Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8044
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os princípios metodológicos da educação física escolar no ensino do esporte da escola: o caso do minivoleibol
Autor: Ferreira, Alexandre José 
Primeiro orientador: Both, Jorge
Primeiro membro da banca: Both, Jorge
Segundo membro da banca: Silva Júnior, Arestides Pereira da
Terceiro membro da banca: Nascimento, Juarez Vieira do
Resumo: Este estudo investigou o ensino do esporte escolar nos anos finais do ensino fundamental, com ênfase na aplicação dos princípios metodológicos da Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A problemática central que orientou a investigação foi: Como construir e implementar uma progressão pedagógica de ensino do minivoleibol ao voleibol nos anos finais do ensino fundamental baseada nos princípios metodológicos da Educação Física escolar? O objetivo geral consistiu em: Construir e implementar uma progressão pedagógica de ensino do minivoleibol ao voleibol nos anos finais do ensino fundamental baseada nos princípios metodológicos da Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Mendes Gonçalves, localizado no município de Guaíra-PR, e contou com a participação de 29 estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Foi elaborada e implementada uma progressão pedagógica do minivoleibol ao voleibol, alicerçada nos princípios metodológicos da Educação Física escolar. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com grupos focais e diário de campo no contexto da pesquisa-ação. A análise dos dados foi conduzida com base na Análise Temática Reflexiva proposta por Braun e Clarke (2006), a qual se desenvolve em seis etapas: (1) familiarização com os dados; (2) geração de códigos iniciais; (3) busca por temas; (4) revisão dos temas; (5) definição e nomeação dos temas; e (6) elaboração do relatório analítico. A análise teve início a partir de 11 temas previamente estabelecidos, correspondentes aos princípios metodológicos da Educação Física escolar, conforme descritos por Batista e Moura (2019): interação, contextualização, dimensões dos conteúdos, valorização das experiências dos estudantes, diversidade de vivências, problematização, autonomia e criatividade, ludicidade, compreensão e transferência de habilidades, modificação estrutural do conteúdo e uso de recursos tecnológicos. Os resultados evidenciaram que tais princípios contribuíram para a elaboração e condução pedagógica das aulas, além de enriquecerem o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se que foi criado um ambiente educacional prazeroso e humanizado, com ênfase na aprendizagem tática em detrimento da técnica, e na promoção de habilidades sociais essenciais à formação integral dos estudantes. Ao final da análise, emergiram dois novos temas: “roda de conversa” e “habilidades para a vida”. Este último destacou-se como especialmente relevante, por ter desempenhado papel central na constituição de um ambiente de aprendizagem no qual os estudantes assumiram o protagonismo na construção do conhecimento ao longo da implementação da progressão pedagógica.
Abstract: This study investigated the teaching of school sports in the final years of elementary school, with an emphasis on applying the methodological principles of school Physical Education. It is a qualitative, action-research study. The central research question guiding the investigation was: How can a pedagogical progression for teaching from minivolleyball to volleyball in the final years of elementary school be built and implemented based on the methodological principles of school Physical Education? The general objective was to build and implement such a pedagogical progression. The research was conducted at Colégio Estadual Mendes Gonçalves, located in the municipality of Guaíra-PR, with the participation of 29 sixth-grade students. A pedagogical progression from minivolleyball to volleyball was developed and implemented, grounded in the methodological principles of school Physical Education. Data collection was carried out through focus group interviews and field diary records within the context of action research. Data analysis followed the Reflective Thematic Analysis proposed by Braun and Clarke (2006), which unfolds in six phases: (1) familiarization with the data; (2) generation of initial codes; (3) search for themes; (4) theme review; (5) theme definition and naming; and (6) production of the analytical report. The analysis started from eleven pre-established themes, corresponding to the methodological principles of school Physical Education as described by Batista and Moura (2019): interaction, contextualization, content dimensions, valuing students’ experiences, diversity of experiences, problematization, autonomy and creativity, playfulness, understanding and skill transfer, structural modification of content, and use of technological resources. The results showed that these principles contributed to the design and pedagogical conduct of the classes and enriched the teaching-learning process. A pleasant and humanized educational environment was created, emphasizing tactical learning over technical execution and promoting social skills essential for students’ holistic development. At the end of the analysis, two new themes emerged: “circle time” and “life skills.” The latter stood out as particularly relevant, playing a central role in building a learning environment in which students assumed a leading role in constructing knowledge throughout the implementation of the pedagogical progression.
Keywords: princípios metodológicos
educação física escolar
progressão pedagógica
minivoleibol
CNPq areas: CIÊNCIAS DA SAÚDE:EDUCAÇÃO FÌSICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: FERREIRA, Alexandre José. Os princípios metodológicos da educação física escolar no ensino do esporte da escola: o caso do minivoleibol. 2025.149f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Marechal Cândido Rondon, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8044
Issue Date: 23-May-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandre_ferreira_2025.pdfDocumento principal5.26 MBAdobe PDFView/Open Preview
produto_educacionalalexandre_jerreira_2025_compressed.pdfProduto Técnico1.68 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.