Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3033
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZanco, Alcidir Mazutti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8458963281567633por
dc.contributor.advisor1Coltre, Sandra Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7080243319528079por
dc.contributor.referee1Coltre, Sandra Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7080243319528079por
dc.contributor.referee2Alves, Adilson Francelino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794386442283975por
dc.contributor.referee3Christoffoli, Pedro Ivan-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291145227008598por
dc.date.accessioned2017-09-06T12:02:46Z-
dc.date.issued2017-02-02-
dc.identifier.citationZANCO, Alcidir Mazutti. A contribuição do PECSOL para aprendizagem dos Diretores como multiplicadores do conhecimento no Cooperativismo. 2017. 94 f. Dissertação( Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3033-
dc.description.resumoO Cooperativismo fundamenta suas estratégias de desenvolvimento social e organizacional nos princípios cooperativistas. Esta fundamentação é alicerçada por diversas frentes doutrinárias, sobretudo no princípio de educação, formação e informação, desenvolvido junto aos associados, diretores e funcionários, princípio que orienta as formas de cooperação, fortalece a participação social e legitima a autogestão. Diante da importância do princípio e dos desafios presentes na sua execução, o estudo verificou o quanto o Programa Nacional de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL) contribuiu para a aprendizagem dos diretores como multiplicadores do conhecimento nas Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária registradas no Sistema UNICAFES. O estudo foi descritivo de cunho quali-quantitativo com corte longitudinal referente aos anos de 2013 e 2014. O instrumento de coleta de dados baseou-se nas atividades do programa e nos modos de conversão presentes na Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), com um questionário organizado através da escala Likert. A população pesquisada foi de 1443 diretores de Cooperativas, distribuídos em 20 estados do Brasil. A pesquisa verificou que o PECSOL contribuiu para aprendizagem e multiplicação do conhecimento, apontando para a necessidade de qualificar as estratégias de externalização, combinação e principalmente de internalização do conhecimento nas pessoas e nas cooperativas.por
dc.description.abstractThe cooperativism is based in its strategies of social and organizational development on cooperatives principles. This reason is founded for several prevailing doctrinal, mainly in the principle education, formation and information, developed with members, directors and employees, principle that guides the forms of cooperation, empower social and legitimizes self-management. In the face the importance of the principle and the challenges involved in its implementation, in the essay was verified how PECSOL- Programa Nacional de Educação do Cooperativismo Solidário/ National Education Program of Solidary Cooperativismcontributed in learning of the directors as multipliers of knowledge in the Cooperatives of Family Agriculture and Solidary Economy registered in the UNICAFES System. The essay was based on qualitative and quantitative description, with a longitudinal cut referring to the years 2013 and 2014. The instrument for the date was based in the activities of the program and on the conversion modes presents in the Spiral Knowledge of Nonaka and Takeuchi(1997), with the questionnaire organized through of Likert scale. The population searched was 1443 directors of cooperatives distributed in 20 states of Brazil. The essay verified the PECSOL contributed for learning and multiplication of knowledge, pointed out the needs of qualification of strategies for externalization, combination and mainly for the internalization of knowledge in the people and cooperatives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2017-09-06T12:02:46Z No. of bitstreams: 2 Alcidir M. Zanco2017.pdf: 1232380 bytes, checksum: 66456b1f7e4c28ea912e603888db1368 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-06T12:02:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Alcidir M. Zanco2017.pdf: 1232380 bytes, checksum: 66456b1f7e4c28ea912e603888db1368 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-02-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCooperativismopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEspiral do conhecimentopor
dc.subjectCooperativismpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectSpiral ffknowledgepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleA contribuição do PECSOL para aprendizagem dos diretores como multiplicadores do conhecimento no Cooperativismopor
dc.title.alternativeThe contribution of PECSOL of learning of directors as multipliers of knowledge in Cooperativism.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alcidir M. Zanco2017.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons