Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8136
Tipo do documento: Tese
Title: “FOLHA POR FOLHA”: A PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO CAMINHO PARA A SENSIBILIZAÇÃO À DIVERSIDADE LINGUÍSTICO-CULTURAL
Other Titles: "HOJA POR HOJA": LA INVESTIGACIÓN-ACCIÓN PARTICIPATIVA Y LA FORMACIÓN DOCENTE COMO CAMINO SENSIBILIZAR HACIA LA SENSIBILIZACION A LA DIVERSIDAD LINGÜÍSTICA Y CULTURAL
Autor: Ramos, Quézia Cavalheiro Mingorance 
Primeiro orientador: Busse, Sanimar
Primeiro coorientador: Martins, Viviane Ferreira
Primeiro membro da banca: Corbari, Clarice Cristina
Segundo membro da banca: Bini, Renan Paulo
Terceiro membro da banca: Horst, Cristiane
Quarto membro da banca: Altenhofen, Cléo Vilson
Quinto membro da banca: Barrio, Maria Matesanz Del
Resumo: Esta pesquisa, construída à luz dos processos de formação docente, situa-se no campo da educação para o plurilinguismo e da interculturalidade, e se apresenta como mais uma contribuição para a construção de caminhos que promovam o reconhecimento da diversidade linguística, característica constitutivamente humana, como um direito humano. É proposta a partir das pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas (Oliveira; Alves, 2008) públicas municipais de Cascavel-PR e tem como objetivo compreender as representações e os movimentos de (re)construção de saberes voltados para a sensibilização linguístico-cultural, vivenciados por professores-participantes de uma formação continuada desenvolvida no contexto de uma pesquisa-ação participativa (Ander-Egg, 1990; Fals Borda, 1993, 2015; Colette, 2021). Para tanto, foram consideradas as dimensões sensíveis, coletivas e político afetivas propostas pela pedagogia freiriana; o exercício crítico-afetivo do “ser sentipensante”, como síntese da pesquisa-ação participativa; e a Antropologia do corazonar (Arias, 2010). Parte-se do entendimento de que a construção de uma educação para o plurilinguismo e o desenvolvimento da interculturalidade crítica, conforme propõem Tubino (2005), Arias (2010) e Walsh (2013), fortalecem-se por meio de ações dialógicas entre universidade e escola. Compreendendo a extensão como um dos caminhos para o compromisso ético e político da universidade com a sociedade, desenvolveu-se um curso de formação para professores da rede pública municipal de Cascavel-PR. O propósito foi sensibilizar(-nos) à diversidade linguístico cultural e promover o acolhimento de alunos imigrantes, fundamentando-nos na pedagogia do plurilinguismo (Altenhofen; Broch, 2011) e no desenvolvimento de uma Critical Multilingual Awareness (García, 2017). Apoiada na Sociologia da Linguagem, na Sociolinguística Aplicada (Trudgill, 1984; Moreno Fernández, 2009) e em diálogo com a Linguística Aplicada e a Psicologia Social, esta pesquisa produziu seus dados por meio de: levantamento de dados sobre a presença de alunos imigrantes na rede pública municipal de Cascavel-PR; estudo de caso com diário de campo da pesquisadora; respostas obtidas por questionários online; gravações dos oito encontros do curso de formação continuada; e dois encontros de sessões reflexivas. A análise qualitativo-interpretativista foi conduzida segundo o modelo de análise de conteúdo (Bardin, 1977), organizada em seis categorias que emergiram da leitura das respostas e transcrições. Os resultados apontam que as professoras-participantes avançaram, cada uma a seu modo, na construção de uma conscientização linguística crítica, a partir de representações e saberes (re)construídos em torno do plurilinguismo e interculturalidade. Observou-se, ainda, um movimento de “despertar se para a diversidade linguístico-cultural” nas escolas, evidenciado por proposições feitas após o curso, em consonância com a proposta de atuação por meio da independência informada (Celani, 2010) e da pedagogia da autonomia (Freire, 1996). Identificou-se, também, um processo ainda incipiente, mas significativo, de despertar para os próprios repertórios linguísticos e para práticas de acolhimento em línguas (Bizon; Camargo, 2018). Este trabalho corrobora os efeitos positivos da pesquisa ação participativa e destaca a importância de uma universidade participativa que, em diálogo com as escolas, fortalece a construção de uma educação comprometida com o plurilinguismo e com a desconstrução de paradigmas monolíngues.
