Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7835
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Das situações-limite ao inédito viável: prática interdisciplinar sobre skate |
Autor: | Oliveira, Augusto Diesel de ![]() |
Primeiro orientador: | Mazzardo Junior, Oldemar |
Primeiro membro da banca: | Mazzardo Júnior, Oldemar |
Segundo membro da banca: | Ahlert, Alvori |
Terceiro membro da banca: | Brandão, Leonardo |
Resumo: | O skate possui uma trajetória notável que o consolidou como uma prática esportiva relevante no Brasil. Com a inclusão na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornou-se conteúdo da Educação Física. No entanto, apesar de sua consolidação e contemporaneidade, o skate permanece praticamente inexplorado nas escolas, devido a diversas “situações-limite” que dificultam seu ensino nas aulas de Educação Física e, consequentemente, em práticas interdisciplinares essenciais para a formação integral dos estudantes. Objetivos: Implementar uma atividade interdisciplinar sobre skate envolvendo os componentes curriculares de Educação Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, História, Geografia, Ciências e Matemática, alinhada aos objetos de conhecimento e habilidades propostas pela BNCC para as turmas de 6º e 7º anos. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, fundamentado na pesquisa-ação. O estudo foi conduzido por meio de duas entrevistas semiestruturadas, uma realizada antes da implementação da proposta interdisciplinar e outra após sua execução. Resultados: A partir das análises qualitativas, emergiu o tema do skate e sua relação com abordagens interdisciplinares do conhecimento. Destacam-se os desafios e estratégias para a implementação dessas práticas, tais como a falta de infraestrutura, tempo e experiência para viabilizar e aprofundar tais iniciativas. No entanto, os resultados também indicam que essa abordagem pode estimular o interesse dos estudantes por meio de dinâmicas criativas e reflexivas sobre diferentes componentes pedagógicos. Evidencia-se, assim, que a prática interdisciplinar amplia possibilidades de aprendizagem nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal dos componentes curriculares, transcendendo o ensino tradicional ao enriquecer as experiências educacionais, fortalecer o entusiasmo dos estudantes e, consequentemente, potencializar a aprendizagem. Conclusões: A prática interdisciplinar possibilitou o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes, favorecendo uma compreensão mais profunda dos conteúdos, o engajamento nas atividades e a superação de estereótipos entre docentes e discentes sobre a temática. |
Abstract: | Skateboarding has a spectacular history that has established it as an important sport practice in Brazil. From the BNCC, it has become part of Physical Education content. Despite being a consolidated and contemporary practice, skateboarding is practically unexplored in schools as it presents numerous "limit situations" that hinder its teaching in Physical Education classes and, consequently, in interdisciplinary practices that are so important for the integral education of students. Objectives: to apply an interdisciplinary activity on skateboarding with the curricular components of Physical Education, Portuguese Language, English Language, Art, History, Geography, Science, and Mathematics, through the knowledge objects and skills proposed by the BNCC for 6th and 7th-grade classes. Methods: a qualitative exploratory study based on action research was conducted through two semi-structured interviews, one before the implementation of the interdisciplinary proposal, and another after its execution. Results: from qualitative analyses, a topic emerged regarding skateboarding and its relationship with interdisciplinary approaches to knowledge, highlighting the challenges and strategies for interdisciplinary practices, such as the lack of structure, time, and experience to enable and deepen such initiatives. However, the results also indicate that this approach can stimulate students' interest through creative and critical dynamics about certain pedagogical components. It is evident that interdisciplinary practice expands possibilities for action in the conceptual, procedural, and attitudinal dimensions of curricular components, transcending traditional teaching by enriching educational experiences, enhancing student enthusiasm, and consequently, learning. Conclusions: interdisciplinary practice allowed students to develop concepts, procedures, and attitudes, understand content with greater depth, demonstrate engagement in activities, and overcome stereotypes between teachers and students on the subject. |
Keywords: | Skate Interdisciplinaridade Educação Física |
CNPq areas: | CIÊNCIAS DA SAÚDE:EDUCAÇÃO FÍSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | OLIVEIRA, Augusto Diesel de. Das situações-limite ao inédito viável: prática interdisciplinar sobre skate. 2025. 153f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7835 |
Issue Date: | 6-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física (MCR) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação final - Augusto Diesel de Oliveira.pdf | Documento principal | 7.64 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Produto Educacional - Augusto Diesel de Oliveira-2_compressed.pdf | Produto Técnico | 3.48 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.