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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4104
Tipo do documento: Dissertação
Title: Nomes próprios no romance contemporâneo O Berro do Cordeiro em nova York: um estudo onomástico exploratório
Other Titles: Proper names in the contemporary romance O Berro do Cordeiro em nova York: an onomastic exploratory study
Autor: Camargo, Amanda Kristensen de 
Primeiro orientador: Seide , Márcia Sipavicius
Primeiro membro da banca: Seide, Márcia Sipavicius
Segundo membro da banca: Fiuza, Adriana Aparecida de Figueiredo
Terceiro membro da banca: Pereira, Vinicius Carvalho
Resumo: As indagações em relação ao nome próprio: sua natureza linguística, função identificadora, sua correlação para com a personalidade do nomeado, sua motivação/imotivação, face conotativa entre outras questões são tão antigas quanto o próprio ato social de nomear. Buscando rever tais questões de origem socionomástica e relacioná-las à Literatura – enquanto produto artístico-social e que, portanto, dialoga com a sociedade –, esta pesquisa, de cunho onomástico-literárioexploratório, propõe uma comparação da nomeação ficcional contemporânea em relação à nomeação contemporânea em sociedade, ressaltando no continuum de nomes muito ou pouco miméticos em relação a muito ou pouco conotativos as diferentes funções linguísticas e literárias dos onomas – antropônimos, topônimos e panteônimos – imersos no discurso híbrido do romance contemporâneo brasileiro O berro do Cordeiro em Nova York, de Tereza Albues (1995). Em meio à coleta de dados onomásticos, o corpus literário contemporâneo por nós selecionado se mostrou onomasticamente ainda mais frutífero do que inicialmente esperado, fato que possibilitou a constatação da relevância teórica de sua estética autoficcional e migrante híbrida para o enriquecimento de nossas considerações, uma vez que a atuação performativa de Tereza, como narradora-personagem sem nome e a descrição de suas errâncias, contribuiu para uma base material bastante sólida que praticamente instituiu a metodologia de nossa análise. Fora perceptível que, por mais miméticos que os onomas possam inicialmente parecer – próximos à nomeação na sociedade contemporânea, geralmente não motivada etimologicamente ou conotativamente – na maioria das vezes, no discurso literário, tais onomas propõem asserções simbólicas que ultrapassam a mimese sócioonomástica, misturando-se a esta. Assim, a classificação dos onomas por nós proposta não se fez estanque, mas sim um continuum no qual os nomes mais ou menos miméticos e mais ou menos conotativos se encontram ortogonalmente e acompanham a linguagem literária – também não estanque – em seu grau máximo performativo.
Abstract: The inquiries about proper name: its linguistic nature, identifying function, its correlation with the named personality, its motivation/immotivation, connotative face among other questions are as old as the social act of naming. Wishing to review these questions of socionomastic origin and relate them to Literature – as an artisticsocial product and that, therefore, dialogue with the society –, this research, with an onomastic-literary-exploratory nature, proposes a comparison of contemporary fictional nomination related to the society contemporary nomination, highlighting in the continuum of very or little mimetic names related to very or little connotative the linguistic and literary different functions of onomas – anthroponyms, toponyms and pantheonyms – immersed in the hybrid discourse of the contemporary Brazilian romance O berro do Cordeiro em Nova York, by Tereza Albues (1995). Through the onomastic data collect, the contemporary literary corpus selected by us seemed even more onomasticly fruitful then expected initially, fact that allowed the confirmation of the theoretical relevance of its autoficcional aesthetics and hybrid migrant to the enrichment of our considerations, once the performative performance of Tereza, as character-narrator without name and the description of her errands, contributed to a pretty solid material basis that practically instituted the methodology of our analysis. It was noticeable that, as much mimetic as the onomas can initially show up – close to the contemporary society nomination, usually non-motivated etymologically or connotatively –, in the literary discourse, those onomas mostly propose symbolic assertions that exceed the socio-onomastic mimese, mixing up to it. This way, the onomas classification proposed by us is not final, but a continuum in which the names more or less mimetic and more or less connotative are find orthogonally and follow the literary language – equally not final – on its maximum performative degree.
Keywords: Onomástica
Onomástica Literária
Antroponomástica
Tereza Albues
Onomastic
Literary Onomastic
Anthroponymy
Tereza Albues
CNPq areas: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: CAMARGO, Amanda Kristensen de. Nomes próprios no romance contemporâneo O Berro do Cordeiro em nova York: um estudo onomástico exploratório. 2018. 159 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4104
Issue Date: 13-Dec-2018
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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