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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3881
Tipo do documento: Dissertação
Title: Mídias sociais e cocriação de valor: Análise sobre práticas cocriativas no contexto de uma organização sem fins lucrativos
Other Titles: Social media and value co-creation: Analysis of co-creative practices in the context of a nonprofit organization
Autor: Carvalho, Fabiana Miranda Reis de 
Primeiro orientador: Miura, Marcio Nakayama
Primeiro coorientador: Ribeiro, Ivano
Primeiro membro da banca: Miura, Marcio Nakayama
Segundo membro da banca: Ribeiro, Ivano
Terceiro membro da banca: Rojo, Claudio Antonio
Quarto membro da banca: Stefano, Silvio Roberto
Resumo: A Lógica Dominante do Serviço (LDS) é uma abordagem na qual o serviço é a base do sistema de trocas. No cerne dessa abordagem, reside assunção de que a criação de valor é estabelecida por meio da interação entre empresas, clientes e demais stakeholders. Nesse ambiente, as empresas são pressionadas a realizar uma abordagem mais participativa, que tem sido amplamente facilitada pelas comunidades online hospedadas nas mídias sociais. Essas plataformas têm assumindo uma importância sem precedentes para a comunicação entre clientes e organizações, sejam elas comerciais ou não, e constituem canais propícios à cocriação de valor. Uma vez que a perspectiva da LDS supera o paradigma tradicional que se baseava na troca de mercadorias, o estudo analisou a cocriação de valor na comunidade online de uma organização sem fins lucrativos (OSFL) internacionalmente conhecida, e a relação da cocriação com o comprometimento com a comunidade e com a lealdade à marca. A pesquisa levou em consideração a representatividade das organizações sem fins lucrativos para a sociedade, e a ampliação dos desafios para atrair e manter voluntários. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um survey com 534 membros da comunidade. Os dados coletados foram analisados empregando-se a modelagem de equações estruturais (Structural Equation Models - SEM), com estimação dos “Mínimos Quadrados Parciais” (PLS-PM), por meio das ferramentas oferecidas pelo software SmartPLS 3. Os resultados apoiaram o modelo conceitual de cocriação de valor em comunidades online de OSFL’s, indicando que os membros da comunidade baseiam suas avaliações de valor em três elementos: Experiência, Interação Interpessoal e Relações Sociais. Esses elementos explicaram, significativamente, o comprometimento com a comunidade e a lealdade à marca, validando a importância dessa estratégia de marketing também no contexto OSFL’s. As implicações teóricas e práticas desses resultados são discutidas, bem como as limitações e indicações para futuras pesquisas.
Abstract: The SD-Logic is an approach in which service is the basis of the system of exchanges. At the heart of this approach lies the assumption that value creation is established through interaction among companies, customers and other stakeholders. In this environment, companies are pressured to take a more participatory approach, which has been greatly facilitated by online communities hosted on social media. These platforms have assumed unprecedented importance for the communication among customers and organizations, whether they are commercial or not and are conducive channels to value co-creation. Since the SD-Logic perspective outweighs the traditional commodity exchange paradigm, the study analyzed the value co-creation in an online community of an internationally known nonprofit organization and its relationship towards community’s engagement and to the brand’s loyalty. The research took into account the representativeness of nonprofits organizations to society, and the broadening of the challenges to attract and retain volunteers. To reach the proposed goal, a survey was conducted with 534 community members. The collected data were analyzed using the structural equation modeling (SEM), with estimation of the Partial Least Squares - Path modelling (PLS-PM), through the tools offered by SmartPLS 3 software. The results supported the conceptual model of value co-creation in online communities of NPOs, indicating that community members base their value assessments on three elements: Experience, Interpersonal Interaction, and Social Relationships. These elements significantly explained the commitment towards the community and to the brand’s loyalty, validating the importance of this marketing strategy also in the NPO context. Theoretical and practical implications of these outcomes are discussed, as well as the limitations and indications for future researches.
Keywords: Estratégia
Lógica Dominante do Serviço
Cocriação de Valor
Mídias Sociais
Organizações sem fins lucrativos
Strategy
Service-dominant logic
Value co-creation
Social media
Nonprofit organizations
CNPq areas: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: CARVALHO, Fabiana Miranda Reis de. Mídias sociais e cocriação de valor: Análise sobre práticas cocriativas no contexto de uma organização sem fins lucrativos. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3881
Issue Date: 12-Apr-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

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