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dc.creatorAbreu, Claudete Conceição de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2284439159682678por
dc.contributor.advisor1Silva, Regina Coeli Machado e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363165959973338por
dc.contributor.referee1Fortes, Rita das Graças Felix-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8283870910527945por
dc.contributor.referee2Zilberman, Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665308843785788por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:55:26Z-
dc.date.available2006-12-21-
dc.date.issued2006-03-03-
dc.identifier.citationABREU, Claudete Conceição de. A mão negra do destino: o impasse entre o tradicional e o moderno na representação da identidade na obra de Moacyr Scliar.. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2323-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta a análise das obras A Majestade Xingu (1997) e O exército de um homem só (1997) do autor gaúcho Moacyr Scliar. O objetivo primeiro foi desvendar a identidade representada nas obras, tendo em vista a situação multicultural da produção literária do autor. A análise une alguns pressupostos teóricos da antropologia, que definem identidade sócio-cultural e o papel do indivíduo nessa construção, com pressupostos da análise sociológica da literatura. Assim, obteve-se a chave explicativa para compreender a obra de Scliar, como expressão da tensão entre idéias-valores tradicionais e modernas, analisada através da construção dos narradores, dos heróis e das concepções de destino nas obras.por
dc.description.abstractEsta disertación presenta el análisis de las obras A Majestade do Xingu(1997) y O exército de um homem só (1997) del autor del sur del Brasil Moacyr Slciar. El objetivo primero fue desvelar la identidad representada en las obras, con miras a la situación multicultural de su producción. El análisis une algunas presuposiciones teóricas de la antropología que definen la identidad socio-cultural y el papel del individuo en esa construcción, con presuposiciones del análisis sociológico de la literatura. A través de esas presuposiciones se obtuvo la llave teórica para la comprensión de la obra de Scliar, como expresión de la tensión entre las ideas-valores tradicionales y modernas, analizada a través de las construcciones de los narradores, de los héroes y de las concepciones de destino representadas en las obras.spa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:55:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 claudete abreu.pdf: 692308 bytes, checksum: 638a9245535905cd323895ba2878a4e6 (MD5) Previous issue date: 2006-03-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjecttradicional e moderno e identidade sócio-culturalpor
dc.subjectLiteratura brasileñaspa
dc.subjecttradicional y moderno e identidad socio-culturalspa
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA mão negra do destino: o impasse entre o tradicional e o moderno na representação da identidade na obra de Moacyr Scliar.por
dc.typeDissertaçãopor
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