Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3758
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZuanazzi, Natanael Ricardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137041375693884por
dc.contributor.advisor1Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.contributor.referee1Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.contributor.referee2Sampaio, Fernando dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9668088942812012por
dc.contributor.referee3Turmena, Leandro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505672969409490por
dc.date.accessioned2018-06-15T14:06:08Z-
dc.date.issued2018-03-07-
dc.identifier.citationZUANAZZI, Natanael Ricardo. Projeto juventude semeando terra solidária: avanços e limites. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3758-
dc.description.resumoA discussão em torno de temáticas como trabalho, educação e movimentos sociais se apresenta com considerável importância e nos remete a análise de um processo de formação que envolve ambos os temas, o Projeto Juventude Semeando Terra Solidaria. Nos propomos neste trabalho, através de uma pesquisa de cunho qualitativo e sob metodologia avaliativa, analisar tal projeto desenvolvido pela FETRAF-SUL/CUT em parceria com a UFFS e o MDA, procurando contextualizara temática de estudo debatendo sobre o processo histórico e dialético de reestruturação produtiva, destacando seus desdobramentos na agricultura brasileira, debatendo como esse contexto influenciou e influencia para a divisão das classes sociais e a relações de classe no campo brasileiro. Além disso, procuramos destacar como surgiu e se organizou a organização sindical no campo no Brasil, e como se dá a organização específica da FETRAF-SUL/CUT, bem como sua política de formação para os agricultores, destacando o Projeto Terra Solidária, projeto base para a construção do processo educativo foco do presente trabalho. Analisando como essas relações anteriormente citadas influenciam especificamente sobre o projeto objeto deste estudo, identificamos que: A percepção da FETRAF-SUL/CUT sobre a categoria de agricultor familiar não está bem definida teoricamente; A opção teórica da FETRAF-SUL/CUT não parte de forma clara do materialismo histórico dialético; Esta indefinição teórica é determinante para sua ação política; O Projeto Juventude Semeando Terra Solidária assume um projeto de desenvolvimento que indica a manutenção de uma proposta de agricultura e não a superação de um modelo produtivo; Embora os limites teóricos apresentados, é um processo de formação que, mesmo não contemplando de forma integral, mas se concretiza como um grande avanço para a FETRAF/SUL-CUT, pois embora seu posicionamento teórico é confuso e não definido, será em ambientes formativos que o mesmo irá se definir.por
dc.description.abstractA discussion around themes such as work, education and movements presents a concept of considerable importance and analyzes a process of formation that involves all themes, the Semeando Terra Solidaria Youth Project. Our proposal in the work, through a research of qualitative and solution knowledge, a study project developed by FETRAF-SUL / CUT in partnership with UFFS and MDA, trying to contextualize the study topic debating about the historical and dialectical process of restructuring Production, highlighting its unfolding in Brazilian agriculture, debating how this context influenced and influences the division of classes class editions in the Brazilian field. In addition, we sought to transport and organize a trade union organization in the field in Brazil, and how a specific FETRAF-SUL / CUT organization is given, as well as its training policy for farmers, highlighting the Terra Solidaria Project, a project base for the construction of the educational process focus of our work. Analyzing how these relations, for example, cited specifically influence the project object of our study, we identify that: The perception of FETRAF-SUL / CUT on a category of family farmer is not well defined theoretically; The theoretical choice of FETRAF-SUL / CUT is not a clear part of dialectical historical materialism; This theoretical and determinant indefinition for its political action; The Semeando Terra Solidária Youth Project assumes a development project that indicates a maintenance of a proposal of agriculture and not an overcoming of a productive model; Although they are not contemplating in a comprehensive way but it is a great step forward for FETRAF / SUL-CUT, because it is their theoretical and confused and undefined positioning, whether in training environments or not.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabielle Cheuczuk (fabielle.cheuczuk@unioeste.br) on 2018-06-15T14:06:08Z No. of bitstreams: 2 PROJETO JUVENTUDE SEMEANDO TERRA SOLIDÁRIA - AVANÇOS E LIMITES - Natanael Ricardo Zuanazzi.pdf: 993222 bytes, checksum: b7678d046a0df3049bc26426c7c70d22 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-15T14:06:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PROJETO JUVENTUDE SEMEANDO TERRA SOLIDÁRIA - AVANÇOS E LIMITES - Natanael Ricardo Zuanazzi.pdf: 993222 bytes, checksum: b7678d046a0df3049bc26426c7c70d22 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-03-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMovimentos Sociaispor
dc.subjectProjeto Juventude Semeando Terra Solidáriapor
dc.subjectWorkeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSocial movementseng
dc.subjectYouth Project Semeando Terra Solidáriaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProjeto juventude semeando terra solidária: avanços e limitespor
dc.title.alternativeYouth project semeando terra solidária: advances and limitseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons