Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeites Junior, Pedro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0312276806206560por
dc.contributor.advisor1Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.contributor.referee1Sellés, Carmen Luna-
dc.contributor.referee2Flory, Alexandre Villibor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3220238265319381por
dc.contributor.referee3Fortes, Rita das Graças Felix-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8283870910527945por
dc.contributor.referee4Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:55:51Z-
dc.date.available2016-04-24-
dc.date.issued2016-03-04-
dc.identifier.citationLEITES JUNIOR, Pedro. The myth of electra: aesthetic labor, return and difference. 2016. 365 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, C04/ascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2413-
dc.description.resumoEste trabalho desenvolve um estudo, de caráter comparativo e interpretativo, a partir de um conjunto de obras dramatúrgicas, produzidas em diferentes contextos históricos, que dialogam com o mito grego de Electra. Interessa aqui observar e interpretar como, no processo mimético, os mímemas realizam a transposição do mito; desenvolver um trabalho de pensar se houve ou há um efeito diferencial no processo da transposição que capta um conteúdo, uma forma do mito; verificar em que medida conteúdo e forma estética se mantêm e quais obras apresentam a ruptura com a série literária em torno do mito de Electra. Nesta perspectiva, pretende-se refletir sobre o modo como dramaturgos se apropriaram esteticamente de obras do passado para realizar problematizações referentes à sua temporalidade histórica. Nesse sentido, a pesquisa parte da narrativa de tradição oral para prosseguir com leituras dos clássicos: Oréstia (458 a.C.), de Ésquilo, Electra (entre 420 a.C. e 413 a.C.), de Sófocles, e Electra (413. a.C.), de Eurípides. As tragédias gregas antigas são, aqui, colocadas em diálogo com duas obras dramatúrgicas modernas: Electra (1901), do autor espanhol Benito Pérez Galdós, e Electra Enlutada (1931), do dramaturgo norte-americano Eugene O Neill. A partir da noção de intertextualidade e seguindo pressupostos da Literatura Comparada, os processos miméticos são tratados em articulação a reflexões sobre o trágico, o mito, o cânone literário, a relação entre obra e sociedade, entre outros aportes teóricos postos em diálogopor
dc.description.abstractThis study has the objective of developing a comparative and interpretative research, from a group of dramaturgic works produced in different historical contexts which dialogue with the Greek myth of Electra. We have interest in observing and interpreting how, in the mimetic process, the mimemes perform the transposition of the myth; develop a study considering if there was or if there is a differential effect in the process of transposition that encompasses a content, a configuration of the myth; verify in what extent content and aesthetical form are maintained and which works present a rupture to the literary series around the myth of Electra. In this perspective, we intend to reflect about the way playwrights have aesthetically appropriated works from the past to perform the questioning of their historical temporality. In this sense, our study starts from the narrative of oral tradition to proceed with readings of the classics: Oresteia (458 b.C.), by Aeschylus, Electra (between 420 b.C. and 413 b.C.), by Sophocles, and Electra (413 b.C.), by Euripides. The ancient Greek tragedies are here placed in dialogue with two modern dramaturgical works: Electra (1901), by the Spanish writer Benito Pérez Galdós, and Mourning Becomes Electra (1931), by the North American playwright Eugene O'Neill. From the notion of intertextuality and following assumptions of Comparative Literature, the mimetic processes are dealt with in conjunction to reflections on the tragic, the myth, the literary canon, the relation between work and society, among other theoretical contributions brought into dialogueeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:55:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 pedro_ leite.pdf: 2564424 bytes, checksum: e6bee579a2574f114169554419149801 (MD5) Previous issue date: 2016-03-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMito de Electrapor
dc.subjectIntertextopor
dc.subjectRecriaçãopor
dc.subjectProcessos miméticospor
dc.subjectMyth of Electraeng
dc.subjectIntertexteng
dc.subjectRecreationeng
dc.subjectMimetic processeseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO mito de electra: labor estético, retorno e diferençapor
dc.title.alternativeThe myth of electra: aesthetic labor, return and differenceeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
pedro_ leite.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.