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https://tede.unioeste.br/handle/tede/4443
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Práticas colaborativas de escrita e multiletramentos no 9º ano do Ensino Fundamental |
Other Titles: | Prácticas colaborativas de escritura y multiletramentos en el 9º año de la Enseñanza Fundamental |
Autor: | Schmaedecke, Mariane Inês ![]() |
Primeiro orientador: | Castela, Greice da Silva |
Primeiro membro da banca: | Castela , Greice da Silva |
Segundo membro da banca: | Baumgartner , Terezinha da Conceição |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Aparecida de Jesus |
Resumo: | A contemporaneidade e os textos contemporâneos, produzidos a partir de múltiplas semioses, colocam novos desafios aos letramentos. Segundo Dionisio (2011), ser letrado, nos dias de hoje, é ser capaz de ler e produzir significados provenientes de diversas linguagens. O professor precisa incorporar novas e variadas práticas de produção textual em suas aulas, fazendo com que o aluno se sinta estimulado a escrever. Nessa perspectiva, procuramos responder, por meio desta pesquisa, a seguinte questão: Como a utilização de práticas colaborativas de escrita, em ambiente virtual, no gênero reportagem pode contribuir para a produção textual e apropriação de multiletramentos? A pesquisa tem como objetivo geral verificar como se desenvolve a produção escrita colaborativa do gênero discursivo reportagem e os multiletramentos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do Município de Medianeira-Pr, utilizando a ferramenta digital Google Docs. Para tanto, apresentamos como objetivos específicos: identificar uso e acesso dos alunos às TDICs, e o que dizem a respeito da prática de produção textual; observar se a utilização da internet, de práticas colaborativas de escrita e de multiletramentos serve de estímulo para a escrita do aluno; verificar, nos textos produzidos pelos alunos, se houve a compreensão dos elementos constitutivos do gênero reportagem por meio da unidade didática aplicada; verificar se houve a apropriação de multiletramentos pelos alunos, considerando a utilização de links e de multissemioses/múltiplas linguagens. O trabalho foi fundamentado na Linguística Aplicada, nos Gêneros Discursivos, na Teoria dos Multiletramentos e nas Práticas Colaborativas de Escrita. Recorreremos a Bakhtin (2003), Geraldi (1993), Soares (2003; 2004), Rojo (2009; 2012), Pinheiro (2013), Ribeiro (2012), entre outros. A pesquisa é qualitativa, constituiu-se como pesquisa-ação e possui cunho etnográfico. Escolhemos o gênero reportagem e as práticas colaborativas de escrita, por meio do processador de textos Google Docs, para elaborar a unidade didática aplicada nas aulas, por possibilitarem a produção de textos multissemióticos e inserção de links e hiperlinks. Além disso, a escolha do gênero reportagem se justifica pela proposta curricular adotada pela escola em que a pesquisa ocorreu apontá-lo como um dos gêneros a serem trabalhados no 9º ano do Ensino Fundamental, e por ser um gênero que traz consigo características jornalísticas e desempenha a relevante função social de informar. Os instrumentos para geração de dados foram: os questionários aplicados aos alunos, a unidade didática elaborada, as interações realizadas durante o processo de escrita, as produções textuais dos estudantes e o diário de campo da pesquisadora. Os dados demonstraram que os alunos participaram efetivamente do processo e as produções de textos revelaram que os mesmos compreenderam os elementos constitutivos do gênero reportagem. Verificamos que as ferramentas digitais estimularam a produção escrita e que a colaboratividade e o deslocamento do foco do texto predominantemente verbal para enunciados que envolvam múltiplas linguagens e hipertexto possibilitaram a aquisição de multiletramentos. |
Abstract: | La contemporaneidad y los textos contemporáneos, producidos a partir de múltiples semiosis, plantean nuevos desafíos a los letramentos. Según Dionisio (2011), ser letrado, en los días de hoy, es ser capaz de leer y producir significados provenientes de diversos lenguajes. El profesor necesita incorporar nuevas y variadas prácticas de producción textual en sus clases, haciendo con que el alumno se sienta estimulado a escribir. En esta perspectiva, procuramos contestar por medio de esta investigación, la siguiente cuestión: ¿Cómo la utilización de prácticas colaborativas de escritura, en ambiente virtual, en el género reportaje puede contribuir a la producción textual y apropiación de multiletramentos? La investigación tuvo como objetivo general verificar cómo se desarrolla la producción escrita colaborativa del género discursivo reportaje y los multiletramentos de alumnos del 9º año de la enseñanza fundamental, de una escuela pública estatal del Municipio de Medianeira-Pr, utilizando la herramienta digital Google Docs. Para ello, presentamos como objetivos específicos: identificar el uso y acceso de los alumnos a las TDIC y lo que dicen acerca de la práctica de producción textual; observar si la utilización de Internet, de prácticas colaborativas de escritura y de multiletramentos sirve de estímulo para la escritura del alumno; verificar, en los textos producidos por los alumnos, si hubo la comprensión de los elementos constitutivos del género reportaje por medio de la unidad didáctica empleada; verificar si hubo la apropiación de multiletramentos por los alumnos, la utilización de enlaces y de multisemiosis / múltiples lenguajes. El trabajo fue fundamentado en la Lingüística Aplicada, en los Géneros Discursivos y en la Teoría de los Multiletramentos y Practicas Colaborativas de escrita, para esto recurriremos a Bakhtin (2003), Geraldi (1991), Soares (2003; 2004), Rojo (2009; 2012), Pinheiro (2013), Ribeiro (2012), entre otros. La investigación es cualitativa, constituye una investigación-acción y posee cuño etnográfico. Escogemos el género reportaje y las prácticas colaborativas de escritura, por medio del procesador de textos Google Docs, para elaborar la unidad didáctica aplicada en las clases, por posibilitar la producción de textos multissemióticos e inserción de link e hiperlinks. Además, la elección del género reportaje se justifica por la propuesta curricular adoptada por la escuela en que la investigación ocurrió señalar que es uno de los géneros a ser trabajados en el 9º año de la Enseñanza Fundamental, y por ser un género que trae consigo características periodísticas y desempeña la relevante función social de informar. Las herramientas para la generación de datos fueron: cuestionarios aplicados a los alumnos, la unidad didáctica elaborada, interacciones realizadas durante el proceso de escritura, producciones textuales de los estudiantes y el diario de campo de la investigadora. Los datos demostraron que los alumnos participaron efectivamente del proceso y las producciones de textos revelaron que los mismos comprendieron los elementos constitutivos del género reportaje. Verificamos que las herramientas digitales estimulan la producción escrita y que la colaboratividad y el desplazamiento del foco del texto predominantemente verbal para enunciados que involucran múltiples lenguajes e hipertexto posibilitan la adquisición de multiletramentos. |
Keywords: | Práticas colaborativas de escrita Gênero discursivo reportagem Multiletramentos Ensino Fundamental Prácticas colaborativas de escritura Género discursivo reportaje Multil.etramentos Enseñanza fundamental |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | SCHMAEDECKE, Mariane Inês. Práticas colaborativas de escrita e multiletramentos no 9º ano do Ensino Fundamental. 2019. 183 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4443 |
Issue Date: | 24-Apr-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras (CVL) |
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