Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Antônio Escobar de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9547383528394400por
dc.contributor.advisor1Antônio, Clésio Acilino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5471605366267648por
dc.contributor.referee1Antônio, Clésio Acilino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5471605366267648por
dc.contributor.referee2Christoffoli, Pedro Ivan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291145227008598por
dc.contributor.referee3Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.date.accessioned2017-10-18T18:18:57Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.citationALMEIDA, Antônio Escobar de. O curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas (TGC) e sua proposta formativa de gestores de cooperativas autogestionárias do MST. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2017 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3113-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta e discute o Projeto Educativo do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas (TGC) como proposta formativa de gestores de cooperativas autogestionárias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A pesquisa tem como objetivo principal analisar a proposta formativa do curso para egressos que atuarão como gestores de cooperativas autogestionárias do MST, enquanto proposta de formação na perspectiva de construção de referências para a superação do modelo de desenvolvimento próprio do sistema capitalista e, como objetivos específicos, (a) analisar criticamente o projeto educativo do curso, seus componentes curriculares e organizativos, em relação a qualidade da prática formativa, (b) sistematizar a experiência do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, (c) desvelar a relação entre a concepção de formação humana do MST e a perspectiva da autogestão advinda da Universidade de Mondragon, Espanha, como proposta de formação tecnológica para a parceria com o MST. Para isso, parte de uma contextualização do curso, encontrando como principal referência as experiências históricas de seus dois principais sujeitos, o MST e a Experiência Cooperativa de Mondragon (ECM), que conceberam o processo, objeto de nossa pesquisa, como importante atividade da parceria realizada a partir do ano de 2006, na Região Centro do Estado do Paraná, região da Cantuquiriguaçu. Com a coleta de dados junto aos documentos do curso, foram analisados seu Projeto Político Pedagógico, os componentes curriculares e organizativos, relatórios de avaliação, roteiros de orientação de trabalho e trabalhos de conclusão de curso dos educandos. A partir da análise desses documentos, a pesquisa procurou também compreender a concepção e método de cooperação, de educação e de formação humana, expressos pelas organizações promotoras do curso, o que exigiu entender as relações necessárias entre educação, trabalho, organização coletiva ou autogestão, cultura, projeto político ou de sociedade e transformação social. A pesquisa espera compreender como se materializou a proposta formativa do Curso de TGC e quais as possíveis implicações que seu processo teve para a formação dos gestores de empresas sociais e organizações onde atuam.por
dc.description.abstractThis research presents and discusses the Educational Project of the Course of Technology in Cooperative Management (TGC) as a formative proposal of managers of self-managed cooperatives of the Landless Rural Workers Movement (MST). The main objective of the research is to analyze the training proposal of the Course for people who are out of school who will act as managers of selfmanaged cooperatives of the MST, as a proposal of formation in the perspective of construction of references for overcoming the modelo f development proper to the capitalismo Sistem and, as specific objectives. Development of the capitalist system and, as specific objectives, (a) to critically analyze the educational project of the course, its curricular and organizational components, in relation to the quality of the training practice, (b) systematize the experience of the Cooperative Management Technology course , (C) to recognize the relationship between the human training concept of the MST and the perspective of self-management from the University of Mondragon, Spain, as a technological training proposal for the partnership with the MST. For that, it is based on a contextualization of the course, finding as main reference the historical experiences of its two main subjects, the MST and the Cooperative Experience of Mondragon (ECM), who conceived the process, object of our research, as an important activity of the partnership Carried out from the year 2006, in the Central Region of the State of Paraná, region of Cantuquiriçuçú. With the collection of data along with the course documents, their Political Educational Project, the curricular and organizational components, evaluation reports, work orientation guides and course completion papers were analyzed. From the analysis of these documents, the research also sought to understand the conception and method of cooperation, education and human formation, expressed by the organizations promoting the course, which requiered understanding the necessary relationship between education, work, collective organization or self-culture, political or social Project and social transformation. The research hopes to understand how the formative proposal of the TGC Course materialized and what the possible implications that its process had for the training of managers of social enterprises and organizations where they work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabielle Cheuczuk (fabielle.cheuczuk@unioeste.br) on 2017-10-18T18:18:57Z No. of bitstreams: 2 Antonio E. de almeida 2017.pdf: 2197621 bytes, checksum: 466d1b2da1492ef9ae6700cb6e8bbeab (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-18T18:18:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Antonio E. de almeida 2017.pdf: 2197621 bytes, checksum: 466d1b2da1492ef9ae6700cb6e8bbeab (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-03-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProjeto Formativopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectAutogestãopor
dc.subjectFormative Projecteng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectCooperativeeng
dc.subjectSelf-managementeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas (TGC) e sua proposta formativa de gestores de cooperativas autogestionárias do MSTpor
dc.title.alternativeThe Technology course on Cooperative Managemet (TGC) and its training proposal of manangers of self-managed cooperatives of the MSTeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio E. de almeida 2017.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons