Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8156
Tipo do documento: Dissertação
Title: O aluno autista e o ensino de ciências por atividades investigativas nos anos iniciais: vivências, desafios e conquistas
Other Titles: The autistic student and the teaching of Science through investigative activities in the early years: experiences, challenges and achievements
Autor: Pagliarini, Ariadne Carla Fagotti 
Primeiro orientador: Strieder, Dulce Maria
Primeiro membro da banca: Schneider, Eduarda
Segundo membro da banca: Iacono, Jane Peruzo
Terceiro membro da banca: Ferraz, Daniela Frigo
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a aprendizagem do aluno autista em aulas de Ciências, e tem como problema geral compreender quais são os limites e as possibilidades de aprendizagem do aluno autista a partir do modelo de atividades investigativas, que partem da premissa da autonomia, protagonismo e argumentação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inicialmente de revisão bibliográfica, a fim de expor o que os principais teóricos compreendem como Transtorno do Espectro Autista (TEA ) e as especificidades na aprendizagem por atividades investigativas no ensino de Ciências. Posteriormente, foi realizado um estudo de caso com três crianças autistas, matriculadas no 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal no Município de Toledo - PR. As ações das crianças em aulas de Ciências foram observadas por quatro meses e registradas em diário de bordo. Para análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2011) e as categorias que constituíram o eixo central desta pesquisa foram: Autonomia, protagonismo e criatividade; Participação, engajamento e curiosidade; Habilidades de interação e comunicação social; Argumentação e levantamento de hipóteses e Autorregulação emocional e cognitiva. Evidencia-se que o ensino por atividades investigativas em ciências apresentam desafios significativos para crianças com autismo, especialmente por exigir habilidades como autonomia, protagonismo, interação e comunicação social e autorregulação. Ainda assim, momentos de curiosidade por materiais concretos, engajamento em atividades práticas e comprometimento com as tarefas, indicam que, se mediadas com sensibilidade, intencionalidade e adaptação às singularidades de cada sujeito, podem contribuir para a participação mais efetiva nesse enfoque de ensino, possibilitando práticas mais inclusivas e aprendizagens mais significativas.
Abstract: The present research concerns the learning of autistic students in Science classrooms and the general problem of investigating the limits and possibilities of learning by autistic students, based on the model of investigative activities, which is based on the premise of Autonomy, Protagonism and Argumentation. This is a qualitative research, initially a bibliographic review, in order to explore what the theoretical principals understand as Autism Spectrum Disorder (ASD) and the specificities in learning through non-Scientific research activities. Subsequently, a case study was carried out with three autistic children, enrolled in the second year of Fundamental Education at a Municipal School in the Municipality of Toledo, in the State of Paraná. The actions of children in Science classrooms were observed for four months and recorded in the ship's log. For data analysis, the Content Analysis was used, proposed by Badin (2011) and the categories that constituted the central axis of this research were: Autonomy, Protagonism and Creativity; Participation, Engagement and Curiosity; Social Interaction and Communication Skills; Argumentation and Hypothesis Raising and Emotional and Cognitive Self-Regulation. It is evident that, through potentially investigative activities in Sciences, we present significant challenges for children with autism, especially by requiring skills such as Autonomy, Protagonism, Social Interaction and Communication, and Self-Regulation. Likewise, moments of curiosity for concrete subjects, engagement in practical activities and commitment to tasks, indicate that, if measured with sensitivity, intentionality and adaptation to the singularities of each subject, we can contribute to more effective participation in this teaching model, enabling more inclusive practices and more meaningful learning.
Keywords: Transtorno do Espectro Autista
Atividades Investigativas
Ensino de Ciências
Autonomia
Argumentação
Autism Spectrum Disorder
Investigative Activities
Science education
Autonomy
Argumentation
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIENCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Pagliarini, Ariadne Carla Fagotti. O aluno autista e o ensino de ciências por atividades investigativas nos anos iniciais: vivências, desafios e conquistas. 2025. 129 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8156
Issue Date: 9-Sep-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ariadne C. F. Pagliarini.pdfArquivo completo1.53 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.