizando-os como condutores para este trabalho. Desse modo, foi avaliado o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD), voltada a ampliação da Alfabetização Científica com o tema “Lixo, Sociedade, impactos ambientais e produção de energia – Biogás”, em alunos que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional Altas habilidades/Superdotação de um Colégio Estadual de um município do Oeste do Paraná, por meio do trabalho com alunos que apresentam diferentes tipos de inteligências. Durante a aplicação da sequência didática, iniciamos cada encontro com uma questão orientadora norteadora, na qual os sujeitos da pesquisa responderam demonstrando os conceitos que já possuíam a respeito do assunto. Após este momento, introduzimos o tema com o auxílio dos textos, vídeos, debates e um trabalho de investigação científica. As discussões durante os encontros foram gravadas em áudio para posterior análise. Ao final de cada encontro planejado foi retomada a questão inicial e os alunos a responderam novamente. Analisamos as argumentações dos alunos procurando indicadores que mostrassem se a AC estava acontecendo. Quanto às Inteligências Múltiplas (IM) buscamos indicar quais foram mais mobilizadas com a aplicação da sequência didática por meio do processo de observação e análise dos dados constituídos ao longo da pesquisa. Durante toda a sequência didática buscou-se mobilizar as diferentes inteligências, contudo, só foi possível mobilizar a Inteligência Corporal-Cinestésica no terceiro foco de aprendizagem. Referente ao trabalho com a Alfabetização Científica e a Teoria das Inteligências Múltiplas, percebemos que com uma metodologia diversificada que instigue e incentive as diferentes inteligências houve maior interesse dos sujeitos da pesquisa e a manifestação de um número maior de indicadores de Alfabetização Científica. Quanto as aproximações entre o trabalho de investigação científica da sequência didática e o Modelo de enriquecimento para toda a escola, contemplamos várias semelhanças, como, aprendizagem investigativa, ampliação do conhecimento, saber planejar, argumentar, elaborar hipóteses e solucionar problemas
Abstract: This work is based on the concept of intelligence, based on Howard Gardner's Theory of Multiple Intelligences (TIM), an author who describes the existence of eight human intelligences. We articulate the Theory of Multiple Intelligences as a way to promote students' Scientific Literacy. The research was conducted with students participating in the High Skill / Gifted Multifunctional Resource Room. Thus, we also present Joseph Renzulli's Theory of the Three Rings, which seeks to define the individual with High Skills / Giftedness and the Whole-School Enrichment Model (SEM), which is a service proposal for students with High Skills / Giftedness. . We discuss the concept of Scientific Literacy (CA), giving greater emphasis to the structuring axes and indicators described by Sasseron, using them as drivers for this work. Thus, the development of a Didactic Sequence (SD), aimed at expanding Scientific Literacy with the theme “Waste, Society, Environmental Impacts and Energy Production - Biogas”, was evaluated in students who attend the Multifunctional Resource Room. Giftedness of a State College of a municipality of Western Paraná, through working with students who have different types of intelligences. During the application of the didactic sequence, we began each encounter with a guiding guiding question, in which the research subjects responded by demonstrating the concepts they already had about the subject. After this moment, we introduce the theme with the help of texts, videos, debates and a scientific research work. The discussions during the meetings were audio recorded for later analysis. At the end of each planned meeting the initial question was resumed and the students answered it again. We analyzed students' arguments for indicators that showed whether CA was happening. Regarding the Multiple Intelligences (MI) we seek to indicate which were most mobilized with the application of the didactic sequence through the process of observation and analysis of the data constituted throughout the research. Throughout the didactic sequence, we sought to mobilize the different intelligences, however, it was only possible to mobilize the Body-Kinesthetic Intelligence in the third learning focus. Regarding the work with the Scientific Literacy and the Multiple Intelligence Theory, we realized that with a diversified methodology that instigates and encourages the different intelligences, there was greater interest of the research subjects and the manifestation of a larger number of indicators of Scientific Literacy. As for the approximations between the scientific research work of the didactic sequence and the Enrichment Model for the whole school, we contemplate several similarities, such as investigative learning, knowledge expansion, planning, arguing, hypothesis and problem solving
Keywords: Alfabetização Científica
Inteligências Múltiplas
Altas Habilidades/Superdotação
CNPq areas: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: FREDO, Solange Cleia Bencke. Mobilização das inteligências múltiplas para a alfabetização científica em um contexto de atendimento para alunos com altas habilidades/superdotação. 2019. 233 f. Mestre em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4716
Issue Date: 28-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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