Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4224
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | “Eis que tudo se fez (quase) novo”: sobre a conversão de ex-prostitutas |
Other Titles: | “Behold, all things have become (almost) new”: the religious conversion of ex-prostitutes |
Autor: | Ferreira, Nilton César |
Primeiro orientador: | Soares, Alexandre Sebastião Ferrari |
Primeiro membro da banca: | Soares, Alexandre Sebastião Ferrari |
Segundo membro da banca: | Barros, Renata Chrystina Bianchi de |
Terceiro membro da banca: | Garcia, Dantielli Assumpção |
Resumo: | A pesquisa ora apresentada é resultado das reflexões sobre o funcionamento de um discurso pentecostal do cristianismo brasileiro e que vincula fortemente a reintegração social de sujeitos marginalizados, sobretudo de mulheres que praticaram outrora a prostituição como ofício, a uma proposta soteriológica de conversão religiosa. A análise da materialidade linguística é que permite a compreensão dos sentidos que derivam da inscrição da língua(gem) na história. Nesse processo discursivo, depreende-se que a ideologia é o que produz uma naturalização dos sentidos, colocando o homem na relação imaginária com suas condições materiais de existência. De modo não apenas a afetar o sujeito, mas a constituí-lo. O corpus dessa pesquisa constitui-se a partir de entrevistas realizadas com determinados sujeitos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, especificamente do Ministério do Belém, dentre os quais, um pastor evangélico, uma líder do grupo de senhoras e duas ex-prostitutas convertidas à religião pentecostal. Com isso, o presente trabalho surge como uma oportunidade fecunda para verificarmos como os cristãos pentecostais significam a experiência de conversão religiosa. As entrevistas são analisadas como uma abordagem discursiva, buscando compreender como essa denominação evangélica funciona como um aparelho ideológico, cujos discursos vinculam o abandono da prostituição feminina à vivência religiosa. A escolha pelo aporte teórico da Análise do Discurso de orientação francesa é devido a investigar a ordem dos enunciados, permitindo uma reflexão acerca dos sentidos cristalizados no discurso de determinados sujeitos cristãos. Como resultado desse processo de investigação, entendemos que a prostituição é considerada no Ocidente como uma conduta moralmente repreensível. Observamos, inclusive, que, embora a proposta de conversão religiosa seja apresentada como mais eficaz na ressocialização de sujeitos marginalizados, esse discurso falha em relação às mulheres que foram prostituídas, dado o estigma social que sofrem. |
Abstract: | The research presented here is the result of reflections on the functioning of a Pentecostal discourse of Brazilian Christianity which strongly links the social rehabilitation of marginalized subjects, especially women who once prostitute themselves, to a soteriological proposal of religious conversion. The analysis of linguistic materiality allows the understanding of the meanings derived from the inscription of the language in history. In this discursive process, one can deduce that ideology is what produces a naturalization of the senses, placing man in the imaginary relation with his material conditions of existence, in order not only to affect the subject, but to mold it. The corpus of this research is based on interviews with certain subjects of the Evangelical Church Assembly of God, specifically the Belém Ministry, among them, an evangelical pastor, a representative of the group of ladies and two ex-prostitutes converted to the Pentecostal religion. With this regard, the present research appears as a fruitful opportunity to verify how the Christian-Pentecostal subjects validate the experience of religious conversion. The interviews are analyzed as a discursive approach, seeking to understand how such an evangelical denomination arise as an ideological apparatuses, insofar as those discourses link the abandonment of female prostitution to religious experience. The choice by the theoretical contribution of the Discourse Analysis of French orientation aims to investigate the order of the statements, which allows a reflection on the crystallized senses present in the discourse of certain Christian subjects. As a result of this process of investigation, we understand that prostitution is seen as morally reprehensible in the West. We also observed that, although the conversion proposal is presented as more effective regarding re-socialization of marginalized subjects, this discourse fails in relation to women who once practiced prostitution, given the social stigma they suffer. |
Keywords: | Conversão religiosa Prostituição feminina Controle social Ideologia Religious conversion Female prostitution Social control Ideology |
CNPq areas: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | FERREIRA, Nilton César. “Eis que tudo se fez (quase) novo”: sobre a conversão de ex-prostitutas. 2019. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4224 |
Issue Date: | 8-Feb-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nilton_Ferreira2019.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License