Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7904
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFacchinello, Douglas Rafael-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4066431193888115por
dc.contributor.advisor1Fleck, Gilmei Francisco-
dc.contributor.advisor-co1Cerdeira, Phelipe de Lima-
dc.contributor.referee1Corbari, Clarice Cristina-
dc.contributor.referee2Santos, Vilson Pruzak dos-
dc.contributor.referee3Barreiros, Patricio Nunes-
dc.contributor.referee4Lopez, Cristian Javier-
dc.date.accessioned2025-06-12T19:07:05Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationFacchinello, Douglas Rafael. Ressignificação do Brasil Império pela ficção infantil e juvenil brasileira: as imagens de Dom Pedro I – entre a tradição e a criticidade, a desconstrução. 2025.441 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel .por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7904-
dc.description.resumoEste estudo de Literatura Comparada, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de História e ficção – vias para a descolonização”, comprova que há, como no novo romance histórico latino-americano, também na Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, uma tendência a ressignificar o estatuto heroico de personagens exaltadas na escrita historiográfica tradicional – como é o caso do imperador Dom Pedro I. A partir da relação teórica entre o discurso histórico e o ficcional, evidenciamos como a figura de Dom Pedro I é representada na Literatura Infantil e Juvenil híbrida brasileira em confronto com as imagens sobre ele postas nos livros didáticos da coleção História, sociedade & cidadania: ensino fundamental – Anos Finais (2022), de Boulos Júnior, adotados na rede paranaense de educação para, e pautados em Fleck (2023), a partir dessas representações, estruturar práticas de leitura que, além de subsidiar a formação continuada dos docentes, contribuam para a formação de um leitor literário decolonial. Assim, apontamos as aproximações e os distanciamentos entre as construções narrativas e ideológicas que pautam a caracterização e as discursividades dessa personagem histórica, em um diálogo entre a Literatura híbrida Infantil e Juvenil e o ensino de História nas escolas públicas do estado do Paraná. Mapeamos e listamos as obras infantis e juvenis da Literatura Brasileira que recriam a personagem Dom Pedro I. Como corpus de análise literária, selecionamos as obras: Dom Pedro I Vampiro (2015), de Nazarethe Fonseca; As cartas de Antônio: uma fantasiosa História do primeiro reinado (2019), de Luiz Eduardo de Castro Neves; e Leopoldina e Pedro I: a vida privada na corte (2004), de Sonia Sant’Anna. Realizamos esta tese com o apoio dos estudos de Santos (2023), sobre as narrativas híbridas brasileiras infantis e juvenis; os pressupostos de Caimi (2009), de Pedro (2024) e Souza (2024) sobre os livros didáticos de História – com ênfase nas imagens de Dom Pedro I; os estudos de Fleck (2017) com relação às aproximações dessa produção literária para jovens leitores, com a modalidade do romance histórico contemporâneo de mediação; os pressupostos de Le Goff (1978), Burke (1992), Sharpe (1992), White (1995), entre outros, sobre as vertentes da Nova História; e os estudos de Zucki (2015) sobre as Oficinas Literárias Temáticas. Esta constitui-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Assumimos a premissa de que as obras híbridas infantis e juvenis que tratam da personagem Dom Pedro tendem à criticidade (Santos, 2023), diferentemente do que ocorre com o discurso dos livros didáticos de ensino de História adotados no estado do Paraná. A pesquisa revela imagens diferenciadas do imperador do Brasil nos dois campos de representação – histórico e literário – e a Literatura Infantil/Juvenil híbrida mostra-se um campo profícuo à formação do leitor literário decolonial, com imagens potenciais que ressignificam o passado histórico do Brasil e seus agentes heroificados.por
dc.description.abstractThis study in Comparative Literature, developed within the Research Group “Remeanings of the Past in Latin America: The processes of Reading, Writing, and Translating Hybrid Genres of History and Fiction – Pathways to Decolonization”, explores how Brazilian children’s and young adult’s Literature has engaged in reframing historical figures traditionally celebrated by official historiography – such as Emperor Dom Pedro I. Drawing a parallel with the Latin American new historical novel, the research identifies a similar trend in Brazilian Literature for young readers: the questioning and reimagining of heroic narratives. Grounded in theories that examine the intersection of historical and fictional discourse, this work investigates representations of Dom Pedro I in hybrid literary texts for children and adolescents. It contrasts these portrayals with those found in the history textbook História, sociedade & cidadania: ensino fundamental – anos finais (2022), by Boulos Júnior, which is currently adopted in public schools across Paraná. Using Fleck’s presumptions (2023) as a foundation, the study proposes reading strategies that contribute not only to teacher development but also to cultivating a critical, decolonial literary reader. The research analyzes narrative and ideological convergences and divergences in the construction of Dom Pedro I across literary and educational texts. A selection of works that fictionalize the emperor’s figure was identified and examined, including: Dom Pedro I Vampiro (2015) by Nazarethe Fonseca; As cartas de Antônio: uma fantasiosa história do primeiro reinado (2019) by Luiz Eduardo de Castro Neves; and Leopoldina e Pedro I: a vida privada na corte (2004) by Sonia Sant’Anna. The study is informed by the contributions of Santos (2023) on hybrid narratives in Brazilian Literature for young readers; by Caimi (2009), Pedro (2024), and Souza (2024) on textbook representations and visual depictions of Dom Pedro I; Fleck (2017) on the relationship between children’s and young adult Literature and contemporary historical fiction; as well as foundational thinkers such as Le Goff (1978) Burke (1992), Sharp (1992), and White (1995) in the field of New History. Using bibliographic and documentary methodology, the research argues that hybrid literary works aimed at younger audiences tend to present critical perspectives on figures like Dom Pedro I, diverging from the conventional and often celebratory portrayals found in official school textbooks. Ultimately, the study highlights children’s and young adult Literature as a vital space for reimagining Brazil’s historical past, fostering the development of decolonial readers, and challenging dominant narratives around national heroes.eng
dc.description.abstractEste estudio de Literatura Comparada, desarrollado en el ámbito del Grupo de Investigación “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, comproba que, al igual que en la nueva novela latinoamericana, también en la Literatura Infantil y Juvenil Brasileña existe una tendencia a resignificar el estatus heroico de personajes enaltecidos en la historiografía tradicional escrita – como es el caso del emperador Don Pedro I. A partir del análisis teórico entre los discursos heroico y ficcional, demostramos cómo la figura de Don Pedro I es representada en la Literatura Infantil y Juvenil híbrida brasileña en contraste con su imagen en los libros de texto de la colección História, sociedade & cidadania: ensino fundamental – anos finais (2022), de Boulos Júnior, utilizados en la red educativa de Paraná. Estos libros, que ya fueron analizados por Fleck (2023), sirven como punto de partida para estructurar prácticas de lectura que, además de contribuir a la formación continua de docentes, fomenten la formación de un lector literario decolonial. De este modo, mostramos convergencias y divergencias entre las construcciones narrativas e ideológicas que modelan la caracterización y las discursividades de ese personaje histórico, estableciendo un diálogo entre la Literatura Infantil y Juvenil híbrida y la enseñanza de Historia en las escuelas públicas del estado de Paraná. Para esto, identificamos y catalogamos obras infantiles y juveniles de la Literatura Brasileña que recrean la figura del personaje Don Pedro I. Como corpus de análisis literario, seleccionamos: Dom Pedro I Vampiro (2015), de Nazarethe Fonseca; As cartas de Antônio: uma fantasiosa História do primeiro reinado (2019), de Luiz Eduardo de Castro Neves y Leopoldina e Pedro I: a vida privada na corte (2004), de Sonia Sant’Anna. Esta tesis, de cuño bibliográfico y documental, se apoya en los estudios de Santos (2023), sobre las narrativas híbridas brasileñas infantiles y juveniles; los planteamientos de Le Goff (1978), Burke (1992), Sharp (1992), White (1995), entre otros sobre las vertientes de la Nueva Historia; y en los estudios de Zucki (2015) sobre las Oficinas Literarias Temáticas. Partimos de la premisa de que las obras híbridas infantiles y juveniles que abordan el personaje Don Pedro I tienden a una perspectiva crítica (Santos, 2023), a diferencia del discurso de los libros de texto de Historia utilizados en el estado de Paraná. Los hallazgos de la investigación revelan imágenes contrastantes del Emperador de Brasil en dos ámbitos de representación – histórico y literario – y destacan a la Literatura Infantil/Juvenil híbrida como campo proficuo para la formación del lector literario decolonial. En ese contexto, emergen representaciones que resignifican el pasado histórico de Brasil y sus figuras heroificadas.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-06-12T19:07:04Z No. of bitstreams: 1 Douglas Rafael Facchinello 21 05 2025.pdf: 5917616 bytes, checksum: e1a3f35a493e3b47d6163e0a38d652d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-12T19:07:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Douglas Rafael Facchinello 21 05 2025.pdf: 5917616 bytes, checksum: e1a3f35a493e3b47d6163e0a38d652d9 (MD5) Previous issue date: 2025-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLiteratura Comparadapor
dc.subjectNarrativas híbridas de História e ficção infantis e juvenispor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectDom Pedro Ipor
dc.subjectLeitor literário decolonialpor
dc.subjectEstudos decoloniaispor
dc.subjectComparative Literatureeng
dc.subjectHybrid narratives of History and Fiction for Children and Young Adultseng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectDom Pedro Ieng
dc.subjectDecolonial Literary Readereng
dc.subjectDecolonial Studieseng
dc.subjectLiteratura Comparadaspa
dc.subjectNarrativas híbridas de Historia y ficción infantil y juvenil.spa
dc.subjectLibro de textospa
dc.subjectDon Pedro I. Lector literario decolonialspa
dc.subjectEstudios decolonialesspa
dc.subject.cnpqLINGUAGEM E SOCIEADEpor
dc.titleRessignificação do Brasil Império pela ficção infantil e juvenil brasileira: as imagens de Dom Pedro I – entre a tradição e a criticidade, a desconstruçãopor
dc.title.alternativeRe-signification of the Brazilian Empire through Brazilian children's and young adult fiction: the images of Dom Pedro I – between tradition and criticality, the deconstructioneng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Douglas Rafael Facchinello 21 05 2025.pdfARQUIVO COMPLETO5.78 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.