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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4109
Tipo do documento: Tese
Title: Contos fonsequianos: um estudo sobre os modos escrita
Other Titles: Fonsequian contents: a study of the writing modes
Autor: Rios, Ana Lúcia Moreira 
Primeiro orientador: Silva , Regina Coeli Machado e
Primeiro membro da banca: Guizzo , Antonio Rediver
Segundo membro da banca: Araujo , Susylene Dias de
Terceiro membro da banca: Lottermann , Clarice
Quarto membro da banca: Ozelame , Josiele Kaminski Corso
Resumo: Este trabalho buscou compreender os processos empregados na escrita de Rubem Fonseca e as características que o mantêm na literatura contemporânea. Esta tese trouxe como problema verificar que características da narrativa contemporânea se fazem presentes nos contos fonsequianos, as quais aproximam ou distanciam das discussões literárias a respeito do gênero conto, de forma a compreender como o escritor consegue manter-se no estatuto literário da arte na contemporaneidade. A escolha pelo autor Rubem Fonseca deveu-se ao enfoque temático que adota em sua produção contemporânea para tratar de assuntos que permeiam o cotidiano dos indivíduos e aos modos de narrar, os quais convidam o leitor a participar dos eventos. Para este estudo, foram elencados os contos do escritor Rubem Fonseca: Belinha e Teresa do livro Ela e outras mulheres (2006), que contribuíram para a compreensão da subversão de papéis sobre o tema vilão/herói; O Ciclista, O matador de Corretores, O filho e Conto de amor do livro Amálgama (2013) que ajudaram a desvelar o caráter humano das personagens diante da tragicidade e os contos Quem vê cara não vê coração e Fazer as pessoas rirem e se sentirem felizes de Histórias Curtas (2015), que contribuíram para a reflexão sobre as misérias humanas a partir da focalização da voz dos narradores, cujas narrativas apresentam características distintas nos modos de escrita, constituindo um verdadeiro mosaico. Os contos selecionados e o arcabouço teórico contribuíram para a identificação de traços que compõem a narrativa de Rubem Fonseca e os temas adotados pelo escritor mostraram por que Rubem Fonseca se mantém como autor relevante para a literatura na contemporaneidade, visto como signo de transgressividade. A fim de comprovar o estudo, utilizou-se o método bibliográfico, amparado em análises comparadas que subsidiaram as reflexões sobre as produções do autor, bem como de seu estatuto literário. A organização dos capítulos contribuiu para o esclarecimento sobre os modos de escrita, bem como o posicionamento do autor Rubem Fonseca no contexto contemporâneo por meio das análises no conjunto das obras elencadas para este estudo. Esta tese proporcionou novos olhares ao processo de escrita nos estudos literários contemporâneos brasileiros, desestabilizando algumas convenções narrativas composicionais quanto aos modos de escrita, apontando para a possibilidade de outras textualidades ficcionais.
Abstract: This work sought to understand the processes employed in the writing of Rubem Fonseca and the characteristics that maintain him in the contemporary literature. This thesis had as a problem to verify what characteristics of the contemporary narrative are present in the Fonseca's short stories, which approach or distance from the literary discussions about the genre, in order to understand how the writer manages to remain in the literary status of contemporary art. The choice by the author Rubem Fonseca was due to the thematic focus that he adopts in his contemporary production to deal with subjects that permeate the daily life of the individuals and the modes of narration, which invite the reader to participate in the events. For this study, the short stories of the writer Rubem Fonseca: Belinha and Teresa of the book She and other women (2006), contributed to the understanding of the subversion of roles on the subject villain / hero; The Cyclist, The killer of Brokers, The son and Tale of love of the book Amalgam (2013) helped to unveil the human character of the characters in the face of tragic and tales Who sees face does not see heart and Make people laugh and feel happy of Short Stories (2015), which contributed to the reflection on human miseries by focusing on the voice of the narrators, whose narratives have different characteristics in the modes of writing, constituting a true mosaic. The selected stories and the theoretical framework contributed to the identification of traits that make Rubem Fonseca's narrative and the themes adopted by the writer showed why Rubem Fonseca remains a relevant author for contemporary literature, seen as a sign of transgressiveness. In order to prove the study, the bibliographic method was used, supported by comparative analyzes that subsidized the reflections on the author's productions, as well as their literary status. The organization of the chapters contributed to the clarification of the modes of writing, as well as the positioning of the author Rubem Fonseca in the contemporary context through the analyzes in the set of works listed for this study. This thesis gave new insights to the writing process in contemporary Brazilian literary studies, destabilizing some compositional narrative conventions regarding the modes of writing, pointing to the possibility of other fictional textualities.
Keywords: Rubem Fonseca
Narrativa
Contística
Escritura
Rubem Fonseca
Narrative
Writing Tale
Writing
CNPq areas: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: RIOS, Ana Lúcia Moreira. Contos fonsequianos: um estudo sobre os modos escrita. 2018. 149 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4109
Issue Date: 30-Nov-2018
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

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