Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7934
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEspindola, Luciana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562191658474576por
dc.contributor.advisor1Corbari, Clarice Cristina-
dc.contributor.advisor-co1Martins, Tania Aparecida-
dc.contributor.referee1França, Juliana de Sá-
dc.contributor.referee2Martiny, Franciele Maria-
dc.date.accessioned2025-06-30T19:30:08Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.citationEspindola, Luciana. Variação linguística na EJA: uma proposta de trabalho com formulários em uma turma sociolinguisticamente heterogênea. 2025. 121 f . Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7934-
dc.description.resumoEste estudo é resultante de pesquisa-ação desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) com o objetivo geral de desenvolver uma proposta didática para o trabalho com documentos pessoais e profissionais e diversos tipos de formulários em situações concretas de uso da língua, considerando uma turma multisseriada, sociolinguisticamente heterogênea, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Fase I (Ensino Fundamental I), em uma perspectiva sociolinguisticamente sensível. A pesquisa emergiu da realidade vivenciada pela professora-pesquisadora, que atua em uma instituição de ensino de EJA – Fase I da rede municipal de ensino de Cascavel (Paraná, Brasil), cujo público-alvo é cultural e sociolinguisticamente heterogêneo, incluindo sujeitos de diversas idades e origens geográficas, falantes de variedades do português brasileiro e do espanhol (espanhol paraguaio e argentino ou o espanhol falado por imigrantes venezuelanos), além de usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O quadro teórico da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2005; 2008; Mollica, 2007; Faraco, 2011, entre outros) possibilitou refletir sobre os desafios do ensino de Língua Portuguesa num contexto sociolinguisticamente complexo, que reflete a heterogeneidade linguística cada vez mais presente não apenas no município de Cascavel (PR), locus da pesquisa, mas em toda a região Oeste do Paraná, em virtude dos movimentos migratórios cada vez mais intensos. A modalidade EJA concentra ainda mais essas diferenças, já que atende a alunos que não apenas são falantes de línguas/variedades linguísticas diversas, mas pertencem a faixas etárias diferentes e apresentam níveis de conhecimento e aprendizagem diferentes, além de outras peculiaridades, como a presença, na sala de aula, de pessoas com algum tipo de deficiência. Pelo fato de a maioria já estar inserida no mercado de trabalho e aspirar a empregos mais bem remunerados em função do aumento da escolaridade, o foco da intervenção teve um caráter pragmático, voltando-se à habilidade de interpretar documentos pessoais e profissionais e preencher formulários de cadastro para diversos fins (sistema de saúde, inserção no mercado de trabalho etc.), e também resultou na confecção, pela professora-pesquisadora, de um formulário bilíngue português/Libras. A pesquisa traz elementos para refletir sobre a necessidade de políticas linguísticas educacionais, incluindo a formação de professores, para lidar com uma realidade cada vez mais presente nas escolas da região.por
dc.description.abstractThis study is the result of action research carried out in the Professional Master’s in Letters (ProfLetras) with the general objective of developing a didactic proposal for addressing personal and professional documents and several types of forms in concrete situations of language use, considering a multi-grade, sociolinguistically heterogeneous class in the modality of Youth and Adult Education (YAE) – Elementary I level, under a sociolinguistically sensitive perspective. This research emerged from the reality experienced by the teacher-researcher, who works in an educational institution of YAE – Elementary I in the municipal education system of Cascavel (Paraná, Brazil), which has as its target audience sociolinguistically heterogeneous classes, including students of different ages and geographical origins, speakers of varieties of Brazilian Portuguese and Spanish (Paraguayan and Argentine Spanish or the Spanish spoken by Venezuelan immigrants), in addition to users of Brazilian Sign Language (Libras). With the theoretical framework of Educational Sociolinguistics (Bortoni-Ricardo, 2005; 2008; Mollica, 2007; Faraco, 2011, among others), it was possible to reflect on the challenges of teaching Portuguese in a sociolinguistically complex context, which reflects the linguistic heterogeneity increasingly present not only in the municipality of Cascavel (PR), the locus of this research, but throughout the western region of Paraná, due to increasingly intense migratory movements. The YAE modality concentrates these differences, since it serves students who not only speak different languages and language varieties, but also belong to different age groups and have different levels of knowledge and learning, in addition to other peculiarities, such as the presence, in the classroom, of people with some type of disability. Since most of them are already in the job market and aspire to better-paid jobs with an increased education, the focus of the intervention was of a practical nature, focusing on the ability to interpret personal and professional documents and fill out registration forms for various purposes (health system, insertion in the job market, etc.), and also resulted in the creation, by the teacher-researcher, of a bilingual Portuguese/Libras form. The research provides elements to reflect on the need for educational language policies, including teacher’s education, to deal with a reality that is increasingly present in schools in the region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-06-30T19:30:08Z No. of bitstreams: 1 Luciana Espindola.pdf: 2449194 bytes, checksum: 0a053f9a96b6bc0f2e29cc11407dddf8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-30T19:30:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Espindola.pdf: 2449194 bytes, checksum: 0a053f9a96b6bc0f2e29cc11407dddf8 (MD5) Previous issue date: 2025-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectAbordagem sociolinguisticamente sensívelpor
dc.subjectFormuláriospor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectSociolinguistically sensitive approacheng
dc.subjectFormseng
dc.subject.cnpqLINGUAGENS E LETRAMENTOSpor
dc.titleVariação linguística na EJA: uma proposta de trabalho com formulários em uma turma sociolinguisticamente heterogêneapor
dc.title.alternativeESPINDOLA, Luciana. Language variation at YAE (EJA): a proposal for addressing forms completion in a sociolinguistically heterogeneous classeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana Espindola.pdfARQUIVO COMPLETO2.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.