Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Talita Rechia Vasconcellos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2744414478708664por
dc.contributor.advisor1Malacarne, Vilmar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2174433445359774por
dc.contributor.referee1Bastos, Carmen Celia Barradas Correia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723065289200115por
dc.contributor.referee2Cândido Júnior, José Flávio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097727596751405por
dc.contributor.referee3Abreu , Claudia Barcelos de Moura-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114393461757020por
dc.date.accessioned2018-02-22T19:43:23Z-
dc.date.issued2015-12-14-
dc.identifier.citationROSA, Talita Rechia Vasconcellos da. Formação de professores e sustentabilidade: um estudo de ambientalização curricular nos cursos de licenciatura da Unioeste. 2015. 135 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3408-
dc.description.resumoEste trabalho procura contribuir com as discussões em torno da sustentabilidade, no que diz respeito à educação formal. Um dos caminhos a seguir é a inserção da Educação Ambiental (EA) nas instituições de ensino de todos os níveis. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar a inserção de conteúdos de sustentabilidade nos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE), procurando responder à seguinte problemática: “Os cursos de formação de professores da UNIOESTE do campus de Cascavel estão em um processo de ambientalização curricular?” São objetivos desta pesquisa: (i) compreender os significados de sustentabilidade e suas vertentes considerando os diversos pontos de vista por meio de uma pesquisa bibliográfica (ii) analisar as legislações nacionais para a Educação Ambiental e currículos dos cursos de licenciatura da Unioeste por meio de pesquisa documental (iii) entrevistar alunos, professores e coordenadores por meio de áudio-gravações e questionários em uma pesquisa de campo (iv) identificar se os cursos utilizados como objeto de estudo desta pesquisa estão em um processo de ambientalização curricular utilizando como parâmetro as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (ACES). O referencial teórico busca a compreensão dos seguintes temas: sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, ecodesenvolvimento, meio ambiente, educação, educação ambiental, currículo, ambientalização curricular. A compreensão do referencial teórico orientou os caminhos metodológicos e os critérios utilizados para coleta e análise de dados, através da inflexão da técnica de Bardin (2010) de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para uma frágil formação de professores no que se refere à Educação Ambiental e que ela, por ter um caráter inter e transdisciplinar, pode permear por qualquer área de conhecimento, basta que as instituições de ensino estejam comprometidas a tornarem-se espaços educadores sustentáveis. Diante dos resultados desta pesquisa, são feitas reflexões sobre as relações da educação formal com a natureza a qual fazemos parte.por
dc.description.abstractThis work seeks to contribute to discussions around sustainability, in relation to formal education. One way to follow is the insertion of Environmental Education (EA) in educational institutions of all levels. This research has as main objective to verify the insertion of sustainability content in the undergraduate courses at the Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) in order to answer to the following problematic: "The teacher training courses, from UNIOESTE of the campus of Cascavel, are in a process of a curriculum environmentalization?" The objectives of this research are: (i) to understand the meanings of sustainability and its variations considering the different points of view through a bibliographic research (ii) to analyze national legislation for environmental education and curricula of undergraduate courses at Unioeste through document research (iii) to interview students, teachers and coordinators through audio recordings and questionnaires in field research (iv) to identify if the courses used in this research as object of study are in a curriculum environmentalization process using as parameter the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Curriculum Guidelines - DCNs) and the Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (Curriculum Environmentalization on Higher Education Network - ACES). The theoretical framework seeks to understand the following themes: sustainability, sustainable development, eco-development, environment, education, environmental education, curriculum, curriculum environmentalization. The understanding of the theoretical framework guided the methodological approaches and criteria used for data collection and analysis, through the inflection of Bardin (2010) technique with Content Analysis. The results indicate a fragile teacher training regarding to environmental education and that it, by having an inter and transdisciplinary character, can permeate on any area of knowledge, being sufficient a commitment from the educational institutions to become into a sustainable educators spaces. Given the results in this research, reflections are made about the relationships of formal education to the nature in which we belongeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-22T19:43:23Z No. of bitstreams: 2 Talita_Rosa2015.pdf: 1962200 bytes, checksum: 3001d1381f28a397dfaa485c28761e8d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-22T19:43:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Talita_Rosa2015.pdf: 1962200 bytes, checksum: 3001d1381f28a397dfaa485c28761e8d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectFuturas Geraçõespor
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectSocietyeng
dc.subjectFuture generationseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação de professores e sustentabilidade: um estudo de ambientalização curricular nos cursos de licenciatura da Unioestepor
dc.title.alternativeTeacher training and sustainability: a curricular environmentalization study in teacher training courseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Talita_Rosa2015.pdfTexto completo1.92 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons