Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3033
Tipo do documento: Dissertação
Title: A contribuição do PECSOL para aprendizagem dos diretores como multiplicadores do conhecimento no Cooperativismo
Other Titles: The contribution of PECSOL of learning of directors as multipliers of knowledge in Cooperativism.
Autor: Zanco, Alcidir Mazutti 
Primeiro orientador: Coltre, Sandra Maria
Primeiro membro da banca: Coltre, Sandra Maria
Segundo membro da banca: Alves, Adilson Francelino
Terceiro membro da banca: Christoffoli, Pedro Ivan
Resumo: O Cooperativismo fundamenta suas estratégias de desenvolvimento social e organizacional nos princípios cooperativistas. Esta fundamentação é alicerçada por diversas frentes doutrinárias, sobretudo no princípio de educação, formação e informação, desenvolvido junto aos associados, diretores e funcionários, princípio que orienta as formas de cooperação, fortalece a participação social e legitima a autogestão. Diante da importância do princípio e dos desafios presentes na sua execução, o estudo verificou o quanto o Programa Nacional de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL) contribuiu para a aprendizagem dos diretores como multiplicadores do conhecimento nas Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária registradas no Sistema UNICAFES. O estudo foi descritivo de cunho quali-quantitativo com corte longitudinal referente aos anos de 2013 e 2014. O instrumento de coleta de dados baseou-se nas atividades do programa e nos modos de conversão presentes na Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), com um questionário organizado através da escala Likert. A população pesquisada foi de 1443 diretores de Cooperativas, distribuídos em 20 estados do Brasil. A pesquisa verificou que o PECSOL contribuiu para aprendizagem e multiplicação do conhecimento, apontando para a necessidade de qualificar as estratégias de externalização, combinação e principalmente de internalização do conhecimento nas pessoas e nas cooperativas.
Abstract: The cooperativism is based in its strategies of social and organizational development on cooperatives principles. This reason is founded for several prevailing doctrinal, mainly in the principle education, formation and information, developed with members, directors and employees, principle that guides the forms of cooperation, empower social and legitimizes self-management. In the face the importance of the principle and the challenges involved in its implementation, in the essay was verified how PECSOL- Programa Nacional de Educação do Cooperativismo Solidário/ National Education Program of Solidary Cooperativismcontributed in learning of the directors as multipliers of knowledge in the Cooperatives of Family Agriculture and Solidary Economy registered in the UNICAFES System. The essay was based on qualitative and quantitative description, with a longitudinal cut referring to the years 2013 and 2014. The instrument for the date was based in the activities of the program and on the conversion modes presents in the Spiral Knowledge of Nonaka and Takeuchi(1997), with the questionnaire organized through of Likert scale. The population searched was 1443 directors of cooperatives distributed in 20 states of Brazil. The essay verified the PECSOL contributed for learning and multiplication of knowledge, pointed out the needs of qualification of strategies for externalization, combination and mainly for the internalization of knowledge in the people and cooperatives.
Keywords: Cooperativismo
Aprendizagem
Espiral do conhecimento
Cooperativism
Learning
Spiral ffknowledge
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional
Campun: Francisco Beltrão
Citation: ZANCO, Alcidir Mazutti. A contribuição do PECSOL para aprendizagem dos Diretores como multiplicadores do conhecimento no Cooperativismo. 2017. 94 f. Dissertação( Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3033
Issue Date: 2-Feb-2017
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alcidir M. Zanco2017.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons