Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4665
Tipo do documento: Dissertação
Title: A Formação Continuada do Professor da EJA/Fase I para o Ensino de Ciências: Um Olhar para Cascavel/PR
Other Titles: The Continuous Education of an EJA Teacher/phase I for Science Teaching: a sight to Cascavel city/PR
Autor: Wielewski, Jaqueline Miliavaca 
Primeiro orientador: Strieder, Dulce Maria
Primeiro membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Segundo membro da banca: Carvalho, Marco Antonio Batista
Terceiro membro da banca: Oliveira, André Luis de
Resumo: A Formação Continuada é uma das atividades inerentes à profissão de professor, a qual dá sequência ao aprendizado do profissional. Na especificidade da Formação Continuada de Ciências para Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Fase I, foco deste trabalho, torna-se ainda mais relevante devido à formação incipiente tanto em Ciências como nas especificidades da EJA. Assim, esta pesquisa apresenta para discussão os seguintes questionamentos: com quais perfil e frequência a Formação Continuada específica está acontecendo para atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Cascavel? Esta Formação, na visão dos professores, tem contribuído para a prática pedagógica, a formação da autonomia do professor e para o desenvolvimento do ensino de Ciências? No trabalho, foram utilizadas a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Na pesquisa documental, foram analisados documentos do Ministério da Educação (MEC), bem como da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Cascavel/PR, os quais auxiliaram na compreensão do assunto proposto. Para o desenvolvimento da pesquisa de campo, foram entrevistados 18 professores regentes das turmas de EJA - Fase I, da cidade de Cascavel bem como as coordenadoras da SEMED, responsáveis pela EJA e pela disciplina de Ciências. As entrevistas foram áudio-gravadas a fim de que fossem verificados o perfil da Formação Continuada ocorrente no Município e a percepção desses docentes no que diz respeito à formação. Os dados foram analisados conforme o método de Análise de Conteúdo e apontam que as professoras consideraram a Formação Continuada específica para atuação em Ciências na Educação de Jovens e Adultos como de suma importância para a prática pedagógica, já que o estudo devem ser uma prática na vida profissional e as formações fornecem conhecimentos para o trabalho do professor e seu desenvolvimento. Observou-se também que a Formação Continuada ofertada pela SEMED tem sido escassa, conforme relataram professores entrevistados. Assim, há um reflexo negativo na ação do professor. A intencionalidade da Formação Continuada oferecida é de subsídios para que o docente compreenda que a escolarização contribui significativamente para que os alunos alcancem um nível de desenvolvimento necessário para melhorar a qualidade de vida
Abstract: Continuing Education is an activity inherent to teachers’ profession, which allows an ongoing learning to this professional. Regarding Continuing Education of Science for Youth and Adult (EJA) specificity - Phase I, focus of this research, it becomes even more relevant due to the inceptive background both in Science and in EJA specificities. Thus, this research discusses about the following questions: with what profile and frequency is the Specific Continuing Education taking place to act out in Youth and Adult Education (EJA) in Cascavel city? Has this training, according to the teachers’ point of view, contributed to pedagogical practice, to teachers’ autonomy training and science teaching development? This study used bibliographic review, documentary research and field research. In documentary research, documents of the Ministry of Education (MEC), as well as the Municipal Education Department (SEMED) of Cascavel/PR, were analyzed, which helped to understand the proposed subject. And, in order to develop the field research, 18 teachers were interviewed from EJA classes - Phase I, from Cascavel city, as well as coordinators of SEMED, responsible for EJA and Sciences discipline. The interviews were audio-recorded to verify the profile of Continuing Education in the city and the studied teachers’ perception regarding training. Data were analyzed according to the Content Analysis method and indicate that these teachers considered the Specific Continuing Education in Sciences and Youth and Adult Education as of utmost importance for the pedagogical practice. It was also observed that the Continued Training offered by SEMED has been scarce, according to the interviewed teachers. Thus, there is a negative reflection on the teachers’ action. The intentionality of the Continuing Education offered comes for the teacher to understand that schooling has contributed significantly to the achievement of the development level to improve life quality
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Formação Continuada de professores
Ensino de Ciências
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: WIELEWSKI, Jaqueline Miliavaca. A Formação Continuada do Professor da EJA/Fase I para o Ensino de Ciências: Um Olhar para Cascavel/PR. 2019. 103 f. Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4665
Issue Date: 17-May-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaqueline Wielewski 2019.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.