Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7833
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorToebe, Giovana Patrícia Speck-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6226776037599500por
dc.contributor.advisor1Mendes, Evandra Hein-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9716570679234268por
dc.contributor.referee1Mendes, Evandra Hein-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9716570679234268por
dc.contributor.referee2Ahlert, Alvori-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070773522751798por
dc.contributor.referee3Fávero, Maria Teresa Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5565412759032046por
dc.date.accessioned2025-05-15T21:49:34Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.identifier.citationTOEBE, Giovana Patrícia Speck. Avaliação em Educação Física na educação infantil. 2025. 50f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7833-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a aplicação e interpretação das fichas avaliativas utilizadas por professores de Educação Física da rede pública de Marechal Cândido Rondon na Educação Infantil, com o intuito de aprimorar os instrumentos avaliativos por meio da incorporação de critérios mais claros e objetivos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, com a aplicação de questionários semiestruturados com professores da rede municipal. Os resultados indicaram que, os professores reconheciam a importância da avaliação na Educação Física Infantil, mas sentiam necessidade de um suporte mais estruturado para a aplicação das fichas avaliativas. Embora a ficha avaliativa fosse amplamente utilizada, muitos docentes enfrentavam dificuldades na interpretação dos itens que a compõem. Constatou-se a necessidade de aprimorar as fichas avaliativas com indicadores mais claros e objetivos para reduzir a subjetividade na análise do desenvolvimento dos alunos em relação aos Movimentos Fundamentais, Coordenação, Posição, Localização e Direção e Postura Corporal / Equilíbrio, Dessa forma, a pesquisa contribui para o aprimoramento das práticas avaliativas na Educação Física Infantil, destacando a importância de instrumentos que possibilitem uma avaliação qualitativa e formativa do desenvolvimento das crianças. Espera-se que este estudo possa subsidiar futuras reflexões e ações voltadas à melhoria das práticas avaliativas na rede municipal de ensino.por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the application and interpretation of assessment sheets used by Physical Education teachers in the public school system of Marechal Cândido Rondon in Early Childhood Education, with the goal of improving assessment instruments by incorporating clearer and more objective criteria. To achieve this, a study with a quantitative approach was conducted, involving the application of semi-structured questionnaires with municipal school teachers. The results indicated that teachers recognized the importance of assessment in Early Childhood Physical Education but felt the need for more structured support in applying the assessment sheets. Although these sheets were widely used, many teachers faced difficulties in interpreting the items they comprised. It was found that there is a need to refine the assessment sheets by incorporating clearer and more objective indicators to reduce subjectivity in analyzing students' development regarding Fundamental Movements, Coordination, Position, Location and Direction, and Body Posture/Balance. Thus, the research contributes to improving assessment practices in Early Childhood Physical Education, emphasizing the importance of instruments that enable a qualitative and formative evaluation of children's development. It is hoped that this study can support future reflections and actions aimed at enhancing assessment practices in the municipal education system.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2025-05-15T21:49:34Z No. of bitstreams: 1 Giovana_Toebe_2025.pdf: 623997 bytes, checksum: e70c7681c2946ec8356117069256a1d3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-15T21:49:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Giovana_Toebe_2025.pdf: 623997 bytes, checksum: e70c7681c2946ec8356117069256a1d3 (MD5) Previous issue date: 2025-03-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE:EDUCACAO FÍSICApor
dc.titleAvaliação em Educação Física na educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovana_Toebe_2025.pdfDocumento principal609.37 kBAdobe PDFView/Open Preview
ProdutoTécnico_Giovana_Toebe_2025.pdf864.18 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.