Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8026
Tipo do documento: Dissertação
Title: As modalidades esportivas não tradicionais: experiências e vivências a partir dos esportes de rede de origem brasileira
Autor: Dias, Marcos Vinicius Fontana
Primeiro orientador: Silva Júnior, Arestides Pereira da
Primeiro membro da banca: Silva Júnior, Arestides Pereira da
Segundo membro da banca: Mendes, Evandra Hein
Terceiro membro da banca: Canan, Felipe
Resumo: Os esportes não tradicionais são pouco conhecidos e difundidos e, raramente praticados no contexto escolar. Nesse sentido, a presente pes quisa teve como objetivo apresentar uma proposta de ensino para as aulas de Educação Física, por meio de vivências e experiências com esportes de rede não tradicionais de origem brasileira. Caracteriza-se como uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, a qual teve a participação de 30 estudantes do 5º ano B, turma de 2024, da Escola Municipal Professora Rosália de Amorim Silva, localizada no município de Foz do Iguaçu-PR. Na intervenção, foram trabalhadas 15 aulas, nas quais os alunos vivenciaram as modalidades não-tradicionais: Futsac, Manbol, Mirimbol, Quimbol, Sorvebol e Zbol. O planejamento, execução e avaliação das aulas teve como base teórica e metodológica a Coleção Práticas Corporais e a Organização do Conhecimento: Esportes de Rede, de González, Darido e Oliveira (2017). A coleta de dados ocorreu por meio de diários de campo, nos quais foram registradas todas as ações e questionamentos dos alunos durante as aulas, bem como as interações nas rodas de conversa ocorridas ao final de cada encontro. Também foram realizadas avaliações diagnósticas: uma inicial, para levantamento dos conhecimentos prévios e expectativas dos alunos em relação à pesquisa, e outra final, que possibilitou compreender o nível de satisfação, interesse e feedback dos participantes. A análise dos dados, realizada com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, revelou diversos desafios e potencialidades que contribuíram para o aprimoramento da prática pedagógica. Entre os resultados, destaca-se o elevado envolvimento, cooperação e motivação dos alunos nas atividades, com participação ativa na organização das aulas, o que resultou na ampliação do repertório motor e esportivo dos estudantes. Entretanto, algumas limitações foram constatadas, como a escassez de materiais e de estrutura adequada para a realização das práticas, o tempo restrito destinado às aulas semanais e o desconhecimento prévio dos discentes em relação às modalidades propostas, o que demandou maior tempo para explicação. Tais fatores, contudo, foram superados por meio da aplicação de jogos reduzidos e pela simplicidade das regras dos esportes de rede de origem brasileira. Os desafios enfrentados e as possibilidades exploradas trouxeram à proposta resultados em relação à ampliação dos conhecimentos da cultura corporal de movimento e mostrou-se eficaz para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Como produto educacional, desenvolveu-se um caderno didático com as experiências vivenciadas na pesquisa e uma formação continuada para professores de Educação Física da rede municipal de Foz do Iguaçu-PR, visando a troca de experiências e a divulgação dos resultados obtidos.
Abstract: Non-traditional sports are little known and widespread, and rarely practiced in schools. Therefore, this research aimed to present a teaching proposal for Physical Education classes, based on experiences with non-traditional network sports of Brazilian origin. It is characterized as a qualitative action research, in which 30 students from the 5th year B, class of 2024, from the Municipal School Professora Rosália de Amorim Silva, located in the municipality of Foz do Iguaçu-PR participated. During the intervention, 15 classes were taught, in which students experienced non-traditional sports: Futsac, Manbol, Mirimbol, Quimbol, Sorvebol and Zbol. The planning, execution and evaluation of the classes were based theoretically and methodologically on the Collection of Body Practices and Knowledge Organization: Network Sports, by González, Darido and Oliveira (2017). Data collection was carried out through field journals, which recorded all student actions and questions during class, as well as interactions in discussion groups at the end of each meeting. Diagnostic assessments were also conducted: an initial assessment to assess students' prior knowledge and expectations regarding the research, and a final assessment to assess participants' levels of satisfaction, interest, and feedback. Data analysis, conducted using Laurence Bardin's content analysis technique, revealed several challenges and potentialities that contributed to improving teaching practices. Among the findings, we highlight the high level of student engagement, cooperation, and motivation in the activities, with active participation in class organization, which resulted in a broader understanding of students' motor and athletic repertoires. However, some limitations were noted, such as a lack of materials and adequate facilities for practical activities, the limited time allocated to weekly classes, and students' lack of prior knowledge of the proposed modalities, which required more time for explanations. These factors, however, were overcome through the use of reduced-size games and the simplicity of the rules of Brazilian net sports.The challenges faced and the possibilities explored led to the proposal's broadening knowledge of body movement culture, proving effective for the early years of elementary school. As an educational product, a textbook was developed that reflected the research experiences, as well as ongoing training for physical education teachers in the Foz do Iguaçu, Paraná, municipal school system, aiming to share experiences and disseminate the results obtained.
Keywords: Esportes não tradicionais
Educação Física
Prática pedagógica
CNPq areas: CIÊNCIAS DA SAÚDE:EDUCAÇÃO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: DIAS, Marcos Vinicius Fontana. As modalidades esportivas não tradicionais: experiências e vivências a partir dos esportes de rede de origem brasileira. 2025. 176f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8026
Issue Date: 27-Jun-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCOS FONTANA DIAS_2025.pdf3.33 MBAdobe PDFView/Open Preview
PRODUTO FINAL_MARCOS FONTANA DIAS_2025_compressed.pdfAnexo1.83 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.