Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Marcelo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3792819268732333por
dc.contributor.advisor1Diniz, Alai Garcia-
dc.contributor.referee1Pascolati, Sonia Aparecida Vido-
dc.contributor.referee2Lima, Fátima Costa de-
dc.contributor.referee3Leites Junior, Pedro-
dc.contributor.referee4Alves, Lourdes Kaminski-
dc.date.accessioned2025-04-29T13:13:40Z-
dc.date.issued2025-02-10-
dc.identifier.citationRodrigues, Marcelo. ENTRE RUA E COMUNIDADE, A CIDADANIA PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS SUL-AMERICANAS: PERSONATRIMERS A ECOAR NA EMERGÊNCIA DA TEATRALIDADE CONTEMPORÂNEA. 2025. 191 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel .por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7805-
dc.description.resumoEste estudo investiga a potencialidade das artes periféricas, especialmente o teatro desenvolvido nas margens territoriais e fronteiriças, destacando suas dimensões poéticas e estéticas e sua importância para os estudos literários acadêmicos. A pesquisa foca na mediação entre teatralidade e sociedade, sublinhando a importância de um diálogo aberto entre expressões criativas e suas movimentações contemporâneas. Essa perspectiva é essencial para apreciar as inovações do teatro periférico e sua sobrevivência como arte diante dos desafios políticos. Foram selecionados expoentes de uma teatralidade contracultural (Schechner, 1985), identificados como pertencentes ao teatro comunitário argentino (coletivo Catalinas Sur), ao teatro periférico brasileiro (coletivo LibertArte) e ao teatro de rua brasileiro (Coletivo ERRO Grupo), cada um retratado por uma obra de grande representatividade crítica em suas carreiras. A revisão bibliográfica incluiu contribuições de Diniz (1999, 2013, 2016, 2019), que questionam os limites impostos à transculturalidade das oralidades e poéticas latino-americanas; as contribuições de Dubatti (2007, 2013, 2016), que propõem uma filosofia do teatro que destaca o convívio e a territorialidade como elementos intrínsecos a uma teatralidade local e cidadã; e as contribuições de Bidegain (2007, 2011) e Fernández (2013, 2020), que discutem o processo histórico do teatro comunitário argentino. Além disso, Nogueira (2007) apresenta uma forma de interpretar o teatro em comunidade no Brasil. Nesse sentido, contribuem para a perspectiva geral deste estudo os trabalhos de estudiosos dedicados ao tema, como Carreira (2003, 2006, 2008, 2011, 2019) e Mate (2011, 2012, 2023), entre outros que corroboram significativamente a pesquisa. A pesquisa também abrange como as movimentações do teatro periférico contemporâneo foram articuladas para permitir a sobrevivência dos coletivos durante a pandemia de covid- 19, através de uma pesquisa semiestruturada com representantes dos grupos envolvidos. Além disso, é introduzido o conceito inovador de personatrimer, representando a persona multifacetada da periferia, que articula sua atuação a partir de um forte senso de pertencimento. Por fim, como proposta de tese este estudo visa corroborar a teoria de Laddaga (2006) sobre a estética da emergência, em que as artes se transformam ao romper formas artísticas tradicionais e fortalecer uma ecologia cultural que conecta artistas e não artistas em rede. Ainda como parte do trabalho, foi elaborado um Atlas do Teatro Comunitário na América do Sul, destinado a fomentar futuras pesquisas sobre o tema.por
dc.description.abstractEste estudio investiga la potencialidad de las artes periféricas, especialmente el teatro desarrollado en los márgenes territoriales y fronterizos, destacando sus dimensiones poéticas y estéticas y su importancia para los estudios literarios académicos. La investigación se centra en la mediación entre teatralidad y sociedad, subrayando la importancia de un diálogo abierto entre las expresiones creativas y sus movimentaciones contemporáneas. Esta perspectiva es esencial para apreciar las innovaciones del teatro periférico y su supervivencia como arte frente a los desafíos políticos. Se seleccionaron exponentes de una teatralidad contracultural (Schechner, 1985), identificados como pertenecientes al teatro comunitario argentino (colectivo Catalinas Sur), al teatro periférico brasileño (colectivo LibertArte) y al teatro de calle brasileño (Colectivo ERRO Grupo), cada uno retratado por una obra de gran representatividad crítica en sus trayectorias. La revisión bibliográfica incluyó contribuciones de Diniz (1999, 2013, 2016, 2019), que cuestionan los límites impuestos a la transculturalidad de las oralidades y poéticas latinoamericanas; las contribuciones de Dubatti (2007, 2013, 2016), que proponen una filosofía del teatro que destaca la convivencia y la territorialidad como elementos intrínsecos a una teatralidad local y ciudadana; y las contribuciones de Bidegain (2007, 2011) y Fernández (2013, 2020), que discuten el proceso histórico del teatro comunitario argentino. Además, Nogueira (2007) presenta una forma de interpretar el teatro en comunidad en Brasil. En este sentido, contribuyen a la perspectiva general de este estudio los trabajos de estudiosos dedicados al tema, como Carreira (2003, 2006, 2008, 2011, 2019) y Mate (2011, 2012, 2023), entre otros que corroboran significativamente la investigación. La investigación también abarca cómo las movilizaciones del teatro periférico contemporáneo se articularon para permitir la supervivencia de los colectivos durante la pandemia de covid-19, a través de una investigación semiestructurada con representantes de los grupos involucrados. Además, se introduce el concepto innovador de personatrimer, que representa a la persona multifacética de la periferia, que articula su actuación a partir de un fuerte sentido de pertenencia. Finalmente, como propuesta de tesis, este estudio busca corroborar la teoría de Laddaga (2006) sobre la estética de la emergencia, donde las artes se transforman al romper con las formas artísticas tradicionales y fortalecen una ecología cultural que conecta artistas y no artistas en red. Aún como parte del trabajo, se elaboró un Atlas del Teatro Comunitario en América del Sur, destinado a fomentar futuras investigaciones sobre el tema.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-04-29T13:13:40Z No. of bitstreams: 1 Marcelo Rodrigues.pdf: 3821977 bytes, checksum: dbd3a63fca34756e82c62dfaa9f2f3df (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-29T13:13:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Rodrigues.pdf: 3821977 bytes, checksum: dbd3a63fca34756e82c62dfaa9f2f3df (MD5) Previous issue date: 2025-02-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTeatro Comunitáriopor
dc.subjectTeatro em Comunidadepor
dc.subjectTeatro Periféricopor
dc.subjectTeatro de Ruapor
dc.subjectPersonatrimerpor
dc.subjectTeatro Comunitarioeng
dc.subjectTeatro en Comunidadeng
dc.subjectTeatro Periféricoeng
dc.subjectTeatro de Calleeng
dc.subjectPersonatrimereng
dc.subject.cnpqLINGUAGEM E SOCIEDADEpor
dc.titleENTRE RUA E COMUNIDADE, A CIDADANIA PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS SUL-AMERICANAS: PERSONATRIMERS A ECOAR NA EMERGÊNCIA DA TEATRALIDADE CONTEMPORÂNEApor
dc.title.alternativeENTRE CALLE Y COMUNIDAD, CIUDADANÍA MÁS ALLÁ DE LAS FRONTERAS SUDAMERICANAS: PERSONATRIMERS RESONANDO EN LA EMERGENCIA DE LA TEATRALIDAD CONTEMPORÁNEAeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo Rodrigues.pdfARQUIVO COMPLETO3.73 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.