| Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8156| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | O aluno autista e o ensino de ciências por atividades investigativas nos anos iniciais: vivências, desafios e conquistas |
| Other Titles: | The autistic student and the teaching of Science through investigative activities in the early years: experiences, challenges and achievements |
| Autor: | Pagliarini, Ariadne Carla Fagotti ![]() |
| Primeiro orientador: | Strieder, Dulce Maria |
| Primeiro membro da banca: | Schneider, Eduarda |
| Segundo membro da banca: | Iacono, Jane Peruzo |
| Terceiro membro da banca: | Ferraz, Daniela Frigo |
| Resumo: | A presente pesquisa tem como tema a aprendizagem do aluno autista em aulas de Ciências, e tem como problema geral compreender quais são os limites e as possibilidades de aprendizagem do aluno autista a partir do modelo de atividades investigativas, que partem da premissa da autonomia, protagonismo e argumentação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inicialmente de revisão bibliográfica, a fim de expor o que os principais teóricos compreendem como Transtorno do Espectro Autista (TEA ) e as especificidades na aprendizagem por atividades investigativas no ensino de Ciências. Posteriormente, foi realizado um estudo de caso com três crianças autistas, matriculadas no 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal no Município de Toledo - PR. As ações das crianças em aulas de Ciências foram observadas por quatro meses e registradas em diário de bordo. Para análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2011) e as categorias que constituíram o eixo central desta pesquisa foram: Autonomia, protagonismo e criatividade; Participação, engajamento e curiosidade; Habilidades de interação e comunicação social; Argumentação e levantamento de hipóteses e Autorregulação emocional e cognitiva. Evidencia-se que o ensino por atividades investigativas em ciências apresentam desafios significativos para crianças com autismo, especialmente por exigir habilidades como autonomia, protagonismo, interação e comunicação social e autorregulação. Ainda assim, momentos de curiosidade por materiais concretos, engajamento em atividades práticas e comprometimento com as tarefas, indicam que, se mediadas com sensibilidade, intencionalidade e adaptação às singularidades de cada sujeito, podem contribuir para a participação mais efetiva nesse enfoque de ensino, possibilitando práticas mais inclusivas e aprendizagens mais significativas. |
| Abstract: | The present research concerns the learning of autistic students in Science classrooms and the general problem of investigating the limits and possibilities of learning by autistic students, based on the model of investigative activities, which is based on the premise of Autonomy, Protagonism and Argumentation. This is a qualitative research, initially a bibliographic review, in order to explore what the theoretical principals understand as Autism Spectrum Disorder (ASD) and the specificities in learning through non-Scientific research activities. Subsequently, a case study was carried out with three autistic children, enrolled in the second year of Fundamental Education at a Municipal School in the Municipality of Toledo, in the State of Paraná. The actions of children in Science classrooms were observed for four months and recorded in the ship's log. For data analysis, the Content Analysis was used, proposed by Badin (2011) and the categories that constituted the central axis of this research were: Autonomy, Protagonism and Creativity; Participation, Engagement and Curiosity; Social Interaction and Communication Skills; Argumentation and Hypothesis Raising and Emotional and Cognitive Self-Regulation. It is evident that, through potentially investigative activities in Sciences, we present significant challenges for children with autism, especially by requiring skills such as Autonomy, Protagonism, Social Interaction and Communication, and Self-Regulation. Likewise, moments of curiosity for concrete subjects, engagement in practical activities and commitment to tasks, indicate that, if measured with sensitivity, intentionality and adaptation to the singularities of each subject, we can contribute to more effective participation in this teaching model, enabling more inclusive practices and more meaningful learning. |
| Keywords: | Transtorno do Espectro Autista Atividades Investigativas Ensino de Ciências Autonomia Argumentação Autism Spectrum Disorder Investigative Activities Science education Autonomy Argumentation |
| CNPq areas: | EDUCAÇÃO EM CIENCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
| Sigla da instituição: | UNIOESTE |
| Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
| Campun: | Cascavel |
| Citation: | Pagliarini, Ariadne Carla Fagotti. O aluno autista e o ensino de ciências por atividades investigativas nos anos iniciais: vivências, desafios e conquistas. 2025. 129 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8156 |
| Issue Date: | 9-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Ariadne C. F. Pagliarini.pdf | Arquivo completo | 1.53 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

