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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8045
Tipo do documento: Dissertação
Title: O processo de adoecimento de professores da Rede Estadual de Educação (Marechal Cândido Rondon-PR, 2010 a 2024)
Autor: Walter, Salete Ines 
Primeiro orientador: Moreira, Vagner José
Primeiro membro da banca: Paziani, Rodrigo Ribeiro
Segundo membro da banca: Morais, Sérgio Paulo
Resumo: A pesquisa tem como objetivo problematizar e interpretar o processo de adoecimento de docentes da rede pública estadual, no período de 2010 a 2024, com foco no município de Marechal Cândido Rondon, região Oeste do Paraná. Para tanto, são privilegiadas as trajetórias pessoais e profissionais dos(as) professores(as), bem como os percursos formativos e os sentidos atribuídos à escolha pela docência. A investigação considera as implicações do adoecimento — seja ele decorrente das condições de trabalho ou de fatores externos — e os impactos gerados por afastamentos e processos de readaptação funcional. No recorte temporal analisado, observa-se a intensificação de práticas e políticas de cunho neoliberal e capitalista, no âmbito do Estado, cujos desdobramentos incidiram diretamente sobre o cotidiano escolar. Essa conjuntura contribuiu para ampliar a precarização do trabalho docente, manifestada por meio de rotinas desgastantes, excesso de burocracias, cobranças constantes e crescente desvalorização da profissão. As fontes utilizadas — especialmente as fontes orais — oferecem uma visão crítica e sensível dos efeitos dessas transformações no cotidiano dos(as) professores(as), evidenciando o impacto direto das mudanças promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) nas condições de trabalho e na saúde física e emocional dos(as) docentes.
Abstract: This research aims to problematize and interpret the process of teacher illness within the state public education system between 2010 and 2024, focusing on Marechal Cândido Rondon, in the western region of Paraná, Brazil. The study prioritizes the personal and professional trajectories of teachers, including their educational backgrounds and the meanings attributed to their choice of the teaching profession. It considers the implications of illness—whether arising from working conditions or external factors—and the impacts generated by leaves of absence and functional readaptation processes. Within the analyzed time frame, there is a clear intensification of neoliberal and capitalist policies and practices within the public sector, whose consequences directly affected school routines. This context contributed to the deepening of the precarization of teaching work, marked by exhausting routines, excessive bureaucracy, constant demands, and the increasing devaluation of the profession. The sources used—especially oral sources—offer a critical and sensitive perspective on how these transformations impacted teachers' daily lives, highlighting the direct effects of policies implemented by the State Department of Education (SEED) on working conditions and on teachers’ physical and emotional health.
Keywords: educação
trabalho
professores
adoecimento docente
readaptação e precarização do trabalho
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: WALTER, Salete Ines. O processo de adoecimento de professores da Rede Estadual de Educação (Marechal Cândido Rondon-PR, 2010 a 2024). 2025. 134f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8045
Issue Date: 31-Jul-2025
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

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