| Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8188| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Efeitos de atividades psicomotoras sobre o desenvolvimento motor de alunos com Transtorno do Espectro Autista |
| Autor: | Lima, Douglas Correa de ![]() |
| Primeiro orientador: | Borella, Douglas Roberto |
| Primeiro membro da banca: | Borella, Douglas Roberto |
| Segundo membro da banca: | Mazzardo Júnior, Oldemar |
| Terceiro membro da banca: | Storch Díaz, Jalusa Andreia |
| Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de atividades psicomotoras sobre o desenvolvimento motor, aplicadas em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A amostra foi composta por dez estudantes com diagnóstico de TEA, na faixa etária entre 7 a 11 anos, níveis 1 e/ou 2 de suporte, matriculados regularmente entre o 1º e 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias, situada no município de Foz do Iguaçu, no Paraná. A pesquisa caracterizou-se como quase-experimental com abordagem mista. O método não contou com grupo controle. Antes da elaboração das atividades psicomotoras, os alunos foram avaliados por meio da Escala de Desenvolvimento Motor (Rosa Neto, 2020). Com base nesses resultados, elaboraram-se atividades psicomotoras individualizadas que, posteriormente, foram trabalhadas com cada participante, considerando as necessidades e potencialidades dos mesmos. Cada aluno participou de 16 sessões de 30 minutos cada. Ao final, os alunos foram reavaliados com a mesma escala, possibilitando verificar os avanços no desenvolvimento motor e avaliar a eficácia das intervenções propostas. Os resultados mostraram que todos os alunos com TEA conseguiram obter avanços em 100% dos elementos estudados. As medianas de motricidade fina e motricidade global mantiveram-se iguais nos pré-testes e pós- testes marcando 108 meses. O impacto positivo foi especialmente observado nas áreas de equilíbrio, esquema corporal, organização temporal e espacial. Por fim, por meio das atividades propostas, elaboraram-se planos de aula, foi criado um ebook que tem por objetivo auxiliar professores de educação física que desejam trabalhar o desenvolvimento motor em alunos com TEA. Esses planos de aula fizeram parte das sessões de atividades psicomotoras que cada aluno com TEA participou, ressaltando que as atividades eram individualizadas e tinham como objetivo desenvolver elementos motores nos quais os alunos apresentavam déficits. A Escala de Desenvolvimento Motor (Rosa Neto, 2020) foi eficiente para subsidiar a construção de atividades psicomotoras, pois conseguiu apontar, perfeitamente, os elementos motores em que os alunos precisavam melhorar. As atividades psicomotoras individualizadas e sistematizadas contribuíram para que os objetivos fossem alcançados, pois todos os alunos conseguiram evoluir na maioria dos índices dos elementos motores. |
| Abstract: | The present study aimed to analyze the effects of psychomotor activities on motor development applied to students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The sample consisted of ten students diagnosed with ASD, aged between 7 and 11 years, with support levels 1 and/or 2, regularly enrolled in the 1st to 5th grades of elementary school at the Antônio Gonçalves Dias Municipal School, located in the municipality of Foz do Iguaçu, Paraná. The research was characterized as quasi-experimental with a mixed- -methods approach. The method did not include a control group. Before the development of the psychomotor activities, the students were evaluated using the Motor Development Scale (Rosa Neto, 2020). Based on these results, individualized psychomotor activities were developed and subsequently worked on with each participant, taking into account their needs and potential. Each student participated in 16 sessions of 30 minutes each. At the end, the students were reassessed using the same scale, allowing for verification of progress in motor development and evaluation of the effectiveness of the proposed interventions. The results showed that all students with ASD achieved progress in 100% of the elements studied. The median scores for fine motor skills and gross motor skills remained the same in the pre-tests and post- tests, marking 108 months. The positive impact was especially observed in the areas of balance, body scheme, and temporal and spatial organization. Finally, through the proposed activities where lesson plans were developed, an ebook was created with the aim of assisting physical education teachers who wish to work on motor development in students with ASD. These lesson plans were part of the psychomotor activity sessions that each student with ASD participated in, emphasizing that the activities were individualized and aimed to develop motor skills in which the students showed deficits. The Motor Development Scale (Rosa Neto, 2020) was effective in supporting the construction of psychomotor activities, as it perfectly identified the motor elements in which the students needed to improve. Individualized and systematized psychomotor activities contributed to the achievement of the objectives, as all students managed to improve in most of the motor skills indicators. |
| Keywords: | Psicomotricidade desempenho psicomotor alunos com autismo desenvolvimento Infantil |
| CNPq areas: | CIÊNCIAS DA SAÚDE:EDUCAÇÃO FÍSICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
| Sigla da instituição: | UNIOESTE |
| Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional |
| Campun: | Marechal Cândido Rondon |
| Citation: | LIMA, Douglas Correa de. Efeitos de atividades psicomotoras sobre o desenvolvimento motor de alunos com Transtorno do Espectro Autista. 2025. [119f]. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8188 |
| Issue Date: | 18-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física (MCR) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Douglas_Lima_2025.pdf | Documento principal | 3.05 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
| EBOOKDouglas_Lima_2025_ProdTéc.pdf | Produto Técnico | 2.59 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

