Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/949
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Cássia Aparecida Toledo Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4489697273454749por
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.contributor.referee1Costa-hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee2Jung, Neiva Maria-
dc.contributor.referee2Lattesttp://lattes.cnpq.br/9923668188972592por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:21:16Z-
dc.date.available2017-04-22-
dc.date.issued2015-01-21-
dc.identifier.citationLIMA, Cássia Aparecida Toledo Rodrigues. The role of the portuguese teacher as a mediator to the construction of authorship in writing of students from elementary school. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/949-
dc.description.resumoA pesquisa ora apresentada focalizou-se na aplicação e análise de uma proposta didática envolvendo o tema: construção de autoria nas produções de texto dos alunos do Ensino Fundamental II, tendo o professor de Língua Portuguesa como mediador. A partir de estudos e de conhecimento empírico sobre a temática, despontaram alguns questionamentos que se destacaram como norteador da investigação: O aluno conhece e utiliza do gênero discursivo carta para interagir e posicionar-se enquanto sujeito-autor participativo socialmente? Quais estratégias o professor pode desenvolver para que seus alunos se coloquem, em suas produções textuais, como autores? Como os alunos, em seus textos, se constroem como autores? Com o propósito de encontrar respostas a essa problematização, o trabalho traz como objetivo geral promover atividades de leitura, visualização e discussão acerca de determinada temática, utilizando de diversos gêneros da esfera jornalística, para que os alunos tenham embasamento para a produção textual do gênero discursivo carta do leitor, gênero escolhido com a finalidade de estimular os alunos do Ensino Fundamental II a se constituírem como sujeitos ativos na comunicação discursiva e como consequência identificar os traços de autoria em seus textos, tendo o professor de Língua Portuguesa como mediador. A fundamentação teórica, para a pesquisa, apoia-se na Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2008); nos princípios da pesquisa qualitativa (Bortoni-Ricardo, 2008); nas concepções de gênero discursivo e linguagem sob a perspectiva de Bakhtin (2010); estudos sobre a verificação de indícios de autoria (Possenti, 2002), (Bakhtin,1997, 2003, 2010) e (krokocsz, 2012); verificação da dialética na pedagogia históricocrítica (Gasparin, 2005). Os sujeitos participantes da pesquisa são alunos do 6º ano e a professora de Língua Portuguesa/pesquisadora. A geração de dados do presente trabalho tem como corpus vinte produções textuais, sendo dez produções iniciais como parâmetro para análise de indícios de autoria e dez produções finais a fim de constatar se há indícios de autoria após a mediação do professor de Língua Portuguesa. Após análise, conclui-se que os alunos do Ensino Fundamental II conseguiram, por meio da mediação da professora de Língua Portuguesa, colocarse como sujeitos de seus dizeres.por
dc.description.abstractThe research presented focused on the application and analysis of a didactic proposal involving the theme: Construction of authorship in students´ text productions of elementary school students II, having a Portuguese teacher as mediator. From studies and empirical knowledge on the subject, some questions have emerged that stood out as the guiding research: The student knows and uses the discursive genre letter to interact and position himself as subject-author participatory socially? What strategies the teacher can develop for their students to put themselves in their textual productions, as authors? How the students, in their text, are constructed as authors? In order to find answers to this issue, the work brings as it main objective to promote activities of reading, viewing and discussion of a particular theme, using various genres of journalistic sphere, so that students have the foundation to their text production of discursive genre reader's letter. This genre was chosen in order to encourage elementary school students II to establish as active subjects in discursive communication and as a result to identify authorship traces in his writings, having the Portuguese teacher as the mediator. The theoretical basis for research, is based on Applied Linguistics (Moita Lopes, 2008); the principles of qualitative research (Bortoni-Ricardo, 2008); the discursive gender concepts and language from the perspective of Bakhtin (2010); studies on the verification of authorship indications (Possenti, 2002) (Bakhtin, 1997, 2003, 2010) and (krokocsz, 2012); dialectic of checking the historical-critical pedagogy (Gasparin, 2005). The participants of the research are students of the 6th grade and a Portuguese Language teacher/researcher. The generation of data of this project has as corpus twenty textual productions, being ten initial productions as a parameter for analysis authored by evidence and final ten productions in order to determine if there is evidence of authorship after intervention of a Portuguese teacher. After analyzing, it is concluded that elementary school students II succeeded through the mediation of a Portuguese language teacher to put themselves as subjects of their sayingseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:21:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cassia_ lima.pdf: 1781498 bytes, checksum: 5e9dd8f5f3831b63bdc877f1418f1e33 (MD5) Previous issue date: 2015-01-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagens e Letramentospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGênero discursivopor
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectPlágiopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectDiscursive genreeng
dc.subjectAuthorshipeng
dc.subjectPlagiarismeng
dc.subjectMediationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO papel do professor de língua portuguesa como mediador para a construção de autoria nas produções de texto de alunos do ensino fundamental llpor
dc.title.alternativeThe role of the portuguese teacher as a mediator to the construction of authorship in writing of students from elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cassia_ lima.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.