Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7969
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Camargo, Ralph Willians de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8607853546643421 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Acir Dias da | - |
dc.contributor.referee1 | Cruz, Antônio Donizete da | - |
dc.contributor.referee2 | Camargo, Hertez Wendel de | - |
dc.contributor.referee3 | Fachin, Paulo Cesar | - |
dc.contributor.referee4 | Martins, Zeloí Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-14T18:51:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.identifier.citation | Camargo, Ralph Willians de. Marighella multiplicado: a experiência transmídia na biografia e cinebiografia. 2024. 122 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7969 | - |
dc.description.resumo | RESUMO A narrativa transmídia representa uma abordagem que integra narrativa e meios de comunicação, na qual a narrativa se desdobra em múltiplas plataformas midiáticas, que, entrelaçadas, contribuem de uma maneira distinta e significativa, a seu modo, para o todo. Esta pesquisa, à vista disso, investiga as relações da narrativa transmídia em dois produtos de mídia: Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo, biografia escrita por Magalhães (2012), e Marighella, cinebiografia produzida por Moura (2019) com base no livro de Magalhães. Ambas as produções retratam a figura de Carlos Marighella, importante nome da luta contra a ditadura militar no Brasil. A pesquisa se justifica, portanto, pela relevância de Marighella na história brasileira e pela falta de estudos acadêmicos aprofundados sobre sua cinebiografia. Tem-se como objetivo geral analisar a construção da narrativa transmídia da cinebiografia e sua relação intrínseca com a biografia, a fim de compreender como ambas as mídias retratam Marighella, enquanto personagem ficcional. Os objetivos específicos incluem estudar o aporte teórico-metodológico em torno do conceito de narrativa transmídia; contextualizar a figura de Marighella, de modo a destacar seu espaço na memória cultural brasileira; além de comparar as características midiáticas nas duas obras em questão. A base teórica inclui os estudos da narrativa transmídia, a partir de Jenkins (2009), para além de suas relações com os estudos de Lévy (1993) e Follain de Figueiredo (2010), que contribuem para uma análise em torno das relações complexas entre diferentes mídias no contexto da convergência tecnológica. Fundamentado em Augé (1994), o conceito de não-lugar é explorado na medida em que ele permite a reflexão dos espaços ocupados pelas narrativas transmídia, a considerar, nesse sentido, o próprio livro, um artefato sacro para a arte, como uma mídia. Dessa maneira, conforme Belting (2006), lida-se com a interação entre diferentes formas de mídias e como elas exercem uma influência mútua, observando o corpus da pesquisa através do método analítico-comparativo, de modo a analisar as semelhanças e diferenças entre as obras, considerando as particularidades de cada mídia. As mídias biografia e cinebiografia são abordadas a partir das considerações de Schwarcz (2013), Burke (1997), Dosse (2009), Bernardet (2010) e Markendorf (2010). Por fim, reflete-se em torno dos processos de uma narrativa transmídia e a arte de narrar histórias na era da informação digital, de acordo com Byung-Chul Han (2023). Tanto a biografia quanto a cinebiografia manifestam como diferentes mídias, em uma abordagem transmidiática, convergem em retratar a figura de Marighella. | por |
dc.description.abstract | Transmedia storytelling represents an approach that integrates narrative and media, in which the narrative unfolds across multiple media platforms, which, intertwined, contribute in a distinct and significant way to the whole. This research, in view of this, investigates the relationships about the transmedia storytelling in two media products: Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo, a biography written by Magalhães (2012), and Marighella, a biopic produced by Moura (2019) based on Magalhães’ book. Both productions portray the figure of Carlos Marighella, an important name in the fight against the military dictatorship in Brazil. The relevance of this research lies in Marighella's significance in Brazilian history and the lack of in-depth academic studies on his biopic. The general objective is to analyze the construction of the transmedia narrative of the biopic and its intrinsic relationship with the biography book, in order to understand how both media portray Marighella, as a fictional character. The specific objectives include studying the theoretical-methodological contribution around the concept of transmedia narrative; contextualizing the figure of Marighella, in order to highlight her space in Brazilian cultural memory; and comparing the media characteristics in the two works. The research is justified by Marighella's relevance in Brazilian history and the lack of in-depth academic studies on her biopic. The theoretical foundation includes studies on transmedia storytelling, based on Jenkins (2009), in addition to its connections with the works of Lévy (1993) and Follain de Figueiredo (2010), which contribute to an analysis of the complex relationships between different media in the context of technological convergence. Based on Augé (1994), the concept of non-place is explored as it allows for reflection on the spaces occupied by transmedia narratives, considering, in this sense, the book itself, a sacred artifact for art, as a medium. In line with Belting (2006), the research addresses the interaction between different media forms and how they exert mutual influence, observing the research corpus through an analytical-comparative method, to analyze the similarities and differences between the works, considering the particularities of each medium. The biography and biopic media are approached based on the considerations of Schwarcz (2013), Burke (1997), Dosse (2009), Bernardet (2010), and Markendorf (2010). Finally, it reflects on the processes of transmedia storytelling and the art of narrating stories in the digital information era, according to Byung-Chul Han (2023). Both the biography and the biopic manifest how different media, in a transmedia approach, converge in portraying the figure of Marighella. | por |
dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-07-14T18:51:03Z No. of bitstreams: 1 Ralph Willians de Camargo.pdf: 20328269 bytes, checksum: ae688457b1cd84c8e257f7efb3ebe075 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-14T18:51:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ralph Willians de Camargo.pdf: 20328269 bytes, checksum: ae688457b1cd84c8e257f7efb3ebe075 (MD5) Previous issue date: 2024-10-21 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Narrativa transmídia | por |
dc.subject | Cultura da Convergência | por |
dc.subject | Carlos Marighella | por |
dc.subject | Transmedia narrative | por |
dc.subject | Convergence Culture | por |
dc.subject | Carlos Marighella | por |
dc.subject.cnpq | LINGUAGEM E SOCIEDADE | por |
dc.title | Marighella multiplicado: a experiência transmídia na biografia e cinebiografia | por |
dc.title.alternative | Marighella multiplicado: a transmedia experience a biography and cinebiography | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ralph Willians de Camargo.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 19.85 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.