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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4690
Tipo do documento: Dissertação
Title: Entre mulheres, uma história: um olhar literário à colonização brasileira em A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas
Other Titles: Between women, a story: a literary look to the Brazilian colonization in A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas (2002) – the mediation in the fictional rereading of the past
Autor: Oliveira, Patrícia 
Primeiro orientador: Fleck, Gilmei Francisco
Primeiro membro da banca: Fleck, Gilmei
Segundo membro da banca: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Terceiro membro da banca: Corsi, Margarida da Silveira
Resumo: Este estudo, inserido nas ações do Grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, apresenta uma análise do romance brasileiro A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas (2002), de Maria José Silveira. A obra aborda a história de uma família durante vinte gerações, cujo foco está nas personagens femininas que representam o “olhar visto de baixo”, daqueles que viveram muitos acontecimentos históricos, mas tiveram suas vozes caladas nos registros oficiais, como o primeiro Código Cívil, de 1916, na qual as mulheres casadas eram consideradas incapazes judicialmente, sendo subjulgadas aos maridos, quando não pela figura paterna; na Carta Outorgada do Império (1824) e na Primeira Constituição da República (1891), que proibiam as mesmas de votarem. O romance histórico de Silveira (2002) caracteriza-se, também, por trazer em sua tessitura marcas do registro da oralidade, pois as histórias da família são recontadas e rememoradas pelas mulheres e repassadas, via oralidade, de geração para geração. A obra confronta, ainda, os conceitos de mestiçagem e pureza, revelando quão frutífera e impulsinadora de novos ideais e manifestações artístico/social/literário a miscigenação foi para o contexto da América Latina. Nas entrelinhas desse tecido narrativo a história da formação da sociedade brasileira é relida de maneira crítica. Nossa intenção volta-se ao modo peculiar como essa criticidade se manifesta no romance, o que faz-nos buscar nele as características do romance contemporâneo de mediação, modalidade mais recente do gênero híbrido de história e ficção proposto por Fleck (2017). Assim, nosso olhar volta-se a confirmar essa possibilidade de classificação pela análise crítica da obra. Para tanto, realizamos um trabalho de revisão bibliográfica sobre as relações, entre ficção e história, realizadas pela autora na escrita de uma teia familiar de vinte personagens mulheres representadas em sua obra. Desse modo, embasamo-nos, primeiramente, nos estudos sobre o gênero híbrido romance histórico, com suporte em Lukács (1997, 2000, 2011), Aínsa (1988, 1991, 2003), Menton (1993), Fleck (2007; 2011, 2014, 2016, 2017), entre outros, para evidenciar aspectos formais da obra de Silveira (2002) como um romance histórico contemporâneo de mediação. Em seguida nosso olhar se volta aos estudos da crítica feminista – entre eles os de Bonnici (2007), Guerra (2004-2007) Scott (2011) e Zolin (2009), para revelar o quanto o acesso à escrita representou para a ampliação do universo de atuação feminino e como via de descolonização e despatriarcalização. Tal ação contribui aos propósitos de descolonização do Grupo de pesquisa mencionado e contempla as expectativas da linha de pesquisa “Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados”. Feita a nálise, evidenciamos a classificação do romance na modalidade proposta
Abstract: This study is inserted in the actions of the Research Group “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. It presents an analysis of the Brazilian novel A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas (2002), by Maria José Silveira. The novel tells the story of a family along 20 generations, focusing on the female characters and how they represent the “vision from beneath”, concerning those people whose voice was always silent in the official register of History, but which had its origins in the representations of official records, such as the first Civil Code of 1916 in which married women are barred judicially, being subjugated to the husbands, if not by the paternal figure; in the Charter of the Empire (1824) and to a first condition of the Constitution of the Republic (1891), which prohibited them from voting. The historical novel by Silveira (2002) is also characterized by the fact that in her tessitura, there are trademarks of the oral record, since the family histories are recounted and recalled by women and passed on, orally, from generation to generation. The work also confronts the concepts of mixing of races and purity, revealing the fruition and promotion of new ideals and artistic/social/literary manifestations and miscegenation for the context of Latin America. The interlining entries of the novel are narratives about the History of the Brazilian society which are reread with criticism by fiction. Our intention is directed to the peculiar way in which this critical rereading is manifested in Siveiras’ novel. That fact make us search for the features of the contemporary historical novel of mediation in this novel, the most recent modality of the hybrid genre of History and fiction established by Fleck (2017). In this way, our look is set upon to confirm the possibility to classify this novel in this role by a critical analysis of it. For this, a bibliographical review is carried out concerning the relations between fiction and History established by the author once she has created a line of twenty female characters to build up her familiar saga, represented in her work. In this way, we based our study, first, on the studies about the performance of the historical novel, with support was found in works by Lukács (1997, 2000, 2011), Aínsa (1988, 1991, 2003), Menton (1993), Fleck (2007; 2011, 2014, 2016, 2017), concerning our goal to confirm Silveira's work (2002) as a contemporary historical novel of mediation. In order to carry out our study about feminist critics, we select the works by Bonnici (2007), Guerra (2004-2007) Scott (2011) e Zolin (2009).. They were used to show how representative the access of writing was to women for expanding their universe of actions and also as ways of decolonization and depatrialization. This actions of ours contribute for the decolonization objectives of the Research Group above mentioned as well as to the expectations of the line of research “Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados”. Once the analysis was done, the suggested classification of the novel was proper
Keywords: Romance histórico contemporâneo de mediação
A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas (2002)
Colonização brasileira
Literatura comparada
Romance histórico brasileiro
Crítica feminista
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: OLIVEIRA, Patrícia. Entre mulheres, uma história: um olhar literário à colonização brasileira em A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas. 2019. 104 f. Mestre em Letras - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4690
Issue Date: 8-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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