Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7968
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBach, Andreia Jaqueline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7711389312458371por
dc.contributor.advisor1BOTTEGA, RITA MARIA DECARLI-
dc.contributor.referee1TORRENTES, GREICE CASTELA-
dc.contributor.referee2MOREIRA, RAQUEL RIBEIRO-
dc.contributor.referee3BUTZGE, CLOVIS ALENCAR-
dc.date.accessioned2025-07-14T14:40:27Z-
dc.date.issued2024-09-06-
dc.identifier.citationBach, Andreia Jaqueline. Leitura e construção de sentidos: uma proposta pedagógica com inferências para o 7º ano do Ensino Fundamental. 2024. 102 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7968-
dc.description.resumoO ensino da leitura é um grande desafio aos professores desde os anos iniciais até os finais, visto que, não basta o aluno saber decodificar os signos linguísticos, é preciso muito mais para torná-lo, de fato, um leitor proficiente e uma das habilidades que consideramos essenciais para tal, é a de realização de inferências. Entendendo a importância de contribuirmos com esse processo, propomos esta dissertação, de caráter teórico-propositivo, que apresenta como tema o ensino da leitura e a realização de inferências nos textos. Partimos da seguinte pergunta motivadora: Que encaminhamentos didático-metodológicos podem ser realizados com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, para viabilizar uma prática de leitura centrada nas inferências presentes nos textos? O objetivo geral da pesquisa compreendeu propor uma unidade didática com atividades de leitura com foco nas inferências para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Propomos o trabalho com as inferências com o estudo de textos que abordam uma temática contemporânea e de grande relevância para a faixa etária dos alunos de 7º ano: a inteligência artificial. Entendemos que é preciso trazer para o contexto destes adolescentes diferentes perspectivas sobre o tema apresentado, para que consigam desenvolver uma criticidade no que diz respeito aos desafios e possibilidades que poderá trazer para a sociedade. Os aspectos metodológicos que fundamentaram o estudo atenderam os pressupostos da Linguística Aplicada de Menezes, Silva e Gomes (2009) e Travaglia (2004), associados à pesquisa qualitativa proposta por Bortoni-Ricardo (2008), André (2009) e Flick (2009) e aos métodos de investigação da pesquisa do tipo etnográfica de Bortoni-Ricardo (2008), assim como da pesquisa-ação de Engel (2000) e Chizzotti (2014), possuindo caráter propositivo. O aporte teórico da pesquisa foi baseado na concepção de linguagem como interação verbal proposta por Bakhtin (2006 [1929]), Geraldi (2019) e Voese (2004), nos estudos sobre leitura em sala de aula de Riolfi et al. (2014), na concepção de linguagem e leitura de Geraldi (2012) e no conceito de inferência proposto por Botelho e Vargas (2021), Coscarelli (2002), Girotto e Souza (2011), Marcuschi (2011), Menegassi (2010a) e Santos (2008). Ademais, utilizamos as etapas de leitura propostas por Menegassi (2010c), sendo elas: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. Espera-se, com as atividades propostas na unidade didática, contribuir nas aulas de Língua Portuguesa, com o desenvolvimento da habilidade leitora de realização de inferências nos textos, que consideramos fundamental para a formação de um leitor proficiente, afinal onde há leitura, há inferência.por
dc.description.abstractTeaching reading is a great challenge for teachers, from the beginning grades until the final ones, since it is not enough for a student knowing how to decode linguistic signs. Actually, much more is needed to make him a proficient reader and one of the skills we consider essential to develop this ability is to make inferences. By understanding the relevance of contributing to this process, we propose a study, with a theoretical propositional nature, that shows as its theme, the teaching of reading and the making of inferences in texts. We started with the following motivating question: What didactic methodological approaches can be carried out with students in the 7th grade of elementary school, to enable a reading practice centered on the inferences present in the texts? The general goal of the research is to propose a didactic unit with reading activities focused on inferences for students that are in the 7th grade of elementary school. We propose working with inferences by studying texts that address a contemporary theme of great relevance to the 7th grade students: artificial intelligence (AI). We understand that it is necessary to bring different perspectives on the topic presented to the context of these teenagers, so that they can develop critical thinking regarding the challenges and the possibilities in the society. The methodological aspects that underpinned the study met the assumptions of Menezes' Applied Linguistics; Silva; Gomes (2009) and Travaglia (2004), associated with the qualitative research proposed by Bortoni-Ricardo (2008), André (2009) and Flick (2009) and the research methods of ethnographic research by Bortoni-Ricardo (2008) as well as well as the action research of Engel (2000) and Chizzotti (2014), having a propositional character. The theoretical contribution of the research was based on the conception of language as verbal interaction proposed by Bakhtin, (2006 [1929]), Geraldi (2019) and Voese (2004), in studies on reading in the classroom by Riolfi et al. (2014), in the conception of language and reading by Geraldi (2012) and in the concept of inference proposed by Botelho and Vargas (2021), Coscarelli (2002), Girotto and Souza (2011), Marcuschi (2011), Menegassi (2010a) and Santos (2008). Furthermore, we used the reading stages proposed by Menegassi (2010c), namely: decoding, comprehension, interpretation and retention. It is expected, with the activities proposed in the didactic unit, to contribute to the Portuguese Language classes, with the development of the reading ability to make inferences in texts, which we consider priority for the formation of a proficient reader, after all, where there is reading, there is inference.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-07-14T14:40:27Z No. of bitstreams: 1 Andreia Jaqueline Bach.pdf: 1267153 bytes, checksum: 943238c7f9353407ce4190f2a407d285 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T14:40:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andreia Jaqueline Bach.pdf: 1267153 bytes, checksum: 943238c7f9353407ce4190f2a407d285 (MD5) Previous issue date: 2024-09-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectInferênciaspor
dc.subject7º anopor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectInferenceseng
dc.subject7th gradeeng
dc.subject.cnpqLINGUAGENS E LETRAMENTOSpor
dc.titleLeitura e construção de sentidos: uma proposta pedagógica com inferências para o 7º ano do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeReading and construction of meanings: a pedagogical proposal with inferences in the 7th grade of Elementary School.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia Jaqueline Bach.pdfArquivo completo1.24 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.