Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7923
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Jeciely Ildefonso de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5569707119282664 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Antonio Donizeti da | - |
dc.contributor.referee1 | Contreras, Lilibeth Janneth Zambrano | - |
dc.contributor.referee2 | Fiuza, Adriana Aparecida de Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T13:17:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Jeciely Ildefonso de. O Olhar de Medusa: A poesia de autoria feminina em redes sociais como (re)significadora da imagem da mulher violentada. 2025. 106 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7923 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação investiga a recorrência e a ressignificação do mito de Medusa como representação da violência sexual em poemas contemporâneos, com foco nas obras bone, de Yrsa Daley-Ward, e na produção literária de Rupi Kaur. A partir de referenciais feministas e de mitocrítica, o estudo discute como a figura de Medusa, tradicionalmente retratada como um monstro castigado, é transfigurada nessas poéticas para expor e denunciar as estruturas patriarcais que silenciam ou culpam vítimas de estupro. Ao emergir como símbolo de resistência, a personagem mítica não apenas amplia as possibilidades de diálogo sobre a violência sexual, mas também desafia o apagamento histórico que recai sobre as vozes femininas. Para embasar a análise, a pesquisa dialoga com estudos de mitocrítica, psicologia, feminismo e decolonialidade, trazendo reflexões profundas sobre gênero, subjetividade e escrita. Esse referencial teórico sustenta a aplicação de uma metodologia mitocrítica voltada para a literatura, que envolve leituras comparativas das obras de Daley-Ward e Kaur. Ao longo do estudo, observa-se como a releitura contemporânea de Medusa rompe estigmas históricos, centralizando o corpo feminino como local de fala e denúncia da opressão. Em vez de uma criatura monstruosa, a personagem emerge como uma voz potente de empoderamento, reivindicando a autonomia do sujeito poético e construindo novos horizontes de resistência. Conclui-se que, ao reposicionar Medusa, essas produções poéticas impulsionam discussões cruciais sobre trauma e cura, revelando a força da poesia como instrumento de transformação social e de reinvenção de mitos | por |
dc.description.abstract | This dissertation investigates the recurrent motif and re-signification of the Medusa myth as a representation of sexual violence in contemporary poems, focusing on Yrsa Daley-Ward's bone and Rupi Kaur's literary works. Drawing upon feminist and mythocritical frameworks, this study discusses how the figure of Medusa, traditionally depicted as a punished monster, is transfigured in these poetic expressions to expose and denounce patriarchal structures that silence or blame rape survivors. By emerging as a symbol of resistance, the mythical character not only expands the possibilities for dialogue about sexual violence but also challenges the historical erasure of female voices. To substantiate this analysis, the research engages with studies in mythocriticism, psychology, feminism, and decoloniality, offering profound reflections on gender, subjectivity, and writing. This theoretical framework underpins the application of a mythocritical methodology tailored to literary analysis, involving comparative readings of Daley-Ward’s and Kaur’s works. Throughout the study, it is observed how the contemporary reinterpretation of Medusa breaks historical stigmas, centering the female body as a site of voice and denunciation of oppression. Instead of a monstrous creature, the character emerges as a powerful voice of empowerment, asserting the poetic subject's autonomy and constructing new horizons of resistance. It is concluded that, by repositioning Medusa, these poetic productions drive crucial discussions on trauma and healing, revealing the power of poetry as an instrument of social transformation and the reinvention of myths. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-06-26T13:17:28Z No. of bitstreams: 1 Jeciely Ildefonso.pdf: 2417785 bytes, checksum: 95e27dcf67cecf9b089c550e0b0f7f8d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-26T13:17:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jeciely Ildefonso.pdf: 2417785 bytes, checksum: 95e27dcf67cecf9b089c550e0b0f7f8d (MD5) Previous issue date: 2025-06-18 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Violência sexual | por |
dc.subject | Medusa | por |
dc.subject | Instapoets | por |
dc.subject | Mitocritíca | por |
dc.subject | Feminismo | por |
dc.subject | Sexual violence | por |
dc.subject | Medusa | eng |
dc.subject | Instapoets | eng |
dc.subject | Mythocriticism | eng |
dc.subject | Feminism | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUAGEM E SOCIEDADE | por |
dc.title | O Olhar de Medusa: A poesia de autoria feminina em redes sociais como (re)significadora da imagem da mulher violentada | por |
dc.title.alternative | The gaze of Medusa: Female-authored poetry on social networks as a (re)signifier of the image of the violated woman | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jeciely Ildefonso.pdf | Arquivo completo | 2.36 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.