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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3016
Tipo do documento: Dissertação
Title: O Colégio Nossa Senhora da Glória e o processo de escolarização no município de Francisco Beltrão-PR (1951-1982)
Other Titles: Our Lady of Glory School and the schooling process in Francisco Beltrão, PR (1952-1982)
Autor: Belliato, Moacir da Costa 
Primeiro orientador: Castanha, André Paulo
Primeiro membro da banca: Castanha, André Paulo
Segundo membro da banca: Sbardelotto, Denise Kloeckner
Terceiro membro da banca: Fiorese, Gilmar
Quarto membro da banca: Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes
Resumo: Esta investigação teve como objeto de estudo o Colégio Nossa Senhora da Glória e a sua participação no processo de escolarização de Francisco Beltrão e região entre os anos de 1951 e 1982. Diante deste objeto surgiu a problemática: em qual situação se encontrava a educação em Francisco Beltrão na época? As Irmãs Escolares atuaram em quais segmentos educacionais? Como se deu a relação das irmãs com o poder público e com a comunidade? O período inicial foi 1951 por ter sido o ano do primeiro contato com a região, momento em que foi viabilizada a vinda das irmãs para Francisco Beltrão, para abrirem uma escola na cidade. O recorte final foi 1982, momento que representou uma autonomia e identidade própria do Colégio Glória. No texto procuramos resgatar parte desta história que se iniciou na Região da Baviera - Alemanha no início do século XIX, chegando ao Brasil na década de 1930 até chegar em Francisco Beltrão em 1951. Posteriormente analisamos o processo de construção da estrutura educacional das Irmãs Escolares de Nossa Senhora - o Colégio Nossa Senhora da Glória e sua relação com a comunidade beltronense. Nos amparamos no método dialético para conseguir compreender o processo histórico de escolarização no município. Para respondermos ao objeto utilizamos a legislação educacional, fontes bibliográficas, crônicas, documentos, fotografias, jornais e revistas, bem como depoimentos orais entre outros. A bibliografia e o conjunto de fontes possibilitaram a compreensão da história da instituição situandoa em um contexto mais abrangente. O estudo evidenciou que as Irmãs Escolares contribuíram decisivamente no processo de escolarização de Francisco Beltrão e região. Quando aqui chegaram, instalaram a escola em salas improvisadas, depois abriram o primeiro Jardim de Infância no município, posteriormente construíram o Colégio Nossa Senhora da Glória na CANGO e o da Rua Tenente Camargo em parceria com entidades católicas alemãs como: a ADVENIA, MISERIOR, a Província das Irmãs Escolares em São Paulo, os poderes públicos e com a comunidade. As irmãs se empenharam na criação de Escolas Normais para formar professores. Além disso, o Colégio Nossa Senhora da Glória serviu como epicentro, contribuindo diretamente para a instalação de Escolas públicas em Francisco Beltrão.
Abstract: The purpose of this research was to study the Nossa Senhora da Glória College and its influence in the creation of teacher training courses, as well as in the establishment of normal and parish schools in Francisco Beltrão-Pr and region, contributing to the schooling process in the municipality in years from 1951 to 1982. Faced with this objective, the problem arose: In what situation was education in Francisco Beltrão at that time? Have school nuns, in partnership with municipal, state or federal agencies, built more schools in the region? The objective of the research was to understand the contribution of the school nuns of Nossa Senhora from the Glória College in the process of schooling in the municipality and the region during her career, articulated to the economic, political, religious and social issues of the period. The beginning of the cut was 1951 because it was the year of the first contact with the region and has agreed to build a house and College in Francisco Beltrão. The final cut was 1982 because it represents an autonomy and identity of the Gloria College. The idea was to recover part of this history that began in the region of Bavaria - Germany and continued in Brazil from 1937, starting in the interior of São Paulo and reaching Francisco Beltrão in 1951. We adopted as support the dialectical method to be able to understand the historical process of schooling in the municipality. In order to answer the problematized questions, we investigated the educational legislation, bibliographic sources, chronicles, documents, photographs, newspapers and magazines, as well as oral testimonies and interviews, among others. The bibliography and the set of sources made possible the understanding of the history of the institution, placing it in a more comprehensive context. The result of the study was that nuns made an important contribution to municipal and regional education. When they arrived here, they installed the Nossa Senhora da Glória Institute in makeshift rooms. Then they opened the first kindergarten in the municipality. Soon after, they built the Nossa Senhora da Glória College in CANGO, in partnership with the Federal and State Governments and with the help of the community. They encouraged the installation of two Normal Schools. One of them worked for the training of regent teachers. The other trained teachers to work in primary education. Glória College also functioned as an epicenter, contributing directly to the installation of three parochial schools in the region.
Keywords: Irmãs escolares de Nossa Senhora
História da educação regional
Formação de professores
Francisco Beltrão - PR
Our Lady of Glory College
History of education
Teacher training
CNPq areas: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: BELLIATO, Moacir da Costa. O colégio Nossa Senhora da Glória e o processo de escolarização no município de Francisco Beltrão-PR (1951-1982). 2017. 165 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3016
Issue Date: 2-Jun-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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