Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Hernestina da Silva Fiaux-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1523690522469381por
dc.contributor.advisor1Bastos, Carmen Celia Barradas Correia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723065289200115por
dc.contributor.referee1Fernandes, Sueli de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570225428889640por
dc.contributor.referee2Szymanski, Maria Lídia Sica-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237911847876411por
dc.contributor.referee3Rossetto, Elisabeth-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9680222435474093por
dc.date.accessioned2018-04-02T20:03:40Z-
dc.date.issued2015-04-10-
dc.identifier.citationMENDES, Hernestina da Silva Fiaux. A inclusão da pessoa com deficiência na educação superior: um estudo sobre o acesso, permanência e aprendizagem. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3523-
dc.description.resumoAs implementações das políticas de inclusão educacional têm exigido dos sistemas educacionais ajustes nos espaços escolares com a finalidade de atender adequadamente à demanda de estudantes com as mais diversas necessidades educacionais especiais que chegam às salas de aulas regulares. As organizações que representam as pessoas com deficiência estão trabalhando no sentido de buscarem melhores condições para a permanência nesses espaços, como, também, a oferta de um ensino de qualidade. Diante dessa realidade, as Instituições de Ensino, sejam elas de Educação Básica ou de Educação Superior, necessitam adequarem-se a uma tarefa complementar de acolhimento. Afinal, incluir é muito mais que acolher as diferenças, é preciso rever posturas, e isso requer mudança de comportamentos e romper com as atitudes preconceituosas. O objetivo da nossa pesquisa é compreender a trajetória acadêmica dos estudantes com deficiência na Educação Superior, identificando suas necessidades e dificuldades no percurso da graduação, realizando um estudo sobre o acesso, permanência e aprendizagem, buscando compreender o processo de inclusão dos estudantes com deficiência em Instituições de Educação Superior do município de Umuarama, na região noroeste do Paraná. Para o estudo, foram entrevistados estudantes nelas matriculados, concluintes e desistentes, no período de 2008 a 2014. Utilizamos os pressupostos de uma pesquisa qualitativa/quantitativa, descritiva, analítica por considerarmos ser adequada na compreensão da vida dos participantes em seu cotidiano universitário, buscando identificar, por meio da análise dos dados obtidos nas entrevistas, os eixos norteadores desse estudo. A base bibliográfica é de autores que discutem a educação das pessoas com deficiência e a inclusão educacional na Educação Superior. Trazemos como unidades de significados do estudo as dificuldades e desafios encontrados pelas pessoas com deficiência na Educação Superior especialmente no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, às situações de preconceito e aspectos da acessibilidade, bem como, a importância da participação da família na vida acadêmica, como elementos fundamentais para a permanência ou abandono desses estudantes nas Instituições de Educação Superior.por
dc.description.abstractThe implementations of educational inclusion policies have required education systems, adjustments in school spaces with purpose to meet adequately the demand for students with various special educational needs who go to regular classrooms said. Organisations representing people with disabilities are working to seek better conditions for stay in these areas, as well as the provision of quality education. Given this reality, the education institutions whether Basic Education or Higher Education, need to fit a complementary task of host. After all, include is more of welcoming differences, it is necessary to review postures, and this requires behavior change and break with the prejudiced attitudes. The goal of our research is to understand the academic life of students with disabilities in higher education, identifying their problems and needs in graduation route, carrying out a study on access, retention and learning, trying to understand the process of inclusion of students with disabilities Higher Education institutions in the city of Umuarama, in the Paraná Northwest. For the study, were enrolled students surveyed, graduates and dropouts from 2008 to 2014. We used the assumptions of qualitative research / quantitative, descriptive, analytical because we believe is appropriate in understanding the lives of the participants in their everyday university, buscando- identify, through the analysis of data obtained in the interviews, the guiding principles of this study. The bibliographic database is of authors who discuss the education of persons with disabilities and educational inclusion in higher education. We bring as study units of meaning the difficulties and challenges faced by people with disabilities in higher education especially with regard to the process of teaching and learning, situations of prejudice and aspects of accessibility as well as the importance of family involvement in academic life, as fundamental elements for staying or leaving these students in HEIs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-04-02T20:03:40Z No. of bitstreams: 2 Hernestina_Mendes2015.pdf: 866578 bytes, checksum: 5f18f39fbcbd99de29ad5784c03fd7d8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-02T20:03:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Hernestina_Mendes2015.pdf: 866578 bytes, checksum: 5f18f39fbcbd99de29ad5784c03fd7d8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-04-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectPessoas com deficiênciapor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectPeople with disabilitieseng
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleA inclusão da pessoa com deficiência na educação superior: um estudo sobre o acesso, permanência e aprendizagempor
dc.title.alternativeInclusion of people with disabilities in Higher Education: A Study on Access, Permanence and Learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hernestina_Mendes2015.pdf846.27 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons