Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4429
Tipo do documento: Tese
Title: Formação inicial docente e leitura: análise do programa PIBID
Other Titles: Formación inicial docente y lectura: análisis del programa PIBID
Autor: Rosa, Márcia Souza da 
Primeiro orientador: Castela, Greice da Silva
Primeiro membro da banca: Costa-Hübes , Terezinha da Conceição
Segundo membro da banca: Von Borstel , Clarice Nadir
Terceiro membro da banca: Carlos , Valeska Gracioso
Quarto membro da banca: Gandra , Rinaldo Ferreira
Resumo: O cenário da formação inicial das licenciaturas no Brasil recebeu nos últimos anos apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo intuito é a valorização da formação de professores para a Educação Básica. Partindo deste contexto e considerando ainda o panorama delineado pelos resultados publicados pelos mecanismos de avaliação nacional e estudos na área da leitura, questionamos nesta investigação: De que forma o PIBID de Letras em duas Instituições de Ensino Superior abordou o trabalho com a leitura? O PIBID contribuiu ou não para a capacitação de seus bolsistas em relação à concepção de leitura que estes agora, enquanto professores possuem e para a prática dessa concepção nas atividades que propõem? Diante dessas inquietações, adotamos como tema a formação inicial docente e a leitura por meio do PIBID. Os sujeitos deste estudo são licenciados em Letras, egressos do programa, oriundos de duas IES do estado do Paraná, uma estadual e outra federal. Logo, este estudo apresenta dois objetivos gerais, o primeiro analisar o trabalho com a leitura desenvolvido na formação inicial dos egressos e ainda analisar a concepção de leitura e a prática adotada pelos ex-bolsistas em relação ao ensino-aprendizagem desta habilidade. Também adotamos como objetivos específicos: Caracterizar a formação inicial em leitura no PIBID, desenvolvida no subprojeto de Língua Portuguesa do IFPR de Palmas - PR e no subprojeto de Língua Espanhola da Unioeste de Cascavel - PR. (entre os anos 2007 e 2015); Verificar o perfil dos egressos do PIBID das IES analisadas; Reconhecer quais são suas concepções de leitura; Identificar os discursos dos egressos em relação ao que aprenderam sobre leitura nos subprojetos e a sua prática com a leitura. Para atender a esses objetivos, utilizamos as bases teóricas da concepção de linguagem como forma de interação, de acordo com Bakhtin (2003) e Bakhtin/Volochínov (2009), bem como as concepções de leitura, tratadas por autores como Geraldi (1996, 1997), Solé (1998), Leffa (1999), Kleiman (1999, 2002), Colomer e Camps (2002) entre outros. Optamos pela pesquisa de base qualitativa de cunho interpretativista e também usamos alguns recursos da pesquisa quantitativa. Assim, o enfoque metodológico foi desenvolvido a partir de Erickson (2001), André (2001), Denzin e Lincon (2006), Fabricio (2006), Gil (2008), Flick (2009), Angrosino (2009), De Grande (2011), Bortoni-Ricardo (2008, 2012, 2013) e outros. Nosso ponto de partida são os postulados da Linguística Aplicada, conforme Cavalcanti (1986, 2001) e Moita Lopes (1996, 2006). Os instrumentos e procedimentos de pesquisa foram a análise documental, a aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que houve muitas contribuições do PIBID, não só para formação inicial docente ao aproximar a universidade da escola, mas especialmente quanto ao trabalho com leitura. Conhecimentos estes que hoje fazem parte da prática dos ex-pibidianos.
Abstract: El escenario de la formación inicial de las licenciaturas en Brasil ha recibido en los últimos años apoyo del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID), cuyo propósito es la valorización de la formación de profesores para la Educación Básica. A partir de este contexto y considerando el panorama delineado por los resultados publicados por los mecanismos de evaluación nacional y estudios en el área de la lectura, cuestionamos en esta investigación: ¿De qué forma el PIBID de Letras en dos Instituciones de Enseñanza Superior abordó el trabajo con la lectura? ¿El PIBID contribuyó o no a la capacitación de sus becarios en relación a la concepción de lectura que éstos ahora, mientras los profesores poseen y para la praxis de esa concepción en las actividades que proponen? Ante estas inquietudes, adoptamos como tema la formación inicial docente y la lectura a través del PIBID. Los sujetos de este estudio son licenciados en Letras, egresados del programa, oriundos de dos IES del estado de Paraná, una estadual y otra federal. Por lo tanto, este estudio presenta dos objetivos generales, el primero analizar el trabajo con la lectura desarrollado en la formación inicial de los egresados y aún analizar la concepción de lectura y la praxis adoptada por los ex becarios en relación a la enseñanza-aprendizaje de esta habilidad. Hemos establecido los siguientes objetivos: Caracterizar la formación inicial en la lectura en PIBID, desarrollado en el subproyecto de la IFPR portuguesa de Palmas - PR y Español Idioma subproyecto Unioeste de Cascavel - PR. (entre los años 2007 y 2015); Verificar el perfil de los egresados del PIBID de las IES analizadas; Reconocer cuáles son sus concepciones de lectura; Identificar los discursos de los egresados en relación a lo que aprendieron sobre lectura en los subproyectos y su praxis con la lectura. Para atender a estos objetivos, utilizamos las bases teóricas de la concepción del lenguaje como forma de interacción, de acuerdo con Bakhtin (2003) y Bakhtin / Volochínov (2009), así como las concepciones de lectura, tratadas por autores como Geraldi (1996, 1997) (1998), Leffa (1999), Kleiman (1999, 2002), Colomer y Camps (2002) entre otros. Optamos por la investigación de base cualitativa de cuño interpretativista y también usamos algunos recursos de la investigación cuantitativa. En este sentido, el enfoque metodológico se desarrolló a partir de Erickson (2001), André (2001), Denzin y Lincon (2006), Fabricio (2006), Gil (2008), Flick (2009), Angrosino (2009), De Grande (2009) (2011), Bortoni-Ricardo (2008, 2012, 2013) y otros. Nuestro punto de partida son los postulados de la Lingüística Aplicada, según Cavalcanti (1986, 2001) y Moita Lopes (1996, 2006). Los instrumentos y procedimientos de investigación fueron el análisis documental, la aplicación de cuestionario y realización de entrevista semiestructurada. Los resultados apuntan que hubo muchas contribuciones del PIBID, no sólo para formación inicial docente al aproximar la universidad de la escuela, pero especialmente en cuanto al trabajo con lectura. Conocimientos estos que hoy forman parte de la praxis de los ex-pibidianos.
Keywords: Formação Inicial
Leitura
PIBID
Formación inicial
Lectura
PIBID.
CNPq areas: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: ROSA, Márcia Souza da. Formação inicial docente e leitura: análise do programa PIBID. 2019. 205 P. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4429
Issue Date: 13-Mar-2019
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIA_ROSA_2019.pdfArquivo completo2.24 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons