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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7852
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Peinhopf, Anna Deyse Rafaela | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2810673959911951 | por |
dc.contributor.advisor1 | Garcia, Dantielli Assumpção | - |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Lucília Maria Abrahão e | - |
dc.contributor.referee2 | Schröder, Luciane Thomé | - |
dc.contributor.referee3 | Venturin, Maria Cleci | - |
dc.contributor.referee4 | Costa, Norma Cristina Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-22T12:42:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.identifier.citation | Peinhopf, Anna Deyse Rafaela. DIZER, IMAGINAR, OUSAR PENSAR POR SI MESMA: FILOSÓFAS E SEU DISCURSO SOBRE MULHERES. 2025. 257 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7852 | - |
dc.description.resumo | Para explicar a escolha da temática e identificar a tese que entrelaça nossa pesquisa, a saber, como as filósofas falam sobre as mulheres e sobre si, elaboramos o panorama geral de dizeres sobre estas a partir da noção de presença- ausência delas na História da Filosofia, de modo que vejamos a idealização destas enquanto objeto conforme foram discursivizadas. Na História que nos foi contada hegemonicamente, há uma ausência das posições outras que as mulheres poderiam ocupar que não a de mãe, esposa, filha, irmã, por exemplo, atrelada a presença do que se acreditava, e se discursivizava, ser a “mulher”. Em outras palavras, representou-se discursivamente na História as mulheres, para tentar controlar o sentido de existência que estas teriam, delimitando o lugar e as posições que poderiam e deveriam ocupar, pressentindo no duplo batimento de ausente-presente o efeito de sentido do que é ser mulher. Descrevendo nosso percurso analítico, nossa problematização é voltada para uma formação imaginária, discursiva e ideológica de mulheres a partir da escrita de filósofas sobre si e sobre outras, isto é, para o discurso de filósofas que ao escreverem sobre mulheres também falam de si, tomando-as como sujeitos. Como objetivo geral, analisamos o objeto discursivo que expõe dizeres sobre mulheres na escrita de filósofas, considerando determinados efeitos de sentidos produzidos. Para isso, propomos, como objetivos específicos, recobrar os efeitos da institucionalização do silenciamento das filósofas na história da Filosofia e retomar, revisitar, uma formação imaginária, discursiva e ideológica de mulheres materializada nos dizeres de filósofos idealistas; analisar a formação imaginária, discursiva e ideológica a respeito de mulheres a partir do objeto discursivo advindo de recortes de textos de filósofas e seus possíveis efeitos de sentidos; e contemplar o contexto de produção histórico-filosófico de tais materialidades discursivas. Assim, no decurso deste trabalho, inicialmente tateamos pelas definições de conceitos da Análise de Discurso pecheuxtiana fundamentais para nossa análise. Depois, recobramos a posição discursiva de filósofos, retomando a discussão sobre uma formação imaginária, discursiva e ideológica de mulheres materializada nos dizeres de pensadores ao longo do desenvolvimento da Filosofia Idealista, que compõe uma memória, dizeres sobre o que seria a mulher. Nesse ponto, consideramos uma formação discursiva hegemônica da filosofia, isto é, os já-ditos dominantes institucionalizados na História da Filosofia, memórias que já-contam sobre as mulheres, por meio de materialidades discursivas que constituem um imaginário sobre estas, em textos via de regra produzidos por homens. Na sequência, analisamos, observamos e investigamos possíveis efeitos de sentido de uma formação imaginária, discursiva e ideológica de mulheres discursivizadas a partir dos textos das filósofas que compõem nosso corpus, a saber recortes do texto de três filósofas, sendo elas Hildegard de Bingen ([1151] 2015), com Scivias, Olympe de Gouges ([1791] 2021), com Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, e Lou Andreas-Salomé ([1889] 1991; [1910] 2022b), com A humanidade da mulher, esboço de um problema e O erotismo. Como nos filiamos a uma postura epistemológica que prioriza os saberes produzidos por mulheres, outras obras de pensadoras também serão usadas na teorização e nas análises. Se considerarmos que as palavras mudam de sentido conforme as posições ocupadas por aqueles que dizem então temos que as palavras “mudam de sentido” ao passar de uma formação discursiva a outra. Vejamos, assim, como e se, quando filósofas escrevem sobre mulheres e falam de si, o significante mulher(es) muda de sentido, isto é, se quando esta(s) é(são) falada(s) por filósofas, em detrimento de quando é(são) falada(s) por filósofos, há circulação de novas formações imaginárias, discursivas e ideológicas e de efeitos de sentidos outros. | por |
