Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7952
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Mapeamento das tecnologias de gestão da educação para a sustentabilidade aplicadas nas escolas públicas de ensino em tempo integral no Estado do Paraná |
Other Titles: | Mapping of Education Management Technologies for Sustainability Applied in Full-Time Public Education Schools in the State of Paraná |
Autor: | Scheffer, Anna Cecilia Amaral Branco da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Silveira, Aline Dario |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Andriele de Prá |
Segundo membro da banca: | Bertolini, Geysler Rogis Flor |
Terceiro membro da banca: | Capponi, Neiva Feuses |
Resumo: | Este trabalho de natureza qualitativa tem como objetivo mapear as práticas e tecnologias de gestão educacional que contemplem a Educação para a Sustentabilidade que estão sendo aplicadas nas escolas públicas integrais do Estado do Paraná. O aporte teórico traz conceitos de educação para a sustentabilidade e o saber ambiental teorizado por Enrique Leff, um breve histórico das escolas integrais no Brasil e do modelo de Escola da Escolha, uma síntese sobre a educação para a sustentabilidade no Brasil e no mundo e uma ontologia da Teoria da Prática de Schatzki. A pesquisa de campo foi realizada por meio de formulário on-line e contou com entrevistas semiestruturadas para consolidar e obter mais detalhes sobre as práticas e tecnologias de gestão de educação para a sustentabilidade identificadas no formulário e, ainda, foi possível realizar algumas visitas de observação para corroborar os dados. Os resultados obtidos possibilitaram a elaboração do mapeamento das práticas, bem como a descrição detalhada de quinze práticas sustentáveis identificadas. Com essa riqueza de informações, foi possível a elaboração de um manual com práticas de sustentabilidade que será socializado para as demais escolas integrais da rede estadual de educação. Conclui-se que, como contribuições teóricas, este estudo possibilitou o levantamento de ações e práticas de sustentabilidade dentro das escolas integrais do Estado do Paraná, criou um formulário próprio para pesquisas em educação e sustentabilidade e registrou parte da história da educação integral paranaense. Como contribuições práticas, o trabalho possibilitou a presença da Universidade dentro dos espaços das escolas estaduais da rede coletando dados e disseminando informações sobre as práticas e tecnologias de educação para a sustentabilidade, gerou a confecção de um manual sobre essas práticas que será socializado as demais escolas da rede e possibilitou, por meio das discussões, a implantação de um novo componente curricular na matriz de disciplinas do Ensino Médio Integral, que é o componente de Corresponsabilidade e Sustentabilidade. |
Abstract: | This qualitative study aims to map the educational management practices and technologies that embrace Education for Sustainability and are being applied in the full-time public schools in the State of Paraná. The theoretical framework includes concepts of education for sustainability and environmental knowledge as theorized by Enrique Leff, a brief history of full-time schools in Brazil and the Escola da Escolha model, a synthesis of education for sustainability in Brazil and worldwide, and an ontology of Schatzki’s Theory of Practice. The field research was conducted through an online survey and included semi-structured interviews to consolidate and gather more details about the education for sustainability management practices and technologies identified in the survey. Additionally, some observation visits were conducted to corroborate the data. The results led to the creation of a mapping of practices, along with a detailed description of fifteen identified sustainable practices. With this wealth of information, a manual with sustainability practices was developed, which will be shared with other full-time schools in the state network. It is concluded that, as theoretical contributions, this study enabled the identification of sustainability actions and practices within full-time schools in the State of Paraná, created a specific survey form for research in education and sustainability, and recorded part of the history of full-time education in Paraná. As practical contributions, the work enabled the presence of the University within state school spaces, collecting data and disseminating information about education for sustainability practices and technologies, led to the development of a manual on these practices that will be shared with other schools in the network, and facilitated, through discussions, the implementation of a new curricular component in the High School Integral curriculum, the component of Co-responsibility and Sustainability. |
Keywords: | Educação Sustentabilidade Escolas Integrais Práticas Tecnologias de Gestão Education Sustainability Full-Time Schools Practices Management Technologies |
CNPq areas: | COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais Aplicadas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Scheffer, Anna Cecilia Amaral Branco da Silva. Mapeamento das tecnologias de gestão da educação para a sustentabilidade aplicadas nas escolas públicas de ensino em tempo integral no Estado do Paraná. 2025. 144 f. Dissertação( Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7952 |
Issue Date: | 4-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Administração (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Anna Cecilia Amaral Branco da Silva - Português.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Anna Cecilia Amaral Branco da Silva - Inglês.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.