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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4291
Tipo do documento: Tese
Title: Saberes indígenas na escola e os efeitos de sentido sobre uma língua que caminha
Other Titles: Savoirs indigènes dans l´ecole et les effets du sens sur une langue qui marche
Autor: Figueiredo, Alexandra Aparecida de Araújo 
Primeiro orientador: Soares, Alexandre Sebastião Ferrari
Primeiro membro da banca: Soares, Alexandre Sebastião Ferrari
Segundo membro da banca: Cattelan, João Carlos
Terceiro membro da banca: Garcia, Dantielli Assumpção
Quarto membro da banca: Limberti, Rita de Cassia Pacheco
Quinto membro da banca: Fernandes, Célia Bassuma
Resumo: Caminhar em direção à compreensão dos efeitos de sentido entre os interlocutores é transitar entre a instabilidade e a possibilidade de rupturas. O discurso sobre o sujeito-índio sempre foi uma questão de intranquilidade social, sempre esteve numa posição marginalizada, sempre lhe foi negada a possibilidade de imposição de sentido na ordem do discurso. Contudo, o caráter heterogêneo das Formações Discursivas, mesmo determinando o que pode e deve se dito, possibilita outros sentidos pela existência de suas brechas, as contradições irrompem e desta forma, o sujeito resiste. A historicidade que contempla esse sujeito nos mostra um processo de silenciamento que tenta cercear tanto os sentidos, quanto os sujeitos. Por isso, esta pesquisa tem como tema os efeitos de sentido sobre a língua indígena e, por conseguinte, sobre o próprio sujeito, visto sua constituição de sujeito/língua/alma. Assim, buscamos entender os pré-constuídos que sustentam os discursos e os efeitos de sentido que eles produzem. Baseados no escopo teórico da Análise do Discurso de linha francesa, mais especificamente nos textos de Pêcheux (1977, 1990, 2004 e 2011), Orlandi (1990, 2001, 2007), Mariani (1998, 2002, 2003, 2004 e 2015) e Foucault (1996, 2004, 2010, 2014), buscamos compreender a memória, os silenciamentos, as formações imaginárias presentes e os efeitos de sentido materializado nos discursos do indígena guarani/kaiowá. Mobilizar os conceitos propostos por esses teóricos foi fundamental para entender a constituição dos discursos, suas repetições, silêncios e resistências relacionados ao sujeito-índio. A materialidade discursiva recortada como corpus de análise é constituída por vinte e nove entrevistas realizadas com a comunidade indígena das aldeias do município de Dourados MS. Assim, como tratamento e análise, foram realizadas subdivisões em Sequências Discursivas. Dessa forma, elas foram analisadas pelo aporte teórico da Análise do Discurso, juntamente com dados de estudos da área da Antropologia e da História. Como resultado, entendemos que mesmo após a imposição de uma imagem distorcida e pejorativa iniciada com as descrições de Caminha, a língua-alma-sujeito resiste e caminha na tentativa de impor sentidos na ordem do discurso. O sistema de confinamento e a proximidade das aldeias com os centros urbanos têm resultado em resistência entre os indígenas mais jovens, fazendo com que neguem suas origens e sua língua. A Formação Discursiva dominante tenta impor apenas um sentido ao sujeito e moldar os discursos que circulam e sua formação social, porém as brechas presentes em suas fronteiras tênues, fazem com que outros sentidos possam escapar e reatualizar os dizeres das FDs. Assim, o sujeito/língua/alma, mesmo tendo seu guyrá silenciado, caminha na busca de condições de produção que possibilitem alçar voos e permitir a circulação da boa palavra.
Abstract: Marcher en relation à comprehension des effets du sens entre les interlocuteurs à circuler entre l´instabilité et la possibilité de ruptures. Le discours sur le sujet-indien a été toujours une question de malaise social, a été toujours une position marginalisée, a été toujours nié la possibilité d´imposition du sens dans l`ordre du discours. Cependant, le caractère héterogeneo des Formations Discursives, aussi determinant ce que peut et doit être dit, possibilité autres sens par l´existence de ses lacunes, les contraditions éclatent et ansi, le sujet resiste. La historicité qui envisage ce sujet nous montre un processus de faire taire qui essaye limiter aussi les sens que les sujets. À cause de cela, cette recherche a comme thème les effets du sens sur la langue indigène et donc, sur le propre sujet, vu sa constituition de sujet/langue/âme. Ansi, cherchons comprendre les pre-constitués que soutien les discours et les effets du sens qu`íls produisent. Basés, dans propôs téorique de l´Analyse du Discours de ligne française, mais spécifiquement dans les textes de Pêcheux (1977, 1990, 2004, et 2011), Orlandi (1996, 2004, 2010, 2014) Mariani (1998, 2002, 2003, 2004, et 2015) et Foucault (1996, 2004, 2010, 2014) cherchons comprendre la mémoire, les faire taire, les formations imaginaires presentes et les effets du sens materialisé dans les discours du indigène guarani/Kaiowá. Mobiliser les conceptes proposés par ces théoriciens a été fondamental pour comprendre la constituition des discours ses répetions, silences, et résistences relacionées au sujet-indien. La materialité discursive recadrée comme corpus d´ánalyse est constituée par vingt-neuf entrevue realisée comme la communauté indigène des villages du municipalité de Dourados/Ms. Ansi, comme traitement et analyse, ont été realisées subdivisions en seuqences Discursives. De cette manière, elles ont été analyses pour la contribuition théorique de l´Analyse du Discours, ensemble les donnés d´etudes dans l´area de l´Antropologie et de l´Histoire. Comme résulat, comprenons que même après l´imposition d´une image déformée et péjorative iniciée avec les descriptions de marche, la langue-âme-sujet, resiste et marche dans la tentative d´imposer sens dans l´ordre du discours. Le système d´enfermement et la proximité des villages avec les centre urbains a résultat en résistence entre les indigènes plus jeunes, en faisant avec qui nient ses origines et sa langue. La Formation Discursive dominante essaye mettre seule un sens au sujet et moduler les discours qui circulent et sa formation social, cependant les lacunes presentes dans ses fronteires ténues, font que les autres sens puissent fuir et réactualiser les dictons des FDs. Ains, le sujet/langue/âme, même ayant son guyrá silencié, marche dans la recherche de conditions de productions qui possibilitent atteindre vols et permettre la circulation de la bonne parole.
Keywords: Língua Indígena
Saberes Tradicionais
Análise de Discurso
Condições de Produção
Langue indigène
Savoirs traditionnels
Analyse du Discours
Conditions de Production
CNPq areas: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: FIGUEIREDO, Alexandra Aparecida de Araújo. Saberes indígenas na escola e os efeitos de sentido sobre uma língua que caminha. 2019. 158 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4291
Issue Date: 12-Feb-2019
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

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