Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7930
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Flores, Isadora Luiza Francisca Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6853840335708600 | por |
dc.contributor.advisor1 | Wadi, Yonissa Marmitt | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8470729900371454 | por |
dc.contributor.referee1 | Schneider, Claércio Ivan | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6497095485674185 | por |
dc.contributor.referee2 | Conradi, Carla Cristina Nacke | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6618784394051507 | por |
dc.contributor.referee3 | Silva, Rosangela de Jesus | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7168736233931232 | por |
dc.contributor.referee4 | Maya González, José Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T22:11:46Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.citation | FLORESs, Isadora Luiza Francisca Alves. Desnudando as carnes: representações dos corpos e das masculinidades nas páginas d’ O Rio Nu (1898-1916). 2025. 462f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7930 | - |
dc.description.resumo | A presente tese problematiza representações veiculadas pelo periódico humorístico ilustrado carioca O Rio Nu. Diante desse artefato tão obsceno quanto moderno, o principal objetivo desta tese é compreender as formas pelas quais diferentes masculinidades foram qualificadas nas páginas de O Rio Nu, bem como as articulações dessas representações com a complexa realidade social do Rio de Janeiro no início do século XX. Circulando por quase duas décadas, de 1898 a 1916, esse humorístico — que, na maior parte de sua trajetória, foi bissemanário — consagrou-se como o mais longevo e bem-sucedido expoente da chamada “Imprensa de Gênero Alegre ou Livre” no Rio de Janeiro. Tratava-se de um nicho editorial caracterizado pela centralidade da temática sexual e pela cobertura das então chamadas “diversões alegres” (determinadas peças teatrais, livros proibidos, prostíbulos, cabarés etc.). Embora não recorresse a descrições explícitas de órgãos genitais, por meio de um humor sexual e de uma linguagem repleta de duplos sentidos, o periódico tratava dos corpos cariocas, suas sensações e prazeres, ambicionando não apenas divertir e entreter, mas também provocar apelo sexual nos corpos de seus leitores. Entre os historiadores culturais que incorporaram o conceito de representação, tomamos como referencial basilar a produção do pesquisador dos impressos Roger Chartier. Entende-se, portanto, a representação como um gesto criador que opera classificações, divisões e delimitações que organizam a apreensão do mundo social, ao mesmo tempo em que o constitui e o molda (Chartier, 1990). No que diz respeito às masculinidades, recorre-se à produção da cientista social Raewyn Connell. Em seus trabalhos, Connell (1995; 2009; 2013; 2016) conceitua as masculinidades como configurações de práticas realizadas na ação social. Portanto, não se pode falar em masculinidade de forma singular — como uma entidade fixa encarnada nos corpos ou nas personalidades de indivíduos nascidos com falo. Em suma, este trabalho propõe um estudo historiográfico de gênero, evidenciando a concorrência de diferentes padrões de masculinidade na Capital Federal no alvorecer da modernidade — período permeado por transformações na experiência urbana carioca e pelo acirramento, nas esferas oficiais de poder, de debates sobre o futuro nacional. | por |
dc.description.abstract | The present thesis examines representations conveyed by the illustrated humoristic periodical O Rio Nu. In light of this artifact—both mischievous and modern— the main objective of this thesis is to understand the ways in which different masculinities were constructed in the pages of O Rio Nu, as well as how these representations were articulated with the complex social reality of early 20th-century Rio de Janeiro. Circulating for nearly two decades, from 1898 to 1916, this humor magazine— which, for most of its trajectory, was a biweekly publication— established itself as the longest-running and most successful exponent of the so-called "Cheerful or Free Press" in Rio de Janeiro. This periodical niche was characterized by a central focus on sexual themes and coverage of the so-called "cheerful amusements" (certain theater plays, banned books, brothels, cabarets, etc.). Although it did not resort to explicit descriptions of genitalia, through its sexual humor and language filled with double meanings, the periodical depicted the bodies of Rio’s inhabitants, their sensations, and pleasures, aiming not only to entertain and amuse but also to provoke sexual appeal in the "flesh" of its readers. Among the cultural historians who have incorporated the concept of representation, we take the work of Roger Chartier as a foundational reference. Representation is understood here as a creative act that establishes classifications, divisions, and boundaries through which the social world is apprehended—while also shaping and constituting that very world (Chartier, 1990). In relation to masculinities, this study draws on the scholarship of sociologist Raewyn Connell. Across her works (1995; 2009; 2013; 2016), Connell conceptualizes masculinities as configurations of practice embedded in social action. As such, masculinity cannot be regarded as a singular, fixed entity embodied in the bodies or personalities of individuals assigned male at birth. In sum, this work undertakes a historiographical gender study, highlighting the competition between different models of masculinity in the Federal Capital at the dawn of modernity— a period marked by transformations in Rio's urban experience and by the intensification, in spheres of power, of debates about the nation's future. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2025-06-27T22:11:46Z No. of bitstreams: 1 Isadora_Flores_2025_compressed.pdf: 8166223 bytes, checksum: 7bf6af99db6ac1fdbae1e88f319e4c9c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-27T22:11:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isadora_Flores_2025_compressed.pdf: 8166223 bytes, checksum: 7bf6af99db6ac1fdbae1e88f319e4c9c (MD5) Previous issue date: 2025-03-28 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Representação | por |
dc.subject | Masculinidades | por |
dc.subject | Pornografia | por |
dc.subject | Primeira República Brasileira | por |
dc.subject | O Rio Nu | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA | por |
dc.title | Desnudando as carnes: representações dos corpos e das masculinidades nas páginas d’ O Rio Nu (1898-1916) | por |
dc.type | Tese | por |
dc.publisher.campus | Marechal Cândido Rondon | por |
Appears in Collections: | Doutorado em História (MCR) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Isadora_Flores_2025pdf. | 7.97 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.