Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRomanino, Julhana Cella-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5110515948238633por
dc.contributor.advisor1Busse, Sanimar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743779015422687por
dc.contributor.referee1Corbari, Clarice Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960312520904303por
dc.contributor.referee2Martiny, Franciele Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583369787690987por
dc.date.accessioned2018-03-02T12:30:11Z-
dc.date.issued2016-11-09-
dc.identifier.citationROMANINO, Julhana Cella. Ensino da ortografia: uma proposta de trabalho reflexivo com o 7º ano do ensino fundamental. 2016. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3462-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma descrição e análise dos erros ortográficos registrados em produções escritas de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de propor atividades que os auxiliem a compreender o funcionamento da escrita em sua variante padrão. As questões relacionadas à escrita ortográfica têm denunciado um trabalho, às vezes, superficial da escola no que tange à compreensão do código escrito, à consciência fonológica e às arbitrariedades da língua. Os alunos demonstram a incompreensão do funcionamento da escrita, transcrevendo a sua fala e registrando marcas dialetais. Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto, sustentamos a pesquisa nos pressupostos teóricos e metodológicos da Linguística Aplicada e nos estudos de autores como: Cagliari (1998, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2006, 2008), Oliveira (2005) e Morais (2007, 2010). Para o desenvolvimento da pesquisa optamos pela abordagem qualitativa, e o método da pesquisa-ação. Na tentativa de compreender os processos pelos quais o aluno aprende a escrita ortográfica, após a realização de produções de textos de diferentes gêneros discursivos, os erros foram identificados e catalogados a partir de Oliveira (2005), para verificação das ocorrências e delimitação dos fenômenos a serem explorados na Unidade Didática. Foi possível perceber muitas ocorrências de equívocos decorrentes das arbitrariedades da própria língua e erros relacionados à presença da oralidade na escrita. A unidade didática contempla atividades de produção e fixação da escrita, buscando descrever o trajeto que o aluno realiza na compreensão do sistema gráfico da língua. A partir de reflexões sobre a fala e a escrita e seus princípios, práticas de leitura e de escrita, pretende-se envolver o aluno em situações reais de escrita, para que crie uma postura de autor, assumindo a palavra em toda a sua dimensão. Esperamos que esta proposta possa auxiliar no trabalho com a escrita, especificamente a ortografia, de forma a levar o aluno a dominar o código gráfico da língua e ampliar sua competência linguística.por
dc.description.abstractThis research presents a description and analysis of orthographic mistakes found in written productions from students of 7th grade of elementary school, with the aim of proposing activities that help them understand the writing operation in its standard variant. The issues regarding to orthographic writing have reported a superficial work of school in the understanding of the written code, the phonological awareness and the arbitrariness of the language. Students demonstrate a misunderstanding of the writing operation, transcribing their speech and registering dialectal marks. To achieve the objective proposed, we based the research in theoretical and mothodological assumptions of Applied Linguistics and in studies of authors such as: Cagliari (1998, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2006, 2008), Oliveira ( 2005) and Morais (2007, 2010). We adopted the qualitative approach and the method of action research. Intending to understand the processes by which the student learn orthographic writing, after writing texts in different discursive genres, mistakes were identified and cataloged based on Oliveira (2005), to verify the occurrences and delimit the phenomena to be explored in Teaching Unit. Many mistakes were identified arising from the arbitrariness of the language and mistakes related to the presence of oral marks in writing. The teaching unit includes production and writing fixing activities, trying to describe how the student performs the understanding of the graphic language system. From reflections about speech and writing and its principles, reading and writing practices is intended to engage students in real situations of writing, to create na author´s position, taking the word in all its dimensions. We hope that this work could help in working with writing, specifically spelling in order to take the student to master the graphic code of the language and expand their language skills.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-03-02T12:30:11Z No. of bitstreams: 2 Julhana_Romanino2016.pdf: 1695524 bytes, checksum: 0ffab501b70cb77785eb34551f4304df (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-02T12:30:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Julhana_Romanino2016.pdf: 1695524 bytes, checksum: 0ffab501b70cb77785eb34551f4304df (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-11-09eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscritapor
dc.subjectOrtografiapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectWritingeng
dc.subjectSpellingeng
dc.subjectElementar schooleng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleEnsino da ortografia: uma proposta de trabalho reflexivo com o 7º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeSpelling teaching: A reflexive work proposal to 7th grade of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Julhana_Romanino2016.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons