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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3012
Tipo do documento: Dissertação
Title: História da educação do município de Enéas Marques – 1960 a 1992: das escolas rurais à nuclearização
Other Titles: Education history of Enéas Marques municipality-pr: 1960-1990: form nuclear schools to nuclearizacion
Autor: Nurmberg, Maricélia Aparecida 
Primeiro orientador: Castanha, André Paulo
Primeiro membro da banca: Castanha, André Paulo
Segundo membro da banca: Ghedini, Cecília Maria
Terceiro membro da banca: Sbardelotto, Denise Kloeckner
Quarto membro da banca: Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de investigação o resgate da história da Educação do Município de Enéas Marques entre 1960 e 1992. A partir desse objeto levanto a seguinte problemática: 1)como ocorreu o processo de constituição e fechamento das Instituições Escolares do município de Enéas Marques nos anos de 1960-1992? 2)Qual a função social dessas instituições? O objetivo da pesquisa foi analisar a constituição da histórica educacional a partir do contexto histórico, político, social, local, regional e nacional, visando identificar as escolas existentes no passado, quem foram os mentores ou organizadores, como eram estruturadas e organizadas, quem eram os professores, alunos atendidos, bem como quais as instituições que ainda estão em funcionamento. O objeto foi delimitado como início o ano de 1960 por ser em 1961 o ano em que a Vila Jaracatiá foi elevada à categoria de Distrito Administrativo de Francisco Beltrão e em 1964 se emancipou constituindo-se no município de Enéas Marques, desmembrado do território de Francisco Beltrão. O recorte final foi o ano de 1992 pela emancipação do município de Nova Esperança do Sudoeste e a intensificação do processo de municipalização da educação até a 4ª série e o avanço do processo de fechamento das escolas rurais com a intensificação do processo de Nuclearização. O intuito foi resgatar a história das escolas do município, muitas delas inexistentes e que foram fechadas de forma definitiva sem levar em consideração a realidade essencialmente rural do município. Utilizamos o materialismo histórico-dialético como suporte para compreender o processo histórico de criação das escolas, organização e fechamento, por meio da análise de fontes documentais, depoimentos orais, revistas, fotos, e bibliografias sobre a temática. A pesquisa possibilitou o levantamento de dados gerais da educação do Município de Enéas Marques de 1960 a 1992, aspectos de organização do município e um panorama sobre a educação rural que era a forma encontrada de educação até a década de 1990. O município ainda permanece essencialmente agrícola. Pelas políticas adotadas e por modismos ou discursos de economizar gastos, optou-se pelo fechamento de quase totalidade das escolas rurais.
Abstract: This research had as object of investigation the rescue of the history of the Education of the Municipality of Enéas Marques between 1960 and 1992. From this object I raise the following problem: 1) How did the process of constitution and closure of the School Institutions of the municipality of Enéas Marques in the years of 1960-1992? 2) What is the social function of these institutions? The goal of this research was to analyze the historical, political, social, local, regional, and national context of educational history, aiming at identifying schools that were in the past, who were the mentors or organizers, how they were structured and organized, who were teachers, students attended, as well as which institutions are still in operation. The object was delimited as early 1960 as in 1961 the year in which Vila Jaracatiá was elevated to the category of Administrative District of Francisco Beltrão and in 1964 emancipated being constituted in the municipality of Enéas Marques, dismembered of the territory of Francisco Beltrão. The final cut was the year of 1992 for the emancipation of the municipality of Nova Esperança of the Southwest and the intensification of the process of municipalization of education until the 4th grade and the progress of the process of closing the rural schools with the intensification of the nuclearization process. The intention was to rescue the history of the schools in the municipality, many of them nonexistent and that were closed definitively without taking into account the essentially rural reality of the municipality. We use historical-dialectical materialism as a support to understand the historical process of school creation, organization and closure, through the analysis of documentary sources, oral testimonies, magazines, photos, and bibliographies on the subject. The research made possible the collection of general data of the education of the Municipality of Enéas Marques from 1960 to 1992, aspects of organization of the municipality and a panorama on the rural education that was the form of education until the 1990s. The municipality still remains essentially agricultural. Due to the policies adopted and by idioms or cost-saving discourses, it was decided to close almost all rural schools.
Keywords: Escolas rurais multisseriadas
Enéas Marques
Nuclearização escolar
Multiseriate rural schools
School nuuclearization
CNPq areas: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: NURMBERG, Maricélia Aparecida. História da educação do município de Enéas Marques – 1960 a 1992: das escolas rurais à nuclearização. 2017. 265 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2017 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3012
Issue Date: 2-Jun-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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