Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4383
Tipo do documento: Dissertação
Title: Um olhar sobre as práticas de ensino em escolas de surdos de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo no 4º e 5º anos do ensino fundamental
Other Titles: An outlook about teaching practices in deaf schools of Cascavel, Foz do Iguaçu and Toledo in the 4th and 5th years of elementary school
Autor: Wagner, Katiuscia 
Primeiro orientador: Boscarioli, Clodis
Primeiro membro da banca: Zara, Reginaldo Aparecido
Segundo membro da banca: Taveira, Cristiane Correia
Resumo: Esta pesquisa voltada à educação de surdos na proposta bilíngue objetivou investigar se os professores que atuam nas escolas bilíngues para surdos estão conseguindo realizar adaptações didático-metodológicas aos surdos no Ensino Fundamental I nas Escolas de Surdos das cidades de Cascavel, Toledo e Foz de Iguaçu, e sobre as práticas e estratégias metodológicas adotadas no planejamento de suas aulas. Foram entrevistados, no ano de 2017, professores de alunos surdos das escolas ACAS, APASFI e APADA, bem como observadas aulas nas duas primeiras escolas, verificando a compreensão sobre a educação de surdos e as adaptações didático-metodológicas por eles realizadas na proposta educacional bilíngue, a fim de atender às especificidades educacionais destes alunos. Como produto desse estudo, há uma reflexão acerca das práticas educacionais para surdos, evidenciando fatores que influenciam na sua aprendizagem, as adaptações necessárias para esse ensino, e que novas metodologias podem ser mais efetivas para o ensino de crianças surdas.
Abstract: This research, which focus on the bilingual deaf education, aims on investigating if the teachers that work on these bilingual schools for deaf are being able to perform methodologic didactic adaptations to teach Portuguese as a second language for the Elementary School deaf in the Deaf Schools in the cities of Cascavel, Toledo and Foz do Iguaçu – Paraná – Brazil and the methodologic strategies and practice on their class planning. The motivation for this paper came from my personal experience as a deaf in my school life. In 2017 teachers and deaf students from the schools ACAS, APASFI and APADA have been interviewed, and also, on the first two schools, Portuguese classes have been watched, certifying the understanding of the deaf education and the methodologic-didactic adaptations accomplished by them in the bilingual education proposal to attend the educational singularities from these students. As a suggestion from the result of this research, an afterthought about the educational practices for deaf, highlighting the points that influence on the deaf learning process and the adaptations necessary for this teaching. We hope the teachers understand that the new methodologies can be more effective on their classes for deaf children.
Esta pesquisa, se vuelve enfocada a la educación de sordos, en la propuesta bilingüe para sordos están consiguiendo realizar adaptaciones didáctico metodológicas, para enseñar el portugués como segunda lengua a los sordos en la enseñanza fundamental I, en las Escuelas de Sordos de las ciudades de Cascavel, Toledo y Foz de Iguazú, y sobre prácticas y estrategias metodológicas en el plan de sus clases. La motivación para ese trabajo, vino de las experiencias que como sorda tuve en mi vida escolar. Fueron entrevistados, en el año de 2017, profesores de alumnos sordos de las escuelas ACAS, APASFI e APADA, así como observadas clases de portugués en las dos primeras escuelas, verificando la comprensión sobre la educación de sordos y las adaptaciones didáctico metodológicas para atender las especificaciones educacionales de eses alumnos. Se sugiere como producto de ese estudio una reflexión de las prácticas educacionales para sordos, evidenciando los factores que influencian en el aprendizaje por parte del sordo y las adaptaciones necesarias para ese enseño. Se espera que los profesores comprendan que nuevas metodologías pueden ser más efectivas en sus clases para la enseñanza de niños sordos.
Keywords: Educação bilíngue
Práticas pedagógicas
Escola de surdos
Adaptação de materiais
Bilingual education
Pedagogical practices
Deaf school
Material adaptation
Educación bilingüe
Prácticas pedagógicas
Escuela de sordos
Adaptación de materiales
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: WAGNER, Katiuscia. Um olhar sobre as práticas de ensino em escolas de surdos de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo no 4º e 5º anos do ensino fundamental. 2018. 103 p. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4383
Issue Date: 17-Aug-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Katiuscia_Wagner_2019.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons