Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChoptian, Lucia Irene-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9603339810486600por
dc.contributor.advisor1Bottega, Rita Maria Decarli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331299495526036por
dc.contributor.referee1Baumgartner, Carmen Teresinha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125351448244478por
dc.contributor.referee2Coito, Roselene de Fatima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4593755793342327por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:21:15Z-
dc.date.available2016-06-27-
dc.date.issued2015-07-23-
dc.identifier.citationCHOPTIAN, Lucia Irene. Pronominal anaphora and lexical repetition: Study applied to 9 th grade of Elementary School. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/947-
dc.description.resumoO objetivo geral desta pesquisa consistiu em investigar os pressupostos teóricos da Linguística Textual e sua relação com o ensino dos elementos de coesão textual referencial (lexicais e pronominais), com vistas à aplicação no contexto de sala de aula, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como aporte teórico a Linguística Textual e os encaminhamentos didáticos referentes à concepção interacionista de linguagem (BAKHTIN, 2004), (GERALDI, 1984; 1997) (TRAVAGLIA, 2005). A escolha do tema, que está relacionado aos elementos coesivos referenciais, justifica-se devido à necessidade de se desenvolver estudos que contribuam para o aprimoramento da modalidade escrita nas produções textuais dos alunos. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa, por meio da metodologia da pesquisa-ação, visto que as atividades de mediação pedagógica visavam a contribuir para superação das dificuldades dos alunos, bem como possibilitar reflexão da pesquisadora em relação à sua prática docente. Para o desenvolvimento da prática pedagógica, utilizou-se como instrumento de geração de dados o registro das aulas, o diário de campo. As análises das atividades aplicadas tiveram como parâmetro os subsídios teóricos propostos por Zabala (1998), que defende o ensino de conteúdos atitudinais, conceituais, factuais e procedimentais na prática docente. As análises realizadas permitiram verificar que houve assimilação significativa do conteúdo proposto por parte dos alunos e os objetivos foram atendidos. Contudo, observa-se a necessidade de ampliar a prática educativa com o ensino de conteúdos atitudinais e procedimentais, bem como ampliar o trabalho sistemático do ensino da coesão textualpor
dc.description.abstractThe overall objective of this research was to investigate the theoretical assumptions of Textual Linguistics and its relation to the teaching of textual cohesive elements benchmarks (lexical and pronoun), for applicability in the classroom context, in a class of 9th grade of Elementary School .The research was theoretical support in Textual Linguistics and educational referrals relating to language interactional conception (BAKHTIN, 2004), (GERALDI, 1984; 1997) (TRAVAGLIA, 2005). The choice of topic related to cohesive elements benchmarks is justified by the need to develop studies that contribute to the improvement of writing method in the textual productions of the students. The study was conducted based on qualitative research method was characteristic of research-action, since the pedagogical mediation activities designed to contribute to overcoming the difficulties of the students as well as possible reflection of the researcher as their teaching practice. In the development of pedagogical practice, it was used as a recording instrument classes the field diary and analysis of the activities had applied as a parameter the theoretical basis proposed by Zabala (1998), which defends teaching attitudinal contents, conceptual, factual and procedural in teaching practice. The analyzes allowed to verify that there was significant assimilation of the content proposed by the students and the objectives have been met. However, there is the need to expand educational practice with teaching attitudinal and procedural contents, as well as expand the systematic work of the textual cohesion teachingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:21:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucia Irene .pdf: 1798991 bytes, checksum: 047a6eaeb572e93cf4e774eac46001b7 (MD5) Previous issue date: 2015-07-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagens e Letramentospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCoesão textualpor
dc.subjectEstudo da linguagempor
dc.subjectConteúdospor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectTextual cohesioneng
dc.subjectStudy of languageeng
dc.subjectContenteng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAnáfora pronominal e repetição lexical: estudo aplicado ao 9º ano do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativePronominal anaphora and lexical repetition: Study applied to 9 th grade of Elementary Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lucia Irene .pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.