Abstract: This study, grounded in the processes of teacher education, is situated within the field of education for plurilingualism and interculturality. It offers a further contribution to the development of pathways that promote the recognition of linguistic diversity – a constitutively human trait – as a human right. The research is based on investigations in/of/with the everyday practices (Oliveira; Alves, 2008) of public municipal schools in Cascavel, PR, and aims to understand the representations and the (re)construction of knowledge related to linguistic and cultural awareness, as experienced by participating teachers in a continuing training course developed within the framework of participatory action-research (Ander-Egg, 1990; Fals Borda, 1993, 2015; Colette, 2021). To this end, the study considered the sensitive, collective, and political-affective dimensions proposed by Freirean pedagogy; the critical-affective exercise of the “sentipensante being”, as a synthesis of participatory action-research; and the Anthropology of corazonar (Arias, 2010). The research is grounded in the understanding that building an education for plurilingualism and developing critical interculturality – as proposed by Tubino (2005), Arias (2010), and Walsh (2013) – is strengthened through dialogical actions between universities and schools. Considering university extension as one of the roads for the university's ethical and political commitment to society, a teacher training course was developed for educators in the municipal public school network of Cascavel, PR. The purpose was to raise (our) awareness of linguistic and cultural diversity and to promote the welcoming of immigrant students, drawing on the pedagogy of plurilingualism (Altenhofen; Broch, 2011) and the development of a Critical Multilingual Awareness (García, 2017). Supported by the Sociology of Language, the Applied Sociolinguistics (Trudgill, 1984; Moreno Fernández, 2009), and in dialogue with Applied Linguistics and Social Psychology, this research produced its data through: a survey on the presence of immigrant students in Cascavel’s municipal public schools; a case study with the researcher’s field diary; responses obtained through online questionnaires; recordings of the eight sessions from the continuing training course; and two reflective session meetings. The qualitative-interpretive analysis followed the content analysis method (Bardin, 1977), organized into six categories that emerged from reading the responses and transcriptions. The results indicate that the participating teachers progressed, each in their own way, in constructing a critical linguistic awareness based on representations and knowledge (re)constructed around plurilingualism and interculturality. Additionally, a movement toward “awakening to linguistic and cultural diversity” was observed in schools, as evidenced by proposals made after the course, aligned with the idea of informed independence (Celani, 2010) and the pedagogy of autonomy (Freire, 1996). A still incipient but meaningful process of awakening to one’s own linguistic repertoires and to welcoming practices in different languages (Bizon; Camargo, 2018) was also identified. This study gives support to the positive effects of participatory action-research and highlights the importance of a participatory university that, in dialogue with schools, strengthens the construction of an education committed to plurilingualism and to the deconstruction of monolingual paradigms.
Keywords: Formação de professores
Plurilinguismo
Interculturalidade
Conscientização linguística
Representações
Escolas públicas municipais de Cascavel-PR
Teacher training
Purilingualism
Interculturality
Language awareness
Representations
Municipal public schools of Cascavel, PR
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Ramos.Quézia Carvalho Mingorance. “FOLHA POR FOLHA”: A PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO CAMINHO PARA A SENSIBILIZAÇÃO À DIVERSIDADE LINGUÍSTICO-CULTURAL. 2025. 486 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8136
Issue Date: 16-May-2025
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Quézia Cavalheiro.pdfArquivo completo7.15 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.