dc.description.abstract | This text is an excerpt from the work developed in the doctorate. To explain the choice of theme and identify the thesis that intertwines our research, that is, how philosophers talk about women and themselves, we elaborate the general panorama of sayings about them based on the notion of their presence-absence in the History of Philosophy, so that we see the idealization of these as objects as they were discursivized. In the History that was told to us hegemonically, there is an absence of other positions that women could occupy than that of mother, wife, daughter, sister, for example, linked to the presence of what was believed, and was discursivized, to be the “woman”. In other words, women were discursively represented in History, to try to control the meaning of existence they would have, delimiting the place and positions they could and should occupy, sensing in the double beat of absent-present the effect of meaning that is be a woman. Describing our analytical path, our problematization is focused on an imaginary formation of women based on the writing of philosophers about themselves and others, that is, to the discourse of philosophers who, when writing about women, also talk about themselves. As a general objective, we want to analyze the discursive object that exposes sayings about women in the writing of philosophers, considering certain effects of meanings produced. To this end, we propose, as specific objectives, to recover the effects of the institutionalization of the silencing of female philosophers in the history of Philosophy and to resume, revisit, an imaginary formation of women materialized in the words of idealist philosophers; analyze the imaginary formation regarding women based on the discursive object arising from excerpts from texts by philosophers and their possible effects of meaning; and contemplate the historical-philosophical production context of such discursive materialities. Thus, in the course of this work, we initially fumbled for the definitions of concepts from Pecheuxtian Discourse Analysis that are fundamental to our analysis. Afterwards, we recover the discursive position of philosophers, resuming the discussion about an imaginary formation of women materialized in the words of thinkers throughout the development of Idealist Philosophy, which makes up a memory, sayings about what a woman would be. At this point, we consider a hegemonic discursive formation of philosophy, that is, the dominant already-said institutionalized in the History of Philosophy, memories that already-tell about women, through discursive materialities that constitute an imaginary about them, in texts via rule produced by men. Next, we analyze, observe and investigate possible effects of meaning of an imaginary formation of women discursivized based on the texts of the philosophers that make up our corpus. If we consider that words change meaning according to the positions occupied by those who say them, then we have those words “change meaning” when passing from one discursive formation to another. Let us see, therefore, how or if, when philosophers write about women and talk about themselves, the signifier woman (women) changes its meaning, that is, if when they are spoken about by philosophers, to the detriment of when is(are) spoken by philosophers, there is a circulation of new imaginary formations and effects of other meanings. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-05-22T12:42:45Z No. of bitstreams: 1 Anna Deyse Rafaela.pdf: 2163604 bytes, checksum: 2b059e7b9c9ea3827895089b30357c21 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-22T12:42:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Anna Deyse Rafaela.pdf: 2163604 bytes, checksum: 2b059e7b9c9ea3827895089b30357c21 (MD5) Previous issue date: 2025-02-25 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Análise de Discurso | por |
dc.subject | Filósofas | por |
dc.subject | Discurso sobre mulheres | por |
dc.subject | Discourse analysis | eng |
dc.subject | Women philosophers | eng |
dc.subject | Discourse about women | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUAGEM E SOCIEDADE | por |
dc.title | DIZER, IMAGINAR, OUSAR PENSAR POR SI MESMA: FILOSÓFAS E SEU DISCURSO SOBRE MULHERES | por |
dc.title.alternative | SPEAKING, IMAGINATING, DARING TO THINK FOR HERSELF: WOMEN PHILOSOPHERS AND THEIR DISCOURSE ABOUT WOMEN | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
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File | Description | Size | Format | |
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Anna Deyse Rafaela.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 2.11 